desenvolvimento profissional

Os 5 “NÃO”s que você deveria ter ouvido durante a faculdade e que fariam toda a diferença para o seu sucesso profissional

A faculdade é uma das principais formas para os jovens buscarem seu desenvolvimento. É importante que eles explorem todas as oportunidades que a graduação oferece, assim estão mais bem preparados para enfrentar o mercado de trabalho.

Muitos jovens ingressam na graduação ainda muito inexperientes e por isso eles não possuem certas percepções de como explorar ao máximo esse período tão importante em seu desenvolvimento profissional. E então chegam ao final do curso com aquele sentimento que poderiam ter feito mais coisas, explorado outras perspectivas, aproveitado mais esse período.

Para evitar que isso aconteça com você, separamos 5 “não” que todo mundo deveria ter ouvido durante a faculdade que fariam muita diferença no seu desenvolvimento profissional. Confira as dicas a seguir e esteja preparado para explorar ao máximo sua graduação.

 

  1. Não se forme rápido

 

É muito comum vermos jovens querendo terminar logo a faculdade, acreditando que o quanto antes ingressarem no mercado de trabalho melhores serão suas chances de construir uma carreira de sucesso. Esse acaba sendo um dos principais erros cometidos durante a graduação, pois estes jovens não conseguem explorar tudo que a faculdade oferece e chegam ao mercado despreparados.

Nossa dica é que você persiga boas experiências práticas nesse período. Participe de bolsas de estudos, faça voluntariado, trabalhe em empresa júnior, vá a palestras, seminários, enfim busque diferentes perspectivas. Dessa maneira você terá uma visão mais ampla das possibilidades de carreira dentro do seu curso, para assim definir um objetivo profissional mais assertivo.

 

  1. Não foque só nos estudos acadêmicos

 

Os estudos acadêmicos são muito importantes sim, mas eles não devem ser sua única prioridade. Não dedique todo seu tempo a eles. O quanto antes você estagiar e perseguir experiências onde você terá a possibilidade de praticar e vivenciar sua escolha profissional, mais fácil será para validar se é isso mesmo que você quer. Essas experiências são importantes para você já ter uma visão do mercado mesmo durante a graduação, com elas você irá sair da faculdade muito mais preparado para os desafios da rotina de trabalho. E claro, você estará investindo também em obter um currículo mais completo e diferenciado.

 

  1. Não pense só em ganhar dinheiro.

 

Muitas pessoas deixam que o retorno financeiro seja seu principal objetivo durante a  sua escolha profissional. É claro que ganhar dinheiro é muito bom, mas você não deve focar somente nele. Imagina que você está em um emprego que você não gosta, você não está motivado e já está exausto da sua rotina, nesse cenário o dinheiro passará a não fazer tanto sentido para você. Quando fazemos algo que gostamos, com propósito fica muito mais fácil conquistar nossos objetivos, a motivação é um fator extremamente importante para se alcançar o sucesso profissional.

 

  1. Não deixe a vida te levar.

Lembre-se, as oportunidades não irão simplesmente cair no seu colo. Você deve  persegui-las a todo momento. Mas antes de correr atrás de uma posição no mercado de trabalho, você deve definir um objetivo de carreira. Estabeleça meta clara para alcançá-lo. Se capacite para tal. Dessa forma, com um objetivo claro ficará muito mais fácil e mais rápido alcançar o sucesso profissional.

 

Confira nosso texto onde apresentamos Dicas de Carreira para definir seu objetivo profissional

 

  1. Não deixe de invistir num outro idioma.

 

“Na minha profissão não é necessário que eu invista em outro idioma”. Não caia nessa. Independente da carreira que você for seguir, falar outros idiomas será sempre um diferencial durante os processos seletivos, principalmente com o mercado tão competitivo, onde qualquer diferencial é importante para se destacar em meio a concorrência.

 

Leia também: 

Faculdade x Carreira: como usar a graduação a favor de uma carreira de sucesso. 

Meta de Carreira: Como você pode definir o seu objetivo profissional.

Carreira de Sucesso: Como conquistar o sucesso profissional.

 

Você pode gostar também