dicas de carreira

Dicas de carreira: como aprender com pessoas bem sucedidas em suas profissões

Iniciar uma carreira no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil para ninguém. Todo mundo passa por momentos de incertezas e por diversos desafios pelo caminho. Isso é normal, mas não significa que precisa ser sempre assim. Você pode encontrar meios para simplificar esse processo, como por exemplo, aprender com a trajetória profissional de pessoas que já têm sucesso profissional em suas carreiras.

Esses profissionais já passaram por todas as etapas e podem ajudar com dicas de qual caminho seguir e como se capacitar para o mercado de trabalho. Para você ter o apoio de profissionais já renomados, separamos algumas dicas de carreira de como você pode aprender com pessoas bem sucedidas em suas profissões. Confira:

 

1° Passo: Identifique quem são as pessoas que você admira profissionalmente

Quando você pensa em pessoas que te inspiram profissionalmente, quem te vem na cabeça? Não precisa necessariamente ser alguém que você conheça pessoalmente, podem ser pessoas que você vê na TV ou alguém que leu sobre em alguma matéria nos jornais ou revistas, que viu participando  de um congresso ou palestra, que faz parte do seu grupo de amigos ou familiares ou até que conheceu na universidade. Liste quem são essas pessoas. Esse é o seu primeiro passo.

 

2° Passo: Use o Linkedin a seu favor.

A terceira das nossas dicas de carreira é usar as redes sociais a seu favor. Se a pessoa que você não tem convívio com quem admira profissionalmente, o Linkedin pode ser um bom aliado. Caso você perceba que o profissional não utiliza o Linkedin, o próprio Google talvez possa te ajudar nessa procura.

Faça pesquisas nas redes sociais também. Tente entender que formação profissional ele tem, quais os lugares em que trabalhou, quais cargos ocupou. Essas informações serão importantes para você começar a perceber se tem similaridade entre o que você está fazendo ou pretendendo fazer e o que essas pessoas de sucesso fizeram.

 

3° Passo: Aprofundar fará toda a diferença

É importante não ficar só na pesquisa sobre a trajetória profissional da(s) pessoa(s) que você admira. Nesse terceiro passo tente fazer contato com esses profissionais. Se essa pessoa mora no mesmo estado que você, por que não chamá-lo para tomar um café? Caso não tenha o e-mail dessa pessoa, você pode usar o próprio Linkedin para fazer o contato. Se apresente. Diga que o admira profissionalmente e que sonha em construir uma carreira parecida com a dele. Tente extrair o máximo possível de sua trajetória, pergunte quais foram seus principais desafios, o que foi importante para ajudá-lo a chegar nessa atual profissão, quais são as principais competências comportamentais são exigidas dele em sua rotina de trabalho, enfim, quanto mais dicas você conseguir pegar com esse contato, mais preparado você vai estar para iniciar a sua própria trajetória.

 

4° Passo: Prepare-se para qualquer tipo de contato

Seja para ir tomar um cafe com seu novo contato, seja para falar ao telefone ou até mesmo por e-mail, você tem que se preparar antes e muito bem. Não esqueça que seu grande objetivo é entender como essa pessoa atingiu o sucesso. Que passos foram necessários? Quais as competências mais exigidas? Quais as principais dificuldades que encontrou no caminho? Que dicas daria para quem está começando? Essas são algumas das perguntas que você pode se preparar para fazer.

 

5° Passo: Faça a manutenção do contato

Para construir uma trajetória de carreira de sucesso, não será somente uma busca ou um contato que fará a diferença. É muito importante que você continue mantendo o contato com essa pessoa. Você pode enviar artigos interessantes, parabenizá-la por datas especiais, tirar algum tipo de dúvida, assim você conseguirá se manter na memória dessa pessoa e caso surja alguma boa oportunidade, provavelmente você será lembrado. Dessa forma você estará fortalecendo o seu networking, que é uma das principais práticas para obter sucesso no mercado de trabalho. Nesse texto apresentamos dicas de como fazer um networking eficaz.

Você pode gostar também