Capacitação

Descubra como se destacar em uma oportunidade de estágio!

Uma oportunidade de estágio pode ser o ponto inicial para uma carreira de sucesso. É por meio dela que você começa a ganhar experiência e conhece profissionais ligados à área de atuação escolhida.  

Contudo, talvez por ainda ser algo novo e muitas vezes o primeiro contato com o mercado de trabalho — é comum bater certa insegurança na rotina de quem faz estágio. Afinal, como saber se estou correspondendo às expectativas e me saindo bem?  

Precisa de uma ajuda nesta etapa? Então preste atenção nessas dicas que vão fazer você se destacar positivamente.   

Demonstre que sabe aprender  

A sua liderança sabe das suas limitações e irá propor desafios para que você comece o seu desenvolvimento profissional. Logo, não tenha medo de conversar e pedir todas as explicações necessárias para o compreender aquilo que é preciso para as suas tarefas.  

Vale, inclusive, fazer anotações sobre as atividades que são passadas. Assim, se a memória falhar, você pode consultar essas informações sem ter que perguntar vária vezes a mesma coisa.  

Contudo, vale lembrar que o importante é demonstrar que o seu interesse é aprender. Aliás, essa é uma característica que vai acompanhar a sua trajetória profissional. Afinal, estamos em uma época em que a tecnologia proporciona novidades diárias e que impactam o nosso trabalho. Logo, buscar aprendizado é algo fundamental para não se tornar um profissional ultrapassado.  

Tenha proatividade 

A tarefa que estava desempenhando acabou? Então não fique parado (a). Busque a próxima atividade que pode ser feita.  

Isso não quer dizer que você exclua o tempo destinado a um cafezinho ou para uma conversa com os colegas. Tudo isso é importante, mas você está no estágio para aprender, não é mesmo?

Então, busque o próximo desafio ou aproveite para aprender mais sobre as funções oferecidas na empresa.  

Conheça a empresa  

Dedique um tempo a estudar a história da empresa, os cargos oferecidos, o público atendido e as necessidades desses clientes. Isso faz com que você tenha uma visão sistêmica do local onde atua. Consequentemente, se sentirá mais seguro para exercer o seu estágio, conversar com colegas e até mesmo sugerir pontos de melhoria.  

Outro ponto interessante é buscar saber mais sobre a trajetória de carreira daqueles que atuam na sua área.

Procure o perfil dos colegas e da sua liderança no LinkedIn. Da mesma forma, aposte em conversas sobre carreira. A partir disso, você consegue ter uma ideia do que é preciso para se destacar na profisão e preparar o seu currículo da melhor forma.  

Desenvolva Soft Skills  

Além das competências técnicas que você vai aprender durante o estágio e nas aulas da sua Instituição de Ensino, dedique um tempo para conhecer os perfis profissionais que estão ao seu redor. Assim, você terá uma ideia das competências comportamentais (soft skills) exigidas para cada cargo.

Competências comportamentais são aquelas ligadas ao comportamento profissional: capacidade de resolução de problemas, liderança, boa comunicação, etc.  

O importante neste passo é analisar aquelas que você precisa desenvolver para ter sucesso na sua carreira. E lembre-se que essas habilidades podem ser desenvolvidas das mais variadas formas: a partir da prática de esportes, de um trabalho voluntário, de uma série sobre o assunto ou da leitura de materiais de apoio como livros, por exemplo.  

Pense fora da caixa  

estágio - como se destacar no estágio

Você já deve ter ouvido a expressão “pense fora da caixa”, não é mesmo? Ela significa que você deve sempre estar em busca de novos caminhos enquanto realiza as suas atividades.  

Não pense que pela pouca experiência, ainda não é capaz de gerar boas ideias para a sua empresa. Muito pelo contrário, se você seguir os outros passos mostrados, terá grandes chances de contribuir positivamente para a rotina da sua companhia.  

Buscar referências na área, ler muito a respeito e estar ligado às mudanças e notícias do seu setor ajudam a criar um repertório rico. É a partir dele que boas ideias podem surgir!  

Uma carreira de sucesso começa com prática 

A busca por experiências práticas aliadas à teoria ensinada em sala de aula, faz com que você comece a construir um currículo de peso. Essa trajetória será uma aliada na hora de buscar a sua primeira oportunidade depois de conquistar um diploma.  

Quanto mais cedo você buscar formas de experimentar na prática a profissão escolhida, mais chances tem de escolher a área em que se sente mais confortável atuando. Assim, você também espanta de vez qualquer aquela famosa dúvida: será que escolhi a profissão certa para mim? 

Decidindo onde fazer estágio  

Você já sentiu aquela animação para buscar o primeiro estágio, mas não sabe muito bem por onde começar? Defina uma meta de carreira.  

Pode parecer cedo para falar nisso, mas é essa meta que guiará até os seu objetivo. Escolha uma área na qual deseja atuar e vá em busca desse objetivo. Se com o passar do tempo você quiser mudar de área, não tem problema. O importante é que você decida para onde quer ir neste momento. 

A partir dessa decisão, busque empresas que estejam alinhadas ao seu propósito.

Existem ferramentas especializadas que auxiliam os jovens a definir suas metas de carreira. Este é o caso da ferramenta de carreira da CMOV, cujo um dos objetivos é facilitar essa etapa.  

Aproveite e descubra mais sobre a metodologia para construir seu objetivo profissional no nosso site. 

Leia também

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Não vá ainda :)

Conheça em primeira mão os nossos artigos sobre carreira, mercado de trabalho e sucesso profissional! 
EU QUERO
Ao continuar, você está concordando com a nossa política de privacidade
close-link