como seguir carreira em startup

Carreira em startup: entenda mais sobre essa modalidade de negócio

Você provavelmente já ouviu falar em startup, certo? Esse modelo de empresa tem crescido cada vez mais em todo mundo e tem se tornado objetivo profissional de vários jovens. Mas você sabe realmente como funciona uma startup? Como se preparar para seguir carreira em startup?

A seguir vamos apresentar um pouco sobre o funcionamento dessas empresas. Vamos mostrar também o que existe em termos de carreira em startup, quais são os benefícios dessa área e muito mais. Continue a leitura e entenda mais sobre esse universo.

 

O que é uma startup?

Muita gente pensa que toda empresa nova é uma startup, mas não é bem assim. E também não são apenas empresas com ideias inovadoras e que conseguem crescer rapidamente.

Podemos definir uma startup como a criação de um modelo de negócios repetível e escalável e que na maioria das vezes trabalha em condições de incerteza.

Mas o que seria um modelo de negócios repetível e escalável? Nós vamos te explicar:

Modelo de negócio escalável: é aquele que consegue aumentar sua receita de maneira desproporcional ao aumento de custo de produção.

Modelo de negócio repetível: não existe a personalização do que é entregue ao cliente.

Vamos a um exemplo para você entender melhor o conceito de startup. Vamos supor que você crie uma empresa que desenvolve um software de gestão financeira. Ela será considerada uma startup na medida em que ela é escalável. Ou seja, o gasto que você terá com os equipamentos independe do número de clientes que você possa vir a ter. Você não vai precisar aumentar o número de equipamentos ou de funcionários por isso, como um restaurante precisaria, por exemplo, se o fluxo de clientes aumentasse de repente.

No caso do restaurante, ele teria um crescimento proporcional, pois teria que contratar mais funcionários, comprar mais alimentos para então aumentar o lucro proporcionalmente. E na sua empresa de software isso não acontece, por isso há o crescimento desproporcional.

 

A carreira em startup

Por ser um mercado que está em crescimento muitos profissionais almejam seguir carreira em startup. Além do quesito financeiro outros aspectos influenciam para que os jovens estabeleçam este enquanto um objetivo profissional, como por exemplo a rotina de trabalho diferenciada.

Se você tem um perfil empreendedor a carreira em startup pode ser um bom caminho profissional. Ficou curioso? Então confira a seguir um pouco sobre a cultura dessa modalidade de negócio.

 

Rotina de trabalho

No geral as startups possuem um ambiente de trabalho um pouco diferente de ambiente organizacional mais formal. Prega-se uma cultura de inovação, onde se valoriza muito um ambiente de trabalho criativo e dinâmico. Um cenário muito atrativo para o jovem com o perfil empreendedor.

benefícios da carreira em startup

Possibilidade de crescimento

Como já dissemos, uma startup é um modelo de negócio incerto. Ou seja, é um risco que você terá que correr caso o produto/serviço que você esteja levando ao mercado não tenha o resultado esperado. Porém caso a empresa consiga se dar bem e se estabelecer a possibilidade de crescimento rápido é muito grande e sua carreira pode decolar.

Oportunidade de aprendizado

Se você está pensando em seguir carreira em startup, ou tentar um estágio nessa área, saiba que esta é uma excelente oportunidade de aprendizado e crescimento profissional.

Você vai vivenciar na prática o que é construir um negócio. Por isso será constantemente desafiado a encarar desafios, assim como propor novas soluções e terá a possibilidade de ver de fato o resultado do seu trabalho. Essa experiência adquirida é a melhor maneira de desenvolver determinadas competências comportamentais.

Comunicação Assertiva, resiliência, criatividade/inovação,  liderança, dentre outras, são algumas das competências valorizadas para carreira em start up. Se você almeja seguir na área, busque desenvolvê-las para se dar bem.

 

Para saber mais sobre competências comportamentais não deixe de conferir esse texto.

Você pode gostar também

Newsletter

Novidades para sua carreira!

Receba novos artigos e fique informado das novidades.

Teste Grátis

Descubra em qual estágio de carreira você está.

Populares