Como se manter motivado para conquistar seus objetivos profissionais

Quando precisamos tomar decisões que terão um grande impacto em nossas vidas é comum que isso gere um certo nervosismo. Afinal, é todo o seu futuro que está em jogo. Quando o assunto são as escolhas profissionais isso se torna ainda mais evidente. Em muitos casos essa pressão acaba gerando uma desmotivação e insegurança sobre o que fazer em seguida. Então como se manter motivado?

Essa é uma questão que muitos jovens se fazem nesses períodos em que devem fazer importantes escolhas. É o caso, por exemplo, de universitários que estão prestes a se formar e precisam começar a trilhar seu caminho no mercado de trabalho.

“Eu não estou preparado suficiente”. “Não me sinto capacitado para determinada vaga de emprego”. “Existem muitos candidatos melhores que eu, por que tentar?”. Você já teve alguns desses pensamentos? Não se preocupe, eles são mais comuns do que você imagina.

Para mudar esse cenário, existem determinados passos que os jovens podem trilhar para ajudá-los a se manterem focados naquilo que realmente importante. Quais passos seriam esses? Fiquem ligados que vamos apresentá-los junto com algumas dicas de como se manter motivado para conquistar seus objetivos profissionais.

 

Estabelecer um objetivo é essencial

objetivo profissional para se motivar

Esse é um princípio básico para se manter motivado em sua trajetória profissional. Tenha claro qual é o seu objetivo. Saiba onde você quer chegar, para isso se faça o seguinte questionamento: onde quero estar daqui a 3 a 5 anos?

Quando estabelecemos um foco, fica muito mais fácil encontrar meios capazes de ajudá-lo a chegar lá. Para te ajudar nessa definição de objetivo profissional, preparamos esse texto com algumas dicas de carreira importantes.

 

Estabeleça um passo a passo

como se manter motivado com metas

Com o seu objetivo profissional definido o próximo passo deve ser destrinchar isso em pequenos passos para chegar lá. Ou seja, você vai precisar estabelecer metas gradativas para alcançá-los, afinal, dificilmente isso irá acontecer do dia para a noite.

Supomos que o seu objetivo seja seguir carreira no departamento de Recursos Humanos de uma importante organização. Logo, esse é o seu objetivo profissional. Para alcançá-lo você pode estabelecer metas como: entrar para o departamento de RH de uma empresa júnior, estagiar em uma empresa da área, desenvolver competências comportamentais que são valorizadas nessa carreira, dentre outras.

Essas pequenas metas irão ajudá-los a se manterem motivados no seu objetivo principal. Isso acontece pois dessa forma você vai ver que está fazendo progresso para alcançá-lo, que os seus esforços estão dando resultados.

Não foque somente no seu objetivo final. Vamos pegar o exemplo acima novamente, você não pode pensar somente que precisa conseguir uma vaga de RH, mas você deve focar nos meios que vão ajudá-lo nesse processo, que seria se capacitar para tal. Simplificando, você não deve focar exclusivamente no objetivo final, mas sim no seu progresso.

 

Conte com ajuda profissional

como se manter motivado com ajuda profissional

Como já dissemos é comum sentir-se perdido e confuso nesses momentos. Por isso uma boa opção é procurar ajuda de profissionais especializados em carreira que podem ajudá-lo com os direcionamentos corretos.

A Cmov é uma das empresas que oferece em um único lugar todas as soluções para as suas dúvidas de carreira. Numa plataforma totalmente online você pode identificar qual é o seu perfil profissional, ou seja, qual área dentro da sua profissão você tem maior motivação para atuar, você vai ser capaz de identificar os seus gaps comportamentais e muito mais para te ajudar em como se manter motivado para conquistar seu objetivo profissional. Além disso você tem acesso à inúmeras dicas de carreira, vídeos, testes e um simulador de currículo. Acesse nosso site e conheça mais sobre nossa metodologia.

 

Dicas de como se manter motivado durante a trajetória profissional

  • Materialize as metas: escreva elas em um quadro, por exemplo e vá acompanhando o seu progresso. Visualizar algo é uma ótima maneira de se manter motivado.
  • Comemore sempre que possível as pequenas conquistas: a trajetória profissional é um longo caminho e toda conquista deve ser comemorada.
  • Esteja preparado: a insegurança é um dos principais fatores para a desmotivação. Por isso certifique-se de estar preparado para os desafios que irá encontrar no mercado de trabalho. Estude sempre e mantenha-se atualizado!
  • Evite acumular funções: foque em uma coisa de cada vez, dessa forma os resultados virão mais facilmente e você irá se sentir mais motivado com isso.
  • Condicione sua mente e corpo: esses fatores têm grande influência na motivação. Por isso mantenha pensamentos positivos, certifique-se de fazer exercícios físicos, ter uma boa alimentação. Ter corpo e mente saudáveis é fundamental para estar motivado para alcançar suas metas.
  • Entenda e reconheça suas falhas e trabalhe para superá-las.

Você pode gostar também

Newsletter

Novidades para sua carreira!

Receba novos artigos e fique informado das novidades.

Teste Grátis

Descubra em qual estágio de carreira você está.

Populares