Dicas Entrevista de Emprego

10 Dicas para mandar bem na próxima entrevista de emprego

Você está preparado para sua próxima entrevista de emprego? Ou de estágio, trainee? E se ela for online? Muitas atividades têm sido adaptadas para o online por conta da pandemia do covid-19. Se você tem alguma dúvida sobre entrevistas e sobre esse novo formato, fique atento! Pois aqui vão 10 dicas para entrevista de emprego que podem te ajudar!

  1. Pesquise sobre a empresa. Estude sobre a cultura da empresa, os valores, seus projetos e seu posicionamento no mercado. Desta forma você saberá não só se a empresa se adequa ao seu perfil, como também terá informações pertinentes para acrescentar a sua entrevista.
  2. Que roupa vestir é um ponto importante, pois a aparência cria impressões. Na pesquisa sobre a cultura da empresa, você consegue ter uma ideia de como as pessoas costumam se vestir por lá. Lembre disso quando estiver se arrumando para a sua entrevista. E atenção: se a entrevista for online, você deve se arrumar também, ok?
  3. Seja objetivo. Ao ser entrevistado, responda as perguntas que fizeram a você. Não seja redundante, não fuja do ponto e saiba aonde você quer chegar.
  4. Sempre fale a verdade. Se você não for aceito para aquela empresa por algo que você disse é porque , naquele momento, seu perfil não se encaixava. Então não se esforce para ser algo que você não é.
  5. Olhe no olho. Por mais que você seja tímido, tente ao máximo olhar nos olhos do seu entrevistador. Passará segurança e credibilidade. Se a entrevista for por vídeo, a dica segue na mesma linha. Não fique olhando para os lados o tempo todo, para cima, para baixo… Olhe para frente, sorria, gesticule. Mostre que você está ali, que está presente e que está interessado.
  6. Aperto de mão firme. Pode soar improvável, mas um aperto de mão firme passa impressão de segurança, firmeza e bom relacionamento interpessoal. Em uma entrevista online, esse aperto de mãos não tem como acontecer. Neste caso, invista em alternativas que mostram simpatia e interesse. Por exemplo, você pode acenar dando um “tchauzinho”, sorrir, fazer alguns gestos.
  7. Pergunte como está seu ritmo. Perguntar durante a entrevista de emprego se o seu ritmo e conteúdo estão do jeito que eles gostariam ou se você deve se aprofundar melhor em algum ponto é um truque excelente. Desta forma, você está não só mostrando disponibilidade em se adaptar aquilo que a empresa espera como estará dando informações mais precisas e necessárias àquele momento.
  8. Pontue seus defeitos e, principalmente, como você lida com eles. Não use aqueles genéricos e evasivos como ansiedade e perfeccionismo. Fale sinceramente sobre seus defeitos e o mais importante: como você faz para superá-los. Por exemplo, se for desorganizado, diga as coisas que o ajudam a se organizar melhor. Ter defeitos é normal. O diferencial é ter consciência deles e saber como trabalhá-los.
  9. Não fale mal do seu último emprego. E muito menos do seu chefe e colegas de trabalho. Vença a entrevista de emprego pelos seus méritos e não por deméritos dos outros.
  10. Tenha perguntas. Geralmente, no final da entrevista de emprego, há a abertura para tirar dúvidas sobre o cargo e a empresa. É bom que o faça para mostrar interesse, afinal, sempre há algum aspecto a ser aprofundado.

Dica extra

Se a sua entrevista for online, preste atenção no ambiente escolhido para realizá-la. Fundo branco é sempre uma boa escolha, mas se não tiver, não tem problema. Tome cuidado apenas com as bagunças, a porta do armário aberta ou a cama desarrumada, por exemplo. Não esqueça que o silêncio também é importantíssimo. Evite barulhos externos. Se você morar com mais alguém, peça a pessoa para não te interromper.

Quer saber mais dicas de como se preparar para o mercado de trabalho? Então conheça a Plataforma de Carreira da Cmov! Acesse o site e descubra como a Cmov pode te ajudar.

Você pode gostar também