como-alcancar-objetivos

Como alcançar objetivos na quarentena: uma rotina estruturada pode te ajudar!

A rotina é o hábito de fazer algo sempre da mesma maneira. Montar uma rotina diária de estudo ou trabalho em casa significa pensar em uma estratégia de padrões de comportamento que te permitam manter o foco nas atividades com saúde e produtividade para alcançar objetivos.

Sabemos que o cenário de quarentena é passageiro, mas manter um padrão de atividades e objetivos diários é essencial para que possamos continuar produzindo com controle da ansiedade, além de funcionar também para reduzir os impactos do “retorno” às atividades habituais.

Confira nesse artigo como criar uma rotina que vai te ajudar a ter bons hábitos e atravessar o momento de distanciamento social com mais facilidade.

Estabeleça horários

É muito importante que você consiga manter o ciclo de acordar e dormir todos os dias (ou quase todos) no mesmo horário. Pense como se acordar tal hora seja necessário para iniciar suas atividades e dormir na hora X seja preciso para que você tenha uma boa qualidade de sono. Esse é o primeiro passo para que você consiga organizar o seu dia incluindo todas as atividades que precisa realizar. Se você acorda cada dia em um horário e vai dormir da mesma maneira, terá dias mais longos e mais curtos, com tendência à confusão de horários.

Da mesma forma, estabelecer períodos para estudo e trabalho é importante porque a sua mente e o seu corpo acabam se habituando à realização dessas atividades, o que faz com que a execução das tarefas se torne algo cada vez mais fácil e rápido. Tente cumprir a sua carga horária normal de estudo/trabalho – com a vantagem de não perder tempo com deslocamento!

Escolha um ambiente para estudo/trabalho 

Escolha um ambiente da sua casa para chamar de “escritório”. Mantenha ele sempre organizado e minimamente limpo. Se você se vê em meio à bagunça é muito provável que perca o estímulo para realizar suas tarefas. Lembre-se sempre de dar uma organizada na mesa e, se você escolher utilizar o seu quarto como “escritório”, não se esqueça de arrumar a cama!

Imagine-se dividindo o ambiente com outros colegas e não fique de pijama o dia todo. Assim sendo, coloque uma roupa confortável para iniciar o seu dia e, se necessário, arrume-se como se fosse sair de casa. Nosso cérebro precisa entender que despertamos e queremos produzir.

Utilize ferramentas para organização e gerenciamento de atividades

Na internet é possível encontrar diversas ferramentas para organização e lembretes. Utilize mecanismos que possam te ajudar a manter uma boa organização de atividades. Pra isso, uma dica gratuita e muito legal é o Google Keep. Anote coisas para não esquecer. Crie listas e confira o seu andamento diariamente. Se preferir, utilize mesmo papel e caneta. Mas não deixe de pensar em uma forma de organizar os seus dias. Esse é, na verdade, um bom start para criar a sua rotina e alcançar objetivos diariamente.

Confie no online

Estamos habituados a ter aulas e trabalhos presenciais, ler livros físicos, participar de processos seletivos nas empresas, sair para fazer compras… No entanto, há algum tempo a tecnologia vem trazendo muitas inovações para soluções em ambientes virtuais. Os relacionamentos e as atividades à distância têm sido muito úteis para tarefas do dia a dia às quais estávamos acostumados a ter que se deslocar para fazer.

Num momento de distanciamento social, esse cenário se torna mais fácil de visualizar. As pessoas têm realizado suas tarefas, em sua maioria, sem precisar sair de casa, o que confirma o fato de que é possível manter as suas atividades remotamente com pouca – ou nenhuma – perda de qualidade. Nos casos em que o estudo e o trabalho remoto são viáveis, o necessário, além de adaptação, é que você confie no método online. Dessa forma, acredite que ele pode funcionar, porque, além de necessário no momento, é também uma tendência tecnológica.

Separe um tempo para cuidar de você

Sim, cuidar do seu corpo e da sua mente é essencial. Não se consegue ser feliz e produtivo sem momentos de prazer e cuidados com a saúde. Assista a um filme, leia um livro, pratique atividades físicas diariamente. Afinal, o equilíbrio entre as tarefas que você precisa fazer e as que você gostaria de fazer é muito importante para que você consiga se dedicar ao “necessário” com mais energia e disposição.

Enfim… Dedique-se, mas relaxe!

O isolamento social é uma medida que não carrega significado de férias, mas também não quer dizer que você precisa produzir em excesso. Manter uma rotina para alcançar objetivos é apenas uma forma eficaz de lidar positivamente com a nova realidade. No entanto, não se esqueça: equilíbrio é a chave para que você consiga dar conta das suas tarefas com saúde – física mental!

Você pode gostar também