Você está preparado para sua próxima entrevista de emprego? Ou de estágio, trainee? E se ela for online? Muitas atividades têm sido adaptadas para o online por conta da pandemia do covid-19. Se você tem alguma dúvida sobre entrevistas e sobre esse novo formato, fique atento! Pois aqui vão 10 dicas para entrevista de emprego que podem te ajudar!
- Pesquise sobre a empresa. Estude sobre a cultura da empresa, os valores, seus projetos e seu posicionamento no mercado. Desta forma você saberá não só se a empresa se adequa ao seu perfil, como também terá informações pertinentes para acrescentar a sua entrevista.
- Que roupa vestir é um ponto importante, pois a aparência cria impressões. Na pesquisa sobre a cultura da empresa, você consegue ter uma ideia de como as pessoas costumam se vestir por lá. Lembre disso quando estiver se arrumando para a sua entrevista. E atenção: se a entrevista for online, você deve se arrumar também, ok?
- Seja objetivo. Ao ser entrevistado, responda as perguntas que fizeram a você. Não seja redundante, não fuja do ponto e saiba aonde você quer chegar.
- Sempre fale a verdade. Se você não for aceito para aquela empresa por algo que você disse é porque , naquele momento, seu perfil não se encaixava. Então não se esforce para ser algo que você não é.
- Olhe no olho. Por mais que você seja tímido, tente ao máximo olhar nos olhos do seu entrevistador. Passará segurança e credibilidade. Se a entrevista for por vídeo, a dica segue na mesma linha. Não fique olhando para os lados o tempo todo, para cima, para baixo… Olhe para frente, sorria, gesticule. Mostre que você está ali, que está presente e que está interessado.
- Aperto de mão firme. Pode soar improvável, mas um aperto de mão firme passa impressão de segurança, firmeza e bom relacionamento interpessoal. Em uma entrevista online, esse aperto de mãos não tem como acontecer. Neste caso, invista em alternativas que mostram simpatia e interesse. Por exemplo, você pode acenar dando um “tchauzinho”, sorrir, fazer alguns gestos.
- Pergunte como está seu ritmo. Perguntar durante a entrevista de emprego se o seu ritmo e conteúdo estão do jeito que eles gostariam ou se você deve se aprofundar melhor em algum ponto é um truque excelente. Desta forma, você está não só mostrando disponibilidade em se adaptar aquilo que a empresa espera como estará dando informações mais precisas e necessárias àquele momento.
- Pontue seus defeitos e, principalmente, como você lida com eles. Não use aqueles genéricos e evasivos como ansiedade e perfeccionismo. Fale sinceramente sobre seus defeitos e o mais importante: como você faz para superá-los. Por exemplo, se for desorganizado, diga as coisas que o ajudam a se organizar melhor. Ter defeitos é normal. O diferencial é ter consciência deles e saber como trabalhá-los.
- Não fale mal do seu último emprego. E muito menos do seu chefe e colegas de trabalho. Vença a entrevista de emprego pelos seus méritos e não por deméritos dos outros.
- Tenha perguntas. Geralmente, no final da entrevista de emprego, há a abertura para tirar dúvidas sobre o cargo e a empresa. É bom que o faça para mostrar interesse, afinal, sempre há algum aspecto a ser aprofundado.
Dica extra
Se a sua entrevista for online, preste atenção no ambiente escolhido para realizá-la. Fundo branco é sempre uma boa escolha, mas se não tiver, não tem problema. Tome cuidado apenas com as bagunças, a porta do armário aberta ou a cama desarrumada, por exemplo. Não esqueça que o silêncio também é importantíssimo. Evite barulhos externos. Se você morar com mais alguém, peça a pessoa para não te interromper.
Quer saber mais dicas de como se preparar para o mercado de trabalho? Então conheça a Plataforma de Carreira da Cmov! Acesse o site e descubra como a Cmov pode te ajudar.