Carreira Notícias

Carreira Y: descubra o que é e quais suas vantagens

tudo sobre carreira Y

Você já ouviu falar em carreira Y? Essa modalidade de construção de carreira profissional tem recebido cada vez mais espaço no mercado de trabalho. É mais uma alternativa para os jovens construírem suas trajetórias profissionais.

A seguir você você vai descobrir mais sobre a carreira Y. Fique atento e avalie se esta modalidade pode ser uma melhor alternativa para você direcionar o seu desenvolvimento profissional.

 

Carreira Gerencial: modelo tradicional

Para que você possa entender de forma mais clara o funcionamento da carreira Y é necessário contextualizar o modelo mais tradicional de plano de carreira, a carreira Gerencial.

Carreira Gerencial: Esta modalidade se refere aos funcionários que se enquadram ao plano de carreira tradicional e linear — aquela em que a ascensão só é possível por meio de promoções a cargos de liderança.

 

O que é carreira Y?

A carreira Y é uma nova modalidade de carreira, que surge como uma alternativa para os profissionais que muitas vezes não se encaixavam no modelo linear tradicional. Isso porque aqueles que não tinham interesse ou aptidão para assumir um cargo de gestão e atuar na liderança de determinada área, não tinham muita possibilidade de crescimento profissional.

Afinal, nem todo mundo sonha em assumir um cargo de liderança. Portanto, essa não deveria ser a única forma de alcançar o sucesso profissional.

Com a carreira Y, o profissional tem que escolher entre dois caminhos em determinado ponto da sua trajetória profissional. Um deles é a gestão e o outro é a especialização.

No caso da segunda opção o profissional pode optar por direcionar sua carreira voltada para a especialização técnica. Ou seja, escolher determinada área e se tornar especialista naquilo, com alto nível de conhecimento técnico.

 

Como saber qual direcionamento dar para a carreira?

O primeiro passo para você definir a trajetória de carreira ideal para você é trabalhando o autoconhecimento. Se você tem o Perfil Organizacional, ou seja, para trabalhar em empresas, você deve se perguntar quais desses dois caminhos seguir.

Avalie suas principais competências. Se você tem habilidades de liderança, de gestão de pessoas, o melhor caminho para você pode ser o de cunho gerencial. Dessa forma, a construção da sua carreira deve seguir a seguinte ordem: analista, depois supervisor, gerente, diretor, até chegar ao cargo mais alto, o de presidente.

Agora se você tem um perfil mais técnico, prefere “colocar a mão na massa” e não tem interesse em um cargo de liderança você normalmente seguirá o seguinte caminho dentro da empresa: primeiro o de analista, passando para consultor, especialista, mestre, doutor e por fim, o de conselheiro.

Se você tem competências comportamentais mais voltadas para o perfil técnico, nada impede que você se desenvolva caso almeje um cargo de liderança na empresa. Para isso, é preciso avaliar os seus gaps comportamentais e trabalhar para desenvolvê-los.

 

Vantagens da carreira Y

O caminho linear de carreira muitas vezes acaba não valorizando o profissional com conhecimento técnico. Pois este não podia se desenvolver como os demais. Também não tinham muita expectativa de crescer na carreira caso não aceitassem um cargo de gerência em determinado ponto da trajetória profissional.

A principal vantagem para o profissional que opta por seguir uma carreira técnica é a valorização por sua especialização. Além disso, ele também tem a oportunidade de crescer na empresa através do seu conhecimento.

Para as empresas a carreira em y pode também ser muito vantajosa. Por exemplo, ao propor um crescimento de carreira compatível com o perfil de cada profissional é possível explorar muito mais as habilidades de cada um.

Ao investir em profissionais com perfil técnico e incentivar sua constante capacitação, as empresas terão funcionários muito mais preparados para entregar ideias inovadoras. Pois eles podem atuar com um foco estratégico, buscando novas soluções e a otimização dos resultados a todo momento.

A Cmov pode te ajudar!

Para ingressar no mercado de trabalho mais preparado você precisa trabalhar o autoconhecimento. Dessa forma você conseguirá definir de forma mais assertiva um direcionamento para a sua carreira.

E a Cmov pode te ajudar oferecendo todas as soluções para suas dúvidas de carreira em um único lugar. Através da nossa ferramenta de carreira você vai ter acesso a inúmeras dicas de como se preparar melhor para seguir uma trajetória profissional gerencial ou técnica. Acesse nosso site e veja mais informações!

Leia também

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Não vá ainda :)

Conheça em primeira mão os nossos artigos sobre carreira, mercado de trabalho e sucesso profissional! 
EU QUERO
Ao continuar, você está concordando com a nossa política de privacidade
close-link