Curriculo-ideal

Conheça o Segredo por trás de um Currículo Ideal

Você decide que é hora de procurar um emprego. Então senta em frente ao computador e começa a escrever o seu currículo ideal.

Nessa hora começam a aparecer várias dúvidas: qual o melhor formato para o currículo? O que colocar e não colocar? Quantas páginas preciso escrever? Qual o nível de detalhe ideal?

Você provavelmente irá buscar ajuda de seus amigos ou procurar na internet por dicas de como escrever um currículo ideal. Esse costuma ser o primeiro passo de quem está buscando uma posição no mercado. Porém a maioria das pessoas não sabem ao certo como elaborar um currículo assertivo e que se destaque em meio a concorrência.

Vamos apresentar então os segredos por trás de um currículo ideal

 

Você sabia que o currículo não deve ser o primeiro passo na busca de um emprego?

Munido de inúmeras dicas, você até consegue escrever um currículo. Mas antes de escrevê-lo você deve checar se respondeu a essas pergunta:

  • Este reflete o que você quer ser profissionalmente?

  • Este deixa claro seus pontos fortes e o que você ainda precisa desenvolver na direção do seu objetivo de carreira?

  • Este foi feito direcionado para as empresas/instituições onde você quer trabalhar?

Quando você escreve o seu currículo sem antes refletir sobre esses pontos, você provavelmente vai achar o processo bem mais difícil do que deveria ser.

 

O grande segredo por trás de um currículo ideal é refletir primeiro sobre sua carreira

Como colocar o objetivo num currículo, se você não está seguro do que quer?

Como colocar formações e capacitações, se você não sabe o que realmente quer fazer?

Como colocar as competências, se você não sabe quais são as mais relacionadas com seu o objetivo de carreira?

Como buscar experiências , se você não sabe qual caminho percorrer?

Portanto, o primeiro passo a ser tomado é definir seu objetivo profissional. Você não precisa fazer isso sozinho, existem ferramentas especializadas que  auxiliam os jovens a definir suas metas de carreira e a encontrarem meios para se capacitar para as exigências do mercado de trabalho. A CMOV é uma das empresas que desenvolvem essas ferramentas que tem o objetivo de disponibilizar num único local todas as soluções para a construção de uma carreira de sucesso. Através de uma metodologia consagrada é realizada desde a ajuda na definição da meta de carreira até o passo a passo para chegar ao seu objetivo profissional

 

Então aqui vão algumas sugestões que podem te ajudar antes de montar o seu currículo ideal

  • Encare suas dúvidas de frente

  • Coloque no papel algumas possibilidades de posições que gostaria de estar ocupando daqui a 3 ou 5 anos. (no máximo duas posições). Pode ser posições em empresas ou mesmo trabalhos relacionados as start-ups ou projetos que você queira desenvolver.

  • Pesquise, mas pesquise muito. Procure por pessoas que hoje estão ocupando essa posição da qual você gostaria de ocupar – google  / linkedin são excelentes ferramentas.

  • Ao encontrar essas pessoas, estude a vida delas: Qual a formação que elas têm? Como começaram sua vida profissional/como é seu dia-a-dia e muitas outras curiosidades que você deva ter sobre a carreira que esta pessoa está atuando. O objetivo é se colocar no lugar dessa pessoa e verificar se esta(s) carreira(s) fazem sentido para você.

  • Provavelmente algumas das posições que você pesquisou, você irá descartar por algum motivo. A(s) que você perceber que está mais relacionada com o que você mais gostaria e que seria feliz fazendo, aprofunde. Pesquise mais em detalhes, tente conversar pessoalmente com pessoas que ocupam essas posições. Levante as formações e capacitações que foram mais importantes para se chegar nessa posição, quais características comportamentais são importantes. Escreva/liste num papel: formação/curso e capacitações/idioma (se for necessário)/locais de atuação/competências chaves/ e o que mais achar importante colocar

  • Agora compare o que você listou como necessário para essa(s) posição (s) e o que você já possui. Nesse momento você deve encontrar alguns gaps, ou seja, coisas que a posição tem que você ainda não tem. Nesse momento é que você poderá perceber o que deveria priorizar para fazer/desenvolver ,  diminuindo assim o “gap” entre o que você tem hoje com o que precisa para ocupar essa posição.

Conclusão

Você poderá também perceber que ainda precisa tomar algumas decisões e se desenvolver um pouco mais em alguma competência para que possa fazer um currículo que lhe permita conquistar uma vaga. Seguindo esses passos você terá mais segurança para preencher os dados-chave na elaboração do currículo:

Talvez a partir de agora fique mais fácil você fazer o seu currículo ideal.

Acesse o nosso site Cmov e tenha acesso a dicas e modelo de currículo.

Você pode gostar também