dicas de carreira

Dicas de carreira para ajudar a definir seu objetivo profissional

A escolha de uma carreira profissional é uma decisão que deve ser feita de forma consciente. Afinal ela irá impactar diretamente em todo seu futuro. E muitas vezes nesse momento, as pessoas são levadas para uma determinada direção profissional por influências externas, seja para agradar os pais, ou pensando somente no retorno financeiro e se vêem frustrados com essa escolha tempos depois. Continue a leitura e confira dicas de carreira que podem te ajudar.

Se você se encontra nessa situação, faça a seguinte reflexão: o que te faz feliz?  No que você é realmente é bom? O caminho que está seguindo realmente lhe agrada? Você será realizado nele? Pare e reflita. Esse é um exercício importante para analisarmos se você está apenas deixando a vida te levar. Estabelecer um objeto profissional, uma meta de carreira que seja condizente com o seus desejos e perfil profissional fará toda a diferença.

 

O que é pior, não saber o que fazer profissionalmente ou achar que sabe?

Respondendo a pergunta acima, não existe um que seja pior que o outro. Não saber o que fazer profissionalmente é normal, assim como achar que sabe, quando você apenas se deixa levar e acaba sendo influenciado por fatores externos. Praticamente todo mundo passa por situações parecidas nessa fase da vida. O que irá importar realmente é qual caminho você irá seguir: aquele mais “fácil” que de certa forma lhe foi imposto ou você vai buscar realmente um objeto que o torne realizado profissionalmente.

Nesse momento o mais importante a ser feito é refletir, adquirir o máximo possível de conhecimento e vivências práticas.  Experimentar para validar sua meta de carreira fará toda a diferença. É importante que se tenha um propósito, que faça sentido para você. Dessa forma as chances de se obter uma carreira de sucesso são muito maiores.

Veja nosso texto com dicas de carreira de como ter uma carreira de sucesso.

Se você se identificou em um de ambos cenários que apresentamos, não se preocupe, existem meios que podem lhe ajudar nessa decisão, formas de definir seu objetivo de carreira. Confira a seguir algumas dicas que vão te ajudar a definir sua trajetória profissional.

 

4 dicas de carreira fundamentais

  1. Trabalhe o autoconhecimento

 

 

 

 

 

Essa é uma dica de carreira muito importante para esse momento, pois tudo começa pelo autoconhecimento. Avalie o que lhe faz feliz, em quais áreas você se sente mais à vontade. Descubra quais são suas principais competências, assim como seus pontos que precisam ser desenvolvidos. Dessa forma será muito mais fácil você tomar uma decisão que vá de acordo com as suas vontades e habilidades, sem correr riscos de se frustrar no futuro numa carreira que não tem nada a ver com você.

 

  1. Continue estudando sempre

dicas de carreira estudo

 

 

 

 

 

 

Conhecimento nunca é demais. Independente da situação que você se encontre, continue estudando e pesquisando. Pois dessa maneira que você poderá encontrar aquilo que lhe agrade. Um ótimo remédio para as pessoas que estão se sentindo perdidos profissionalmente com certeza é o estudo, uma boa pesquisa, o que nos leva à terceira das nossas dicas de carreira.

 

  1. Conheça a fundo as profissões

dicas de carreira profissões

 

 

 

 

 

 

 

Muitas vezes as pessoas acabam idealizando determinadas profissões, sonham com aquela carreira sem ao menos conhecer sua rotina. Gerando assim profissionais frustrados. Por isso é importante que você pesquise a fundo o dia a dia daquela profissional. Converse com pessoas que estão atualmente no mercado de trabalho. Procure entender quais são seus desafios, quais competências são necessárias para realizar um bom trabalho. Dessa maneira você não irá se surpreender ou se decepcionar quando ingressar no mercado de trabalho.

 

  1. Procure ferramentas para ajudar nesse processo

dicas de carreira ferramentas

 

 

 

 

 

 

A última das nossas dicas de carreira é para o jovem procurar meios que podem ajudar na definição de um objetivo de carreira. A CMOV é responsável pelo desenvolvimento de uma ferramenta online que tem o objetivo de ajudar os jovens a definir sua meta de carreira e o passo-a-passo para alcançá-la. Na ferramenta é realizado a definição do seu Perfil Profissional, dentro dos 5 existentes no mercado de trabalho (Empreendedor, Acadêmico, Organizacional, profissional Liberal ou Servidor Público). Passando por uma avaliação de como está o seu nível de conhecimento nas competências comportamentais prioritárias para no mercado de trabalho. Assim como auxiliando-o em como se desenvolver nelas. Sendo esses passos fundamentais para ajudá-lo a estar melhor preparado para ingressar no mercado de trabalho.

Você pode gostar também