competencias-comportamentais-Empreendedor

As Competências Comportamentais prioritárias para o Perfil Empreendedor

Esse texto faz parte de um conjunto de 5 posts com dicas de como identificar, priorizar e desenvolver as competências comportamentais mais requisitadas pelo mercado, a seguir vamos apresentar as competências mais requisitas para o Profissional de Perfil Empreendedor.

 

Confira o texto anterior onde abordamos quais são as competências comportamentais prioritárias para o Perfil de Profissional Liberal.

Veja também as competências prioritárias para o Perfil de Profissional Organizacional.

Em cada post iremos detalhar quais são as “soft-skills” mais valorizadas para cada um dos cinco diferentes tipos de perfis profissionais: Organizacional, Empreendedor, Acadêmico, Profissional Liberal e Setor Público. De acordo com seu perfil, veja onde deverá priorizar seu desenvolvimento.

 

Desconexão das Universidades com o Empreendedorismo

Um estudo de 2016 conduzido pela Endeavor em conjunto com o Sebrae, com a participação de alunos e professores pertencentes a mais de 70 instituições de ensino superior de todas as regiões do país, concluiu que as universidades estão desconectadas do mercado no que se refere ao empreendedorismo. Veja a pesquisa.

Essa desconexão com o mercado existe em função da falta de acesso à disciplinas, ferramentas e atividades extracurriculares de empreendedorismo e a baixa interação com o ecossistema empreendedor local. Tudo isso acaba se refletindo na falta de desenvolvimento das competências comportamentais fundamentais para o aluno com perfil empreendedor.

Por isso acreditamos que o primeiro passo é entender quais são as competências comportamentais mais valorizadas para o seu perfil profissional.

No caso do Perfil Empreendedor listamos aqui as 7 principais competências comportamentais que o mercado está buscando:

1. Negociação

É o profissional que possui a capacidade de influenciar e persuadir pessoas, procurando atingir metas e objetivos previamente estabelecidos. Além de demonstrar controle emocional e fazer uso da argumentação, expressa-se de forma clara.

2. Liderança

O profissional com essa competência consegue adaptar o seu estilo de liderança de acordo com cada tipo de situação e com a personalidade de cada liderado, de forma a não apenas engajar, unir e conduzir essas pessoas em prol de determinado resultado, como também criar um ambiente motivador e instigante para extrair o melhor de cada uma delas..

3. Criatividade e Inovação

Busca constantemente qual é a melhor forma de realizar suas atividades e está sempre atento a novas tendências para propor ideias inovadoras, característica indispensável para o profissional de perfil empreendedor. Além disso, domina ferramentas práticas de inovação, sendo capaz de empregá-las para estimular não apenas a sua criatividade, como também a de terceiros.

4. Comunicação Assertiva

Transmite ideias e informações de forma clara para indivíduos ou grupos, utilizando-se de diversos meios para ajudá-los a compreender e reter sua mensagem e, consequentemente, promover o engajamento do público.

5. Capacidade de Execução

Executa suas atividades, assumindo responsabilidades, definindo prioridades, atingindo resultados esperados no tempo adequado e superando obstáculos inesperados. Além disso, apoia seus colegas nesse processo, sendo referência quanto ao atingimento de resultados e ao gerenciamento de atividades, e domina ferramentas e softwares que auxiliam a execução de atividades.

6. Julgamento e Tomada de Decisão

Usa abordagens eficazes para escolher uma ação ou desenvolver soluções mais adequadas. Toma decisões que sejam mais consistentes com os fatos, restrições e suas consequências.

7. Resiliência

Possui habilidade para voltar ao estado normal e original após lidar com mudanças significativas ou situações repentinas adversas no ambiente em que está inserido, sendo capaz de realizar as tarefas de forma eficaz.

 

Como desenvolver as competências comportamentais para o Perfil Empreendedor

Uma vez conhecidas essas competências é importante entender em quais você precisa se desenvolver e como fazer isso. Para isso é recomendável um diagnóstico dos seus “gaps” de competência.

A CMOV pode te ajudar nesse processo. Através do teste de carreira, você irá conhecer qual é o seu grau de aderência dentre os 5 perfis profissionais, quais exatamentes são os seus gaps de competências comportamentais e ainda terá a disposição uma sugestão de plano de ação para se desenvolver nas áreas necessárias. Saiba mais sobre o Teste de Carreira aqui.

Você pode gostar também

Newsletter

Novidades para sua carreira!

Receba novos artigos e fique informado das novidades.

Teste Grátis

Descubra em qual estágio de carreira você está.

Populares