escolha de carreira

Importância dos pais na escolha de carreira dos filhos

Quem tem filho provavelmente já se fez o seguinte questionamento: qual a importância dos pais na escolha de carreira dos filhos? A posição dos pais é um tanto quanto conflitante nesse momento, afinal, até que ponto interferir nessa decisão? Como de fato é possível ajudá-los nessa escolha?

Não existe uma receita a seguir. Mas os pais podem sim ajudar e orientar seus filhos durante sua trajetória profissional. Continue a leitura e confira algumas dicas que preparamos de como os pais podem ajudar na escolha de carreira dos filhos.

 

Estimule interesses e competências desde criança

Quando olhamos para o mercado de trabalho atualmente, um fator se torna indispensável na preparação para os desafios que serão encontrados é o desenvolvimento das chamadas Competências Comportamentais.

Profissionais que possuem visão sistêmica, criatividade, capacidade de trabalhar bem em grupo, dentre outras competências comportamentais, são cada vez mais valorizados pelo mercado que busca pessoas capazes de lidar com os desafios da rotina de trabalho e estejam alinhados com os valores das organizações.

Portanto, o quanto antes os jovens desenvolverem essas competências mais preparados vão estar para o mercado de trabalho. Os pais como figura de referência dos filhos podem estimular esse desenvolvimento. Mas como, você deve estar se perguntando. Simples: com experiências que possibilitem a vivência na prática dessas habilidades. Tais como participar de trabalhos voluntários, de seminários, práticas esportivas, dentre outros. Estimule seu filho a experimentar o quanto antes, a vivenciar seus interesses, a buscar diferentes possibilidades para que ele possa ter certeza de escolher a carreira certa a seguir.

 

Veja aqui o que é importante saber sobre competências comportamentais!

 

Esteja aberto ao diálogo

O suporte familiar é muito importante durante essa fase onde os jovens se encontram na posição de tomar decisões importantes para o seu futuro. Portanto, esteja presente durante o processo de escolha de carreira dos filhos. Evite pressioná-los quanto ao assunto, mas esteja sempre aberto ao diálogo, dando conselhos quando necessário. Oriente-o com base em sua experiência de vida, mas não esquece que a escolha e decisão final deve ser sempre deles, pois as  “verdades” do passado talvez não sejam as mesmas do futuro.

Converse com eles sobre a importância do entendimento da diferenciação entre profissão e carreira. Ajude-os a entender que a  profissão é apenas uma parte da construção de uma carreira e esta começa no primeiro dia de aula da faculdade e não quando está perto da formatura.

 

Esteja sempre ao lado deles, oriente e vise metas para o futuro

É comum os jovens se sentirem pressionados quando o assunto é carreira profissional. São muitas decisões a serem feitas, muitas possibilidades. Insegurança e incerteza são comuns, mas como você lida com elas é que vai definir seu futuro profissional.

É possível ajudar na carreira dos filhos estimulando para que eles definam metas para o futuro. A definição de um objetivo profissional é extremamente importante para facilitar a construção da carreira, pois quando se sabe onde quer chegar, fica mais fácil encontrar meios para facilitar esse caminho. E então chegamos a nossa próxima dica.

 

Veja também: Dicas para ajudar na definição do objetivo profissional.

Busque ajuda de especialistas

Definir um objetivo, ou seja, traçar uma meta profissional, pode ser um desafio para os jovens durante essa etapa da vida, onde ele se vê em meio a diversas decisões importantes. Mas não precisa ser assim.

Você sabia que existem no mercado ferramentas que auxiliam na orientação de carreira dos jovens? A Cmov é uma das empresas que ajudam os jovens na definição de seu objetivo profissional e no acesso ao mercado de trabalho. Com o objetivo é de disponibilizar num único local todas as soluções para a construção de uma carreira de sucesso.

Através de uma ferramenta prática, o jovem tem a possibilidade de desenvolver o autoconhecimento, encontrar as áreas profissionais de maior aptidão e definir meios para alcançar o seu objetivo de carreira. Quer saber mais? Acesse nosso site e ajuda na trajetória de carreira dos filhos!

Você pode gostar também