networking-eficaz

5 dicas de como fazer um networking eficaz

Em nossas vidas estamos constantemente construindo relações nas mais diversas áreas e níveis, pessoal e profissional. Essa é uma prática inerente do ser humano e, quando realizada de forma estratégica pode gerar grandes resultados  seu desenvolvimento profissional. Isto é o que conhecemos como networking.

Você sabe como fazer um networking eficaz? Preparamos algumas dicas de como construir uma rede de contatos que te levará aonde você quer chegar. Confira quais são.

 

O que é networking?

O networking é basicamente a prática de construir relações profissionais e utilizá-las para determinada finalidade. É a troca de experiências e informações que tem como objetivo potencializar suas oportunidades de entrada no mercado de trabalho e de negócios através de relacionamentos.

 

Quais são as vantagens de uma rede de contatos?

Talvez você já tenha ouvido falar de uma teoria  chamada “the small world problem” que afirma que todos nós estamos à seis pessoas de distância de qualquer outra no mundo. Com esse pensamento podemos compreender que se conectar com as pessoas certas pode te levar aonde você quiser na sua carreira.

A capacidade de construir relacionamentos interpessoais saudáveis é vista hoje como um grande diferencial no mercado de trabalho. Muitas empresas inclusive estimulam seus funcionários a indicarem pessoas para compor o seu quadro de profissionais. O networking não é apenas uma opção para o sucesso profissional, ele é indispensável na busca de oportunidades no mercado de trabalho.

 

Dicas para construir um networking eficaz

 

Dica 1: Participe de eventos

 

Frequente eventos que tem relação com o sua meta de carreira, onde você terá a possibilidade de se conectar com outros profissionais com os mesmos interesses e objetivos. O ideal é começar a criar uma rede de contatos ainda na faculdade. Quanto mais duradoura e sólida for a relação, maiores são suas chances de receber alguma indicação.

 

Dica 2: Esteja sempre disposto a ajudar o próximo

via GIPHYA base para construir relações sólidas é a troca. Ao ajudar o próximo você estará demonstrando interesse no relacionamento interpessoal em questão e essa pessoa irá sempre lembrar de você quando souber de uma oportunidade. Uma das formas utilizadas é o envio de artigos de interesse para as pessoas da sua rede. Busque fontes de informações confiáveis e compartilhe materiais de interesse com sua rede de relacionamento.

 

Dica 3: Crie uma lista de contatos

 

Liste quais das suas conexões atuais estão atuando ou atuaram em áreas relacionadas ao seu interesse profissional. Considere pessoas que você já conhece e pergunte a elas se conhecem outras pessoas de suas respectivas redes de relacionamento. Comece por professores e funcionários da sua faculdade, juntamente com antigos ou atuais supervisores ou colegas de trabalho, amigos e familiares, colegas e ex-alunos. Use uma planilha para organizar e manter atualizada sua lista de contatos.

 

Dica 4: Use as redes sociais a seu favor

Nos dias atuais as redes sociais aparecem como uma das principais vitrines para o mercado de trabalho. Plataformas como Facebook e Linkedin são utilizadas por diversos profissionais. Elas são utilizadas para buscar conteúdos da sua área de atuação e como fontes de pesquisa do histórico profissional dos candidatos. Portanto, saiba usá-las a seu favor. Seja relevante para sua rede de contatos e constante, afinal quem não é visto não é lembrado.  

 

Dica 5: Crie um plano e faça o primeiro contato

 

O objetivo desse primeiro contato é conseguir informações que podem te levar a outros contatos e dicas sobre vagas/projetos/estágios/oportunidades. Não faça o contato com o objetivo de “conseguir um emprego/estágio”, mas sim como uma forma de “pesquisa do mercado” sobre a sua carreira. Por isso, se prepare com uma lista de perguntas e agende sua conversa.

 

Você pode gostar também

Newsletter

Novidades para sua carreira!

Receba novos artigos e fique informado das novidades.

Teste Grátis

Descubra em qual estágio de carreira você está.

Populares