Reservar vagas exclusivas para jovens negros em sua empresa não será suficiente. É preciso ir além!

A diversidade e a inclusão social no ambiente organizacional são vitais. E cada vez mais, com o aumento das discussões sobre o assunto, essa realidade está sendo percebida pelas empresas. 

Temos visto muitas empresas atuando de forma contundente na inclusão de pessoas historicamente excluídas em seus processos seletivos. Vagas são criadas especificamente para esse público. Mas o quanto essas ações são realmente suficientes e efetivas?

Apesar dessas iniciativas irem ao  encontro da possibilidade de uma maior inclusão, sabemos que elas não serão suficientes.

O objetivo maior e que realmente fará sentido, é a possibilidade desses jovens conseguirem se manter nessas organizações e construírem trajetórias de carreira de sucesso. Onde, por exemplo, indicadores como o  % de liderança negra dentro das organizações passem a ser realmente representativos.

Como tornar a inclusão e diversidade uma realidade dentro das suas organizações é um dos grandes desafios dos gestores de RH.

O papel das empresas para mudar essa realidade

Para a inclusão ser realmente efetiva, as empresas vão precisar ir mais adiante e passar também pelo investimento na preparação desses jovens, mesmo antes dos seus processos seletivos.

O número de jovens desempregados aumenta a cada ano e um dos grandes motivos apontados para isso é que eles não estão realmente preparados para o que o mercado precisa. Se esse número inclui jovens que estão saindo das universidade brasileiras, imagina aqueles cuja vida os impede de conseguir acessá-las.

Infelizmente, grande parte desses jovens brasileiros não aprende na escola, os conceitos, práticas e experiências que são exigidos pelos processos seletivos e mercado de trabalho. Eles não sabem o que precisam para aumentar sua empregabilidade.

Neste cenário, algumas empresas começam a investir também numa frente de capacitação desses jovens, não somente os que passam nos seus processos seletivos, mas também todos aqueles que não foram aprovados.  Essas iniciativas possibilitam que os jovens entendam onde e como podem estar mais preparados para o mercado de trabalho. 

As empresas passam a apoiar esse desenvolvimento, independente de onde esteja a próxima vaga a ser conquistada.

Um caso de sucesso 

Um exemplo que demonstra o quanto as ações de desenvolvimento estruturadas realmente funcionam para facilitar o acesso ao mercado de trabalho, foi contada para nós esta semana no delicioso e enriquecedor bate papo que tivemos com Kelly Baptista. 

Kelly é uma mulher que representa o exemplo da história da necessidade de superação que é imposta a todas as mulheres pretas, pobres e nascidas na periferia que, com sua determinação e apoio da mãe – que não mediu esforços pessoais e financeiros na sua educação -, possibilitou que essa filha hoje se tornasse uma super executiva de uma grande empresa.

Kelly nos relatou sobre seu lindo projeto junto a uma grande empresa, onde a partir do apoio em ações de desenvolvimento, possibilitou a aprovação e acesso de um grupo de meninas negras e da periferia a uma grande empresa brasileira. 

Para Kelly, um dos pontos chaves para aumentar essa inclusão é através do apoio ao desenvolvimento das competências comportamentais, muito requeridas e principal diferencial para o mercado de trabalho. 

A parte boa de toda essa história que começa a ser construída é que hoje temos muitas “Kellys” que, com seus próprios exemplos reais, conseguem trazer para dentro das organizações um olhar mais humano e inclusivo. E são com elas que precisamos aprender. 

Há várias histórias muito bonitas para serem contadas, de como através de um olhar mais inclusivo e ações específicas de desenvolvimento, muitas “Kellys” estão conseguindo começar a contar lindas histórias de suas trajetórias de carreira de sucesso.

Como a Cmov pode ajudar nesse caminho

Sempre tivemos um grande sonho – atuar na empregabilidade de um número cada vez maior de jovens. 

Apoiar os jovens na definição do seu objetivo de carreira e acesso ao mercado de trabalho sempre foram os principais objetivos para a Cmov. Ao longo dos 2 anos de lançamento da plataforma da Cmov temos tido muito sucesso com os resultados obtidos e a linda avaliação e depoimentos dos jovens sobre a plataforma, nos fazem acreditar que, mesmo sempre podendo melhorar, estamos no caminho certo. 

Sabemos que, infelizmente, esse caminho não é simples e que uma das maiores dificuldades é uma maior inclusão de jovens nos rigorosos processos seletivos e, consequentemente, no seu acesso ao mercado de trabalho. 

No entanto, acreditamos que, através do apoio estruturado no seu desenvolvimento, as possibilidades de sucesso irão aumentar. Nesse caminho a única certeza que temos é que queremos fazer parte dessa transformação. Através da nossa plataforma de carreira, continuaremos aprendendo e apoiando cada vez mais instituições nessa jornada de inclusão e empregabilidade. 

Quer seguir mais dicas sobre carreira? Acompanhe a CMOV no LinkedInFacebook e Instagram.

 

 

Publicado originalmente no Linkedin. Acesse em: https://www.linkedin.com/pulse/reservar-vagas-exclusivas-para-jovens-negros-em-sua-empresa-fuks/

Você pode gostar também