Comunicação/Entrevista Notícias

Entrevista de emprego: conheça os diferentes tipos e esteja preparado!

tipos de entrevista de emprego

A entrevista de emprego é geralmente a fase que mais assusta os candidatos no processo seletivo. Isso acontece devido a imprevisibilidade do que será perguntado. E você sabia que ainda existem diferentes tipos de entrevista, com objetivos distintos?

Isso mesmo. Mas afinal, como estar preparado quando você não sabe nem como será avaliado?

Nós vamos te ajudar. Vamos apresentar quais são os tipos de entrevista de emprego mais comuns atualmente. Além disso, vamos te dar algumas dicas de como estar preparado para qualquer situação e mandar bem em qualquer avaliação.

 

Entrevista técnica

Na entrevista técnica o objetivo é testar se o candidato apresenta os conhecimentos técnicos necessários para a vaga em questão. É avaliada a experiência prática que o candidato tem em relação a vaga. Nesse caso pode ser que o candidato tenha que fazer alguma prova prática ou avaliação para testar seus conhecimentos para o cargo.

Ela normalmente é conduzida pelo “dono da vaga”, ou uma pessoa indicada por ele, alguém que entende as necessidades da função.

Nossas Dicas!

Neste tipo de entrevista de emprego o mais importante é você demonstrar segurança para deixar claro qual são suas habilidades técnicas. Mostre que você é um profissional que está constantemente em busca de atualizar seus conhecimentos, alguém que preza por resultados e entregas diferenciadas.

Aponte situações onde você teve que demonstrar algum conhecimento que seja importante para a vaga em questão. E aqui estamos nos referindo também às competências comportamentais, além da parte técnica, é claro.

 

Entrevista por competência

Esse é o tipo de entrevista mais comum para a seleção de candidatos em grandes organizações. Aqui o principal objetivo é avaliar as competências comportamentais. Ou seja, avaliar se a atitude, habilidade e conhecimento dos candidatos estão alinhadas com a cultura e objetivos da empresa e da vaga pelo qual ele está concorrendo.

Ela geralmente é conduzida por um profissional de RH, que vai ser capaz de utilizar técnicas para avaliar o perfil comportamental do candidato com mais assertividade.

O recrutador vai buscar conhecer mais sobre cada candidato, sobre suas experiências anteriores. E também utilizar estratégias para saber como o candidato age em determinadas situações e como ele se portaria em outras hipotéticas.

entrevista de emprego por competência

 

Nossa dica!

Esteja preparado para perguntas e questionamentos sobre suas atitudes em situações específicas. Por exemplo, é muito comum surgirem perguntas como: “Cite uma situação que você teve que tomar uma decisão importante e não tinha muitos elementos para o fazê-lo?” Ou ainda: “Você já esteve em algum projeto onde você precisou inovar de alguma forma? Qual foi o seu posicionamento nessa situação?”

Lembre-se, em todos os casos, nunca minta em suas respostas. Mesmo que você nunca tenha passado por determinada situação, em hipótese alguma minta, pois isso pode ser descoberto pelo recrutador, o que vai acabar com todas as suas chances de conseguir a vaga.

 

 

Entrevista Coletiva

É quando a empresa opta por realizar a entrevista de vários candidatos ao mesmo tempo. Esse tipo de entrevista é mais comum para vagas de trainee ou estágio ou quando o recrutador tem pouco tempo e muitos candidatos, porém essa técnica não é utilizada para níveis de liderança.

Essa é uma estratégia utilizada para se fazer uma primeira triagem dos candidatos e normalmente ela é seguida por uma entrevista individual ou alguma  outra técnica de seleção complementar.

Nossa Dica!

Na entrevista coletiva é importante saber passar uma boa impressão. Seja autêntico e não tenha receio de expor suas opiniões. Mas é importante também saber respeitar o momento do outro candidato, nunca corte a fala do outro.

Mostre seu potencial, que você é capaz de agregar, seja com habilidades de liderança, proatividade, criatividade. Enfim, certifique-se de evidenciar o seu diferencial.

 

Estudo de caso

É quando o recrutador coloca alguma situação-problema para que o candidato proponha alguma solução. O entrevistador pode ou não apresentar um caso real e o candidato deve apresentar uma análise e solução para o problema.

Nossa Dica!

Inove, pense fora da caixinha. Ideias criativas são sempre muito bem vistas pelos recrutadores. Porém, é preciso propor uma solução realista e com o máximo de detalhes possível para solucionar a questão.

Mostre qual seria o seu passo a passo para chegar até a solução, quais ferramentas você utilizaria para isso, quem estaria envolvido nesse processo e por aí vai.

 

Entrevista de triagem

Esse tipo de entrevista seria quase como uma pré-seleção. É uma etapa ainda bem inicial, usada para quando os recrutadores identificam vários candidatos com o perfil para a vaga.

A triagem tem objetivo, portanto, de avaliar a fidelidade daquilo que foi apresentado nas etapas anteriores (currículo, questionários), para então selecionar os profissionais mais alinhados com a empresa.

Nossa Dica!

Mantenha contato visual com os recrutadores, pode parecer bobo, mas é algo que passa segurança e pode fazer toda diferença. Seja preciso e objetivo em suas respostas, não divague demais.

Nunca fale mal de experiências anteriores e sempre aponte algo que aprendeu durante aquele período. E para toda entrevista de emprego é essencial que você  se prepare e pesquise informações sobre a empresa previamente.

Se você está procurando uma vaga de trainee não deixe de conferir essa lista com os principais processos seletivos abertos.

Leia também

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Não vá ainda :)

Conheça em primeira mão os nossos artigos sobre carreira, mercado de trabalho e sucesso profissional! 
EU QUERO
Ao continuar, você está concordando com a nossa política de privacidade
close-link