dicas de carreira

5 Dicas de Carreira que Gostaria de Ter Recebido na Faculdade

Neste artigo você vai conhecer algumas dicas de carreira que podem te ajudar muito no seu processo de construção de uma carreira de sucesso.

Você já deve ter sentido na pele a angústia de escolher um curso na faculdade. Muitas vezes essa é a primeira grande decisão que você toma quando jovem.

Em seguida, vem o foco nos estudos e muitas vezes, só quando você está prestes a se formar é que se dá conta que você precisa pensar na sua carreira…

Mas será que você não deveria começar a pensar na sua carreira já no início da faculdade? Aqui vão 5 dicas de carreira que teria sido muito bom ter recebido logo no início da faculdade.

Dicas de carreira – #1: A escolha da Faculdade é completamente diferente da escolha da carreira

Parece óbvio, mas muita gente confunde. A escolha da faculdade não significa diretamente a escolha de uma carreira.

Um jovem pode estudar engenharia e optar por uma carreira na área de planejamento de uma organização, pode se tornar empreendedor prestando um serviço de consultoria, ou pode optar por uma carreira no setor público.

Isso vale para qualquer faculdade, até mesmo as mais especializadas como psicologia e medicina. O leque de carreiras é infinito. A faculdade é apenas o primeiro passo da sua jornada de capacitação.

Dicas de carreira – #2: O mundo não é feito de “caixinhas”, é feito de problemas

Quando você escolhe uma faculdade, você tende a enxergar o mundo nas “caixinhas”. Tem a “caixa” do Direito, a “caixa” da Engenharia, a “caixa” da Geografia e assim por diante. Entretanto, o mundo real não é feito de “caixas”. Nós que as criamos para facilitar a especialização dos nossos estudos.

O mundo é feito de Problemas que precisamos resolver e, sem dúvida, precisamos de ferramentas de várias dessas “caixas” para conseguir resolvê-los. O que você aprende na faculdade é apenas uma dessas ferramentas.

Portanto, pense em um plano de desenvolvimento pessoal que vá além da faculdade e que não termine no dia da sua formatura.

Dicas de carreira – #3: Equilibre o tempo gasto com estudos com o desenvolvimento da sua carreira

Na faculdade você pode passar anos dedicados aos estudos, às provas, aos trabalhos e nunca parar para pensar e se dedicar de fato na sua carreira. São 4 ou às vezes 5 anos que você tem para pesquisar, conversar e principalmente experimentar diversas opções de carreiras, mas que muitas vezes você não prioriza o seu tempo para isso.

O mais importante nesta fase é experimentar. Não há leituras e pensamentos que substituam a vivência do mundo real. Então busque estágios, projetos voluntários, projetos na própria faculdade, participar em empresa júnior, tudo que possa te dar um gostinho de como seria uma determinada carreira.

A cada experiência você terá informações para descobrir mais sobre o que você gosta e o que não gosta e assim ir construindo a sua carreira.

Dicas de carreira – #4: Na escolha de carreira, conhecer o dia a dia do profissional é o que realmente importa

Quando você pensa em qual carreira seguir, muitas vezes o que está em discussão é a posição que você quer ocupar em uma determinada empresa, o concurso que você quer passar, ou mesmo a empresa que você quer abrir.

Mas será que você parou para se perguntar como é o dia a dia desses profissionais? O que eles fazem durante o seu dia? Quais os desafios que eles têm? O que eles precisam saber e que competências precisam ter para fazerem seus trabalhos bem feitos?

Pesquise e converse com esses profissionais para entender melhor o que realmente fazem no dia a dia. Você pode se surpreender.

Dicas de carreira – #5: Competências comportamentais são tão ou mais relevantes quanto às competências técnicas para se obter sucesso profissional

O mercado exige hoje muito além das competências técnicas para se obter sucesso profissional. De nada adianta o conhecimento técnico, se o profissional não souber utilizá-lo, por exemplo, para tomar decisões, comunicar-se de forma eficaz, criar e inovar, executar e liderar projetos.

Todas essas habilidades são conhecidas como competências comportamentais. Cada vez mais, os jovens precisam desenvolvê-las para obter sucesso profissional. A boa notícia é que com treinamentos, projetos e trabalhos voluntários o jovem pode aperfeiçoar-se nessas competências.

Resumo das 5 dicas de carreira

Segue abaixo um resumo das 5 dicas de carreira que eu gostaria de ter recebido na faculdade.

  • A escolha da Faculdade é completamente diferente da escolha da carreira.

  • O mundo não é feito de “caixinhas”, é feito de problemas.

  • Equilibre o tempo gasto com estudos com o desenvolvimento da sua carreira.
  • Na escolha de carreira, conhecer o dia a dia do profissional é o que realmente importa.

  • Competências comportamentais são tão ou mais relevantes quanto às competências técnicas para se obter sucesso profissional.

Portanto, se você estiver começando ou mesmo já cursando uma faculdade, aproveite essas dicas de carreira para avançar no seus objetivos! 

Conheça mais sobre a Cmov

Cmov surgiu da nossa experiência profissional na área de Recursos Humanos. Nesta área fomos responsáveis pelos processos de Desenvolvimento, Seleção e Gestão de Programas de Estágio e Trainee em grandes organizações.

Nosso objetivo é disponibilizar num único local todas as soluções para a construção de uma carreira de sucesso. Desde a definição da meta de carreira até o passo a passo para chegar lá.

Nossa visão é nos tornarmos a solução mais confiável e efetiva na construção de uma carreira de sucesso.

Conheça um pouco mais do nosso trabalho no link Cmov

 

Você pode gostar também

Newsletter

Novidades para sua carreira!

Receba novos artigos e fique informado das novidades.

Teste Grátis

Descubra em qual estágio de carreira você está.

Populares