Dinâmica de grupo online? Veja como funciona!

Depois de um tempo suspensos, os programas de estágio e trainee retornaram com força total.  Os processos seletivos, que antes se dividiam em uma parte online e outra presencial, se firmaram, após a pandemia do covid-19, com uma proposta 100% online. As etapas de inscrições, testes, vídeos e entrevistas já eram realizadas de forma virtual, inclusive já falamos sobre isso em outro artigo aqui do blog. No entanto, uma etapa que acontecia de forma presencial, agora tem sido realizada também de forma online: estamos falando da dinâmica de grupo.

Pois é! As dinâmicas de grupo também foram adequadas ao modelo online e tiveram que ser implementadas nos processos seletivos de grandes empresas.

Por se tratar de uma “novidade”, muitas dúvidas surgem a respeito desse modelo. Por exemplo: como são realizadas as dinâmicas de grupo online? Como vou interagir com os outros candidatos? Como serei avaliado?

Se você tem dúvidas sobre esse assunto, fique tranquilo! Você veio parar no lugar certo! Acompanhe o artigo porque vamos explicar os pontos mais importantes sobre as dinâmicas de grupo online.

O que são e para que servem as dinâmicas de grupo

Antes de falar sobre o modelo online, vamos explicar rapidamente o que são dinâmicas de grupo. As dinâmicas de grupo costumam ser a fase mais temida pelos candidatos que participam de programas de Estágio ou Trainee. Essa etapa, geralmente, tem o objetivo de avaliar o seu perfil comportamental e também de saber como você se comporta em determinadas situações.

Em linhas gerais, a dinâmica de grupo acontece através de desafios ou atividades fictícias. Elas simulam o ambiente de trabalho e a rotina da função para a qual o candidato está aplicando. Por isso, as empresas gostam tanto de utilizar a dinâmica de grupo: ela ajuda o recrutador a entender os traços da personalidade dos candidatos.

Isso porque, num ambiente mais descontraído e situacional, as reações aos desafios aparecem com maior naturalidade e, assim, são analisadas diversas competências. Por exemplo: relacionamento interpessoal, pensamento estratégico, resiliência, inovação, liderança, dentre outras.

A nova Dinâmica de grupo –  online

Agora que você já entendeu o que são e para que servem as dinâmicas de grupo, vamos falar sobre pontos importantes da dinâmica online.

O modelo online também serve para avaliar e identificar características do comportamento do candidato. Um formato bem bacana que tem sido utilizado no início da atividades da dinâmica de grupo pelas organizações é o pitch pessoal.

Pitch é uma forma de apresentação curta e direta, muito utilizada por empreendedores que desejam atrair investidores para o seu negócio. Nessa linha, os empreendedores devem focar numa estratégia de venda da sua ideia, e fazer isso em poucos minutos.

O pitch pessoal também consiste numa apresentação, mas o “produto” ou a “ideia”, neste caso, é você. Assim, você deve estruturar uma fala sobre quem é você, contando suas principais vivências e motivações de forma interessante. O recrutador pode colocar você e outros candidatos numa sala virtual onde cada um vai ter 2 ou 3 minutos para esta apresentação.

Além disso, é possível que haja uma pergunta surpresa, que deve ser respondida durante o seu pitch.

Dicas para dinâmica de grupo online

Apesar de estarmos falando sobre dinâmicas de grupo online, as dicas comportamentais seguem, praticamente, a mesma linha. É importante, no entanto, atentar para condições do ambiente. Veja:

  • Garanta que você esteja num local com boa conexão e que não será interrompido, nem terão barulhos que poderão prejudicar sua interação. 
  • Prepare um pitch pessoal previamente. Escreva num papel e treine com um cronômetro.
  • Destaque-se. Pense em ideias e soluções inovadoras.
  • Durante a dinâmica de grupo, de forma alguma corte a fala de outros candidatos, nem tente falar mais do que os outros.
  • Seja natural, saiba o momento certo de se posicionar e seja assertivo na sua fala. Fale com certeza.
  • Seja flexível com as ideias das outras pessoas. Saber ouvir é uma característica muito importante.
  • Lembre-se que o mais importante é  o processo, não o resultado da atividade em si. Você será avaliado durante o processo, não somente pelo resultado final do trabalho.
  • Atenção, apesar de ser uma atividade em grupo, a avaliação é individual.
  • Finalmente, arrume-se como se estivesse indo participar de uma dinâmica presencial.

Conclusão

A pandemia mudou a forma de fazer muitas coisas, acelerando ou transformando formatos estabelecidos. 

Isso significa que as dinâmicas de grupo passarão a ser realizadas de modo virtual? Mesmo depois que tudo voltar ao normal? Não sabemos! Cada processo seletivo tem seus detalhes e as empresas podem sim, mesmo após a pandemia, querer utilizar dinâmicas online em seus processos para seleção de estagiários e trainees.

O seu papel é prepara-se para qualquer que seja o modelo escolhido. Certo? Esperamos que tenha gostado das nossas dicas! E se você estiver buscando um apoio mais profundo para a sua carreira, conheça a Plataforma de Carreira da Cmov.

Você pode gostar também