Etapas de um processo seletivo

Você sabe quais são as etapas de um processo seletivo? Quantas vezes você já deixou de se inscrever em um programa de estágio ou trainee de alguma organização, antes mesmo de tentar entender como eles funcionam?

“Ah, é muito demorado”, “É muito difícil”, “Eu não vou conseguir”, “São muitos candidatos”, “São muitas fases”… E por aí vai. A lista de desculpas para não se inscrever é enorme. Mas não precisa ser assim! Entendemos que participar de um programa de processo seletivo é um desafio. No entanto, é possível passar por ele e chegar ao final se você se preparar para isso.

Esse artigo foi feito exatamente para você que deseja entender, de uma vez por todas, quais são as etapas de um processo seletivo de uma empresa e como fazer pra mandar bem nele.

Vamos lá?

 

Quais são as etapas de um processo seletivo e o que acontece em cada uma delas?

Cada vez mais inovadores e criativos, os processos seletivos têm adotado etapas mais flexíveis e dinâmicas para avaliar os seus candidatos. Dessa forma, a estrutura das etapas pode mudar de acordo com a metodologia da organização, mas o conceito de cada uma não varia tanto.

Para exemplificar, montamos uma tabela para que você consiga enxergar as diferenças e semelhanças entre alguns dos processos seletivos mais concorridos do Brasil. Veja, em linhas gerais, como eles ocorrem:

A partir desse quadro, dá pra perceber que as etapas variam, mas as diferenças são poucas. E tem um detalhe: algumas etapas são realizadas simultaneamente. Por exemplo, na Stone, o questionário sobre a vida, o vídeo e os testes online compõem uma etapa só. Fizemos a divisão apenas para que fique mais fácil de visualizar.

Outro detalhe importante: as etapas finais de day challenge, painel de negócios, entrevista com gestores, dinâmica etc são, normalmente, realizadas de forma presencial. No entanto, por conta da pandemia do novo coronavírus, o covid-19, essas fases têm acontecido de forma remota.

Em resumo, essas são as principais etapas de um processo seletivo: 

  • Inscrições
  • Testes online
  • Game online
  • Vídeo / Entrevista online
  • Dinâmica de grupo
  • Entrevista / Painel de negócios

 

Inscrições

A primeira etapa de um processo seletivo é a fase de inscrições e, portanto, não tem tanta diferença de uma organização para outra. Para isso, as empresas utilizam, em sua maioria, uma plataforma de inscrição para que você coloque os seus dados pessoais.

Atenção: é comum nessa etapa que as empresas peçam todas aquelas informações sobre escolaridade, fluência em idiomas, cursos, experiências etc. Ou seja, o seu currículo. A partir das informações coletadas, um filtro já é aplicado e muitos candidatos são eliminados. Por isso, capriche na elaboração de um currículo bem bacana. Não sabe como fazer? Veja aqui nesse artigo o segredo por trás de um currículo ideal.

 

Testes online

A fase de testes é online é aquela em que o recrutador avalia, basicamente, habilidades e conhecimentos técnicos do candidato. Nesse caso, costumam aparecer nos testes perguntas de raciocínio lógico, português, inglês, atualidades e também algumas perguntas que tem o objetivo de analisar qual o seu perfil comportamental.

Cuidado: as empresas podem adotar essa fase como eliminatória. Logo, é preciso realizar os testes com bastante atenção.

 

Game online

Uma novidade entre as etapas, as empresas têm investido na fase de jogos como uma forma de analisar o perfil de seus candidatos. Aqui, as perguntas são formuladas para tentar entender um pouco sobre as motivações, personalidades e características dos jovens.

Ela pode ser composta por apenas um ou vários games e sua estrutura varia dependendo da metodologia de cada empresa. No entanto, normalmente os games em processos seletivos são compostos por simulações do ambiente de trabalho. Afinal, a intenção é identificar habilidades que os candidatos colocariam em prática se estivessem vivenciando determinadas situações.

Vídeo online / Entrevista online

Graças à facilidade de acesso à tecnologia, necessidade de tornar o processo seletivo mais ágil, e também de entender e conhecer mais os candidatos, os recrutadores passaram a incluir o envio de vídeos / entrevista online como uma das etapas do processo seletivo da empresa.

