Comunicação/Entrevista Notícias

7 erros em uma entrevista de emprego e como solucioná-los

Dicas de Entrevista

Poucas situações deixam a sensação de um vazio tão grande em um candidato como aquelas em que ele percebe que cometeu um ou mais erros em uma entrevista de emprego.

É como desperdiçar um pênalti. Você fez uma partida maravilhosa, mas na parte que depende exclusivamente de você, a bola bate na trave  — vai para fora.

Como em uma partida de futebol, não é apenas uma questão de ficar na frente do gol. O jogador precisa aplicar técnicas e treinar muito as suas habilidades para poder marcar. E para evitar erros em uma entrevista de emprego, não é diferente.

Neste post, selecionamos 7 erros comuns cometidos durante esta etapa do processo seletivo e soluções para você se dar bem na próxima entrevista. Afinal, depois de ter o seu currículo selecionado, você não vai desperdiçar a chance de conquistar a vaga que tanto quer, não é mesmo?

1. Pecar nas competências necessárias

Por mais que você domine a parte técnica da sua área, as empresas muitas vezes buscam o que chamamos de competência comportamental. É uma soma dos seus conhecimentos, habilidades e atitudes.

Para descobrir se o candidato tem as competências necessárias para o cargo, o recrutador faz algumas perguntas específicas ou simplesmente pede pra que conte sobre determinada experiência.

Um dos erros em uma entrevista de emprego é exatamente não se preparar buscando exemplos fortes para dar como resposta.

Dica: como se sair bem

Antes da sua entrevista, analise quais as habilidades comportamentais podem ser exigidas para a vaga pretendida. Prepare exemplos práticos de acordo com as suas experiências e pelos quais você possa demonstrar aquela competência.

Lembre-se de mostrar o peso da sua responsabilidade e como você saiu da situação.

2. Ter poucas informações sobre a empresa

Antes de participar da sua entrevista é preciso fazer o seu dever de casa. Isto inclui pesquisar tudo que você conseguir sobre a empresa, os valores, o mercado em que ela atua e os projetos mais importantes.

Caso você não domine todos estes itens se torna difícil oferecer respostas completas e aproveitar oportunidades de demonstrar seu interesse pela vaga e/ou empresa.

Pesquise em sites, redes sociais e tenha o Google como seu amigo para buscar essas informações. Uma vez que você conhece mais sobre o local no qual pretende trabalhar, fica mais fácil contextualizar a sua entrevista com exemplos e colocações pertinentes.

Dica: como se sair bem

Os recrutadores sempre perguntam se os candidatos têm alguma dúvida sobre a vaga, mas você só vai conseguir interagir de forma conveniente se tiver feito a sua pesquisa.

3. Não prestar atenção na descrição da vaga

Da mesma forma que é importante estudar a empresa, é imprescindível que o candidato esteja atento aos detalhes da vaga que está sendo oferecida.

Uma vez que você dominar este item, evitará situações que o coloque em uma saia justa. Um bom exemplo é pensar no caso de um dos seus pontos fracos ser exatamente algo necessário para o cargo.

Dica: como se sair bem

Você nunca deve mentir na sua entrevista, correto? Se falta algo, você poderá focar em outras competências com a mesma importância e nas quais você seja realmente bom. Além, é claro, de mostrar que está trabalhando para melhorar o ponto que precisa ser ajustado.

4. Falar demais ou perder a objetividade

Se por um lado você tem elementos suficientes para desenvolver uma conversa contextualizada sobre a vaga de emprego ou estágio, por outro, você precisa manter a objetividade.

Entre os erros em uma entrevista de emprego que podem fazer o seu esforço ir por água abaixo está aquele momento em que o candidato tenta mostrar que sabe tudo de uma só vez, falando sem parar.

Fique atento principalmente se você for uma pessoa ansiosa. Escute, absorva, fale, faça pausas e respire.

Dica: como se sair bem

Existe uma dica matadora para a hora da sua entrevista: toda vez que estiver contando uma história, lembre de perguntar ao recrutador se o seu ritmo está bom e se pode continuar assim.

Preste atenção ao feedback. Assim será possível ter uma noção de que a conversa está fluindo, se você está sendo claro e direto ou se a entrevista está monótona.

5. Ficar preocupado em esconder o nervosismo

erros em uma entrevista de emprego

Ficar nervoso é normal. Não fique preocupado em tentar esconder, pois você pode gerar ainda mais ansiedade. Os recrutadores sabem que esta é uma situação difícil porque você está sendo avaliado. Logo, não fique com receio de demonstrar algo que é completamente humano.

Dica: como se sair bem

Use a empatia de quem está avaliando a seu favor. Se for necessário, explique que está nervoso e peça uma pausa para respirar. Trabalhe para dominar a situação e retome de onde parou.

O que você não pode deixar é que o nervosismo tome conta de todo o processo.

6. Focar apenas no resultado

Principalmente em dinâmicas de grupos e entrevistas que envolvam estudos de caso, é muito comum que os candidatos se preocupem com o resultado do que vão apresentar.

Não que ele não seja importante, mas você será avaliado majoritariamente pelos caminhos que tomou para chegar àquela decisão. Além disso, a postura adotada ao longo do processo diz muito sobre a maneira de trabalhar do candidato.

Dica: como se sair bem

Faça as perguntas necessárias para desenvolver e embasar seus planos, expresse suas opiniões, colabore com o seu grupo e seja criativo. Muitas vezes os erros em uma entrevista de emprego ocorrem porque o candidato coloca o resultado à frente da lógica.

7. Oferecer respostas rasas

O recrutador está em busca de pessoas que ofereçam um diferencial. Mostre isso nas suas respostas, oferecendo exemplos claros e aplicados as suas habilidades que se encaixam no perfil da vaga.

Dica: como se sair bem

Ao invés de responder que você deve ser contratado porque preenche todos os requisitos, explique e exemplifique as suas competências por meio das suas experiências.

Como evitar erros em uma entrevista de emprego

Quando você é chamado para um entrevista, significa que o seu currículo e a sua experiência fizeram sentido. É hora de marcar o seu ponto.

Um dos principais fatores que geram insegurança nos candidatos é o fato de não ter certeza do que esperar de uma entrevista de emprego ou estágio. Mas embora este processo tenha uma dose de imprevisibilidade, é possível se preparar por meio de técnicas específicas.

Você sabia que existem diferentes formas utilizadas pelos recrutadores para avaliar os candidatos? Entre as mais utilizadas podemos citar:

  • Entrevista técnica
  • Entrevista coletiva
  • Entrevista por competência
  • Entrevista de triagem

Agora que você já sabe como evitar os principais erros cometidos durante este processo, chegou o momento de dar o próximo passo. Aproveite e veja as nossas dicas de como se preparar de forma adequada e se sair bem em cada tipo de entrevista.

Leia também

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Não vá ainda :)

Conheça em primeira mão os nossos artigos sobre carreira, mercado de trabalho e sucesso profissional! 
EU QUERO
Ao continuar, você está concordando com a nossa política de privacidade
close-link