manter o foco

Volta às aulas: como se preparar para manter o foco durante o semestre

O segundo semestre letivo começou recentemente e você provavelmente já deve ter se feito diversas promessas de se dedicar mais aos estudos e toda aquela história que sempre rola em início de período, não é mesmo? É difícil manter a motivação durante todo o semestre, porém é extremamente necessário manter o foco desde o princípio, principalmente para os jovens que estão próximos de finalizar a graduação e precisam se preparar para ingressar no mercado de trabalho.

Mas para te ajudar a cumprir as promessas dessa vez nós separamos uma série de dicas que podem auxiliar na otimização da sua produtividade e a manter o foco durante o semestre. Então separe papel e caneta, anote tudo o que separamos e esteja preparado para o novo semestre.

 

Novos começos, novas oportunidades

Esse deve ser o seu primeiro pensamento nesse início de semestre. Um novo período é a oportunidade perfeita para você analisar o que tem feito e avaliar o que pode fazer para melhorar ainda mais e chegar mais perto do seu objetivo profissional. E então te fazemos a seguinte pergunta: você tem definido qual é o seu objetivo, onde você quer chegar? Se não, confira a dica a seguir.

 

Defina um objetivo

Faça o seguinte exercício, pare e tente se imaginar daqui a 3 a 5 anos. Onde você se vê profissionalmente? É onde você quer realmente estar? Lembre-se tudo é possível se você realmente se esforçar. E o primeiro passo nesse processo deve ser a definição de um objetivo.

Quando estabelecemos um objetivo, seja em qualquer área da sua vida, fica muito mais fácil alcançá-lo. Pois você já sabe onde você quer chegar, você tem um propósito, logo sua motivação também aumenta. Você deve então estabelecer metas de curto a médio prazo para chegar lá.

Por exemplo, se o seu sonho é seguir carreira organizacional, então  seu objetivo é ser admitido numa grande empresa. Para isso você pode estabelecer metas como: desenvolver competências comportamentais exigidas para esse cargo, aprender uma nova língua, fazer networking, dentre outras.

 

Quer saber como definir um objetivo profissional de forma assertiva? Então você não pode deixar de conferir esse texto com dicas de carreira!

 

Dicas para manter o foco durante o semestre

Vamos apresentar um cenário muito comum entre os jovens universitários: iniciar o semestre com gás total, com mil planos para um novo período, mas conforme o tempo vai passando e as matérias vão acumulando o foco acaba ficando cada vez mais comprometido. E quando já vimos, acabamos não fazendo nada daquilo que nos propomos lá no início. É frustrante, não é mesmo?

Mas não precisa ser assim. Você pode mudar esse cenário e nós vamos te ajudar com algumas dicas importantes para aumentar a produtividade. Confira:

 

Comece algo novo

Como já dissemos anteriormente um novo período é a oportunidade perfeita para novos começos. E que tal começar um projeto novo na faculdade? Participar daquele projeto de extensão que você tem interesse ou se inscrever para o processo seletivo da empresa júnior, por exemplo.

É muito importante que você aproveite o máximo possível tudo o que a faculdade tem a oferecer, pois dessa forma você consegue ter visões diferentes do seu curso. Ou seja, você vai poder ver na prática as várias opções de carreira que você pode seguir após a graduação, encontrar aquilo que mais o motiva, para então seguir uma carreira que vá de acordo com o seu perfil profissional.

Explore novas experiências, elas podem ser o gatilho que estava faltando para você se sentir mais motivado com os estudos. Além disso, essa é a melhor maneira de você desenvolver competências comportamentais, pois é na prática que realmente somos desafiados e conseguimos evoluir pessoalmente e profissionalmente.

 

Estabeleça metas

Quando estabelecemos metas, acabamos nos sentindo mais motivados. Principalmente quando vamos aos poucos alcançando os objetivos traçados.

Por exemplo: que tal uma das metas seja você começar um novo projeto na faculdade? Ou se inscrever para um estágio. Você pode também se comprometer a ler uma certa quantidade de livros durante o semestre ou até mesmo participar de congressos para criar uma rede de networking. Estabeleça prazos para cada uma dessas metas e se comprometa a cumpri-los.  

Conforme você for alcançando cada uma dessas metas, você pode estabelecer novos desafios e com certeza você se sentirá mais animado com os estudos.

 

Gerenciamento de tempo

Um dos principais empecilhos para uma boa produtividade é quando não conseguimos gerenciar bem o nosso tempo. Acabamos querendo fazer muita coisa ao mesmo tempo e não focamos naquilo que realmente importa. Nossa primeira dica é: estabeleça prioridades na sua rotina. O que é realmente urgente? O que você pode deixar para depois?

Dessa forma você vai conseguir focar em cada tarefa e se sentir mais produtivo. Existem diversas técnicas que podem ajudá-lo a gerenciar melhor o seu tempo, uma delas é a técnica pomodoro.

A Técnica Pomodoro é uma metodologia simples de gerenciamento de tempo. Ela funciona da seguinte maneira: você deve utilizar um cronômetro e dividir seu tempo de estudos em blocos de 25 minutos e separá-los por breves intervalos, de 3 a 5 minutos, essas pausas irão ajudar a aumentar a sua agilidade mental.

Saiba mais como praticá-la no site do Guia do Estudante.

Você pode gostar também

Newsletter

Novidades para sua carreira!

Receba novos artigos e fique informado das novidades.

Teste Grátis

Descubra em qual estágio de carreira você está.

Populares