Você decide que é hora de procurar um emprego. Então senta em frente ao computador e começa a escrever o seu currículo ideal.
Nessa hora começam a aparecer várias dúvidas: qual o melhor formato para o currículo? O que colocar e não colocar? Quantas páginas preciso escrever? Qual o nível de detalhe ideal?
Você provavelmente irá buscar ajuda de seus amigos ou procurar na internet por dicas de como escrever um currículo ideal. Esse costuma ser o primeiro passo de quem está buscando uma posição no mercado. Porém a maioria das pessoas não sabe ao certo como elaborar um currículo assertivo e que se destaque em meio a concorrência.
Vamos apresentar então os segredos por trás de um currículo ideal
Currículo é dúvida entre a maioria dos jovens
Se você tem dúvidas sobre currículo e não sabe como fazer o seu currículo ideal, saiba que esse assunto é dúvida entre a maioria dos jovens.
Pois é. Fizemos uma pesquisa com mais de 2500 jovens universitários de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Destes, 74% respondeu que não sabia como tornar o seu currículo atrativo.
O grande problema é que, na verdade, quando os jovens começam a buscar uma vaga, a primeira coisa que eles fazem é olhar para o currículo. Mas nós sabemos, no entanto, que o caminho não é esse. A verdade é que existe uma ordem, um passo a passo, que deve ser seguido antes de começar a escrever o currículo. Vamos falar sobre isso agora.
Você sabia que o currículo não deve ser o primeiro passo na busca de um emprego?
Munido de inúmeras dicas, você até consegue escrever um currículo. Mas antes de escrevê-lo você deve checar se respondeu a essas perguntas:
-
Este reflete o que você quer ser profissionalmente?
-
Este deixa claro seus pontos fortes e o que você ainda precisa desenvolver na direção do seu objetivo de carreira?
-
Este foi feito direcionado para as empresas/instituições onde você quer trabalhar?
Quando você escreve o seu currículo sem antes refletir sobre esses pontos, você provavelmente vai achar o processo bem mais difícil do que deveria ser.
O grande segredo por trás de um currículo ideal é refletir primeiro sobre sua carreira
Como colocar o objetivo num currículo, se você não está seguro do que quer?
Como colocar formações e capacitações, se você não sabe o que realmente quer fazer?
Como colocar as competências, se você não sabe quais são as mais relacionadas com seu o objetivo de carreira?
Como buscar experiências , se você não sabe qual caminho percorrer?
Portanto, o primeiro passo a ser tomado é definir seu objetivo profissional. Você não precisa fazer isso sozinho, existem ferramentas especializadas que auxiliam os jovens a definir suas metas de carreira e a encontrarem meios para se capacitar para as exigências do mercado de trabalho. A CMOV é uma das empresas que desenvolvem essas ferramentas que tem o objetivo de disponibilizar num único local todas as soluções para a construção de uma carreira de sucesso. Através de uma metodologia consagrada é realizada desde a ajuda na definição da meta de carreira até o passo a passo para chegar ao seu objetivo profissional.
Então aqui vão algumas sugestões que podem te ajudar antes de montar o seu currículo ideal
-
Encare suas dúvidas de frente
-
Coloque no papel algumas possibilidades de posições que gostaria de estar ocupando daqui a 3 ou 5 anos. (no máximo duas posições). Pode ser posições em empresas ou mesmo trabalhos relacionados as startups ou projetos que você queira desenvolver.
-
Pesquise, mas pesquise muito. Procure por pessoas que hoje estão ocupando essa posição da qual você gostaria de ocupar – google / linkedin são excelentes ferramentas.
-
Ao encontrar essas pessoas, estude a vida delas: Qual a formação que elas têm? Como começaram sua vida profissional/como é seu dia-a-dia e muitas outras curiosidades que você deva ter sobre a carreira que esta pessoa está atuando. O objetivo é se colocar no lugar dessa pessoa e verificar se esta(s) carreira(s) fazem sentido para você.
-
Provavelmente, algumas das posições que você pesquisou, você irá descartar por algum motivo. A(s) que você perceber que está mais relacionada com o que você mais gostaria e que seria feliz fazendo, aprofunde. Pesquise mais em detalhes, tente conversar pessoalmente com pessoas que ocupam essas posições. Levante as formações e capacitações que foram mais importantes para se chegar nessa posição, quais características comportamentais são importantes. Escreva/liste num papel: formação/curso e capacitações/idioma (se for necessário)/locais de atuação/competências chaves/ e o que mais achar importante colocar
-
Agora compare o que você listou como necessário para essa(s) posição (s) e o que você já possui. Nesse momento você deve encontrar alguns gaps, ou seja, coisas que a posição tem que você ainda não tem. Nesse momento é que você poderá perceber o que deveria priorizar para fazer/desenvolver , diminuindo assim o “gap” entre o que você tem hoje com o que precisa para ocupar essa posição.
Conclusão
Você poderá também perceber que ainda precisa tomar algumas decisões e se desenvolver um pouco mais em alguma competência para que possa fazer um currículo que lhe permita conquistar uma vaga. Seguindo esses passos você terá mais segurança para preencher os dados-chave na elaboração do currículo.
Talvez a partir de agora fique mais fácil você fazer o seu currículo ideal.
Acesse o nosso site Cmov e tenha acesso a dicas e modelo de currículo.