Quando é solicitado o envio de um vídeo, ele pode ser requerido, basicamente, em dois formatos: apresentação pessoal ou desafio. Falamos tudo sobre esses dois modelos nesse artigo aqui! Vem ver 🙂

No caso de uma entrevista online, o formato é o mesmo de uma entrevista presencial. O que muda são o cenário e o contato porque as perguntas e os assuntos são, basicamente, os mesmos.

Sobre essa etapa tão importante, atenção! Existem vários cuidados que você precisa tomar no momento da gravação / ao vivo. Por exemplo, questões de iluminação, roupa, cenário, áudio, formato da filmagem… Veja todas as dicas e um passo a passo poderoso para mandar bem.

 

Dinâmica de grupo

As dinâmicas de grupo costumam ser a fase mais temida pelos candidatos. Essa etapa, geralmente, tem objetivo de analisar o seu perfil comportamental e também de saber como você se comporta em determinadas situações.

Em linhas gerais, a dinâmica de grupo acontece através de atividades que simulam o ambiente de trabalho e a rotina da função para a qual o candidato está aplicando. Por isso, as empresas gostam tanto de utilizar a dinâmica de grupo. Ela ajuda o recrutador a entender os traços da personalidade dos candidatos.

Num ambiente mais descontraído e situacional, as reações aos desafios aparecem com maior naturalidade e, assim, são analisadas diversas competências. Por exemplo: relacionamento interpessoal, pensamento estratégico, resiliência, liderança, dentre outras

Veja algumas dicas muito importantes para essa etapa do processo:

  • Destaque-se. Pense em ideias e soluções inovadoras.
  • De forma alguma corte a fala de outros candidatos, nem tente falar mais do que os outros.
  • Seja natural, saiba o momento certo de se posicionar e seja assertivo na sua fala. Fale com certeza.
  • Seja flexível com as ideias das outras pessoas. Saber ouvir é uma característica muito importante em grandes líderes.
  • Lembre-se que o mais importante é  o processo, não o resultado da atividade em si. Você será avaliado durante o processo, não somente como você e seu grupo apresentaram o resultado.
  • Atenção: apesar de ser uma atividade em grupo, a avaliação é individual.

 

Entrevista / Painel de negócios

A entrevista com os gestores da empresa costuma ser a última etapa do programa. Esse é o momento de você “vender seu peixe”. Seja estratégico em suas colocações e apresente quais são suas maiores qualidades que podem ser úteis para a empresa. Lembre-se, o recrutador vai buscar referências para saber se você se enquadra na cultura organizacional da empresa.

Uma importante dica para você se dar bem numa entrevista: pesquise antes sobre a empresa, sobre os projetos que desenvolveu ou desenvolve, quais são seus valores, missão e visão. Assim você consegue demonstrar interesse e estará mais preparado para perguntas como “por que você quer trabalhar aqui?”, por exemplo.

Se você quiser saber como mandar bem mesmo nessa etapa, veja aqui 10 dicas de como mandar bem na próxima entrevista de emprego.

 

Chegamos ao fim, mas…

É importante que você entenda uma coisa: cada processo seletivo tem seu objetivo. E cada empresa tem seu “fit cultural” e busca um perfil específico para sua área/vaga – relacionado a este fit. Acredite: não existe uma receita de bolo de um programa de estágio/trainee, assim como não há candidato melhor ou pior que outro. Por outro lado, o que, de fato, existe, são candidatos que estão dentro daquilo que a empresa busca.

Dessa forma, é fundamental sermos nós mesmos e fazer o que acreditamos. Assim, se somos escolhidos, significa que os nossos objetivos de vida e ideais estão em harmonia com a cultura da empresa.

Por fim, preste atenção numa última dica para processo seletivo: aprenda com os processos em que você não for aprovado. Ou seja, tente entender onde você errou e em qual fase isso aconteceu. Afinal, esse retorno é muito importante para que você compreenda onde precisa melhorar e, assim, ficar mais preparado para os próximos!

Você pode gostar também