Capacitação

Experiência durante a faculdade: aumente suas chances no mercado de trabalho

experiência durante a faculdade

O pior erro que um estudante pode cometer é sair da faculdade sem ter experimentado antes de se formar as possibilidades que o mercado tem a oferecer. É muito importante investir na sua experiência durante a faculdade, explorá-las para que você chegue mais preparado no mercado de trabalho.

Mas como fazer isso, você deve estar se perguntando. Como aproveitar esse tempo dentro da faculdade para investir na sua formação profissional ao mesmo tempo em que foca na parte acadêmica?

 

Por que aumentar minha experiência durante a faculdade?

Esse é o momento que os jovens têm para testar suas diferentes possibilidades de carreira. Isso porque quando ele entra na faculdade ele está definindo sua profissão, mas não a carreira em si.

Portanto, quando ele entra no curso superior ele percebe que as suas opções de carreira são enormes. Por exemplo, ele pode optar por seguir carreira acadêmica, fazer um concurso público, trabalhar em alguma organização, dentre outras.

E como decidir então qual rumo dar a sua carreira em meio a tantas opções? Simples. Investindo em experiências durante a faculdade que vão lhe dar a vivência dessas possibilidades.

Dessa forma, você vai realmente testar o que a sua profissão tem a oferecer. E finalmente encontrar qual a área onde você tem maior aderência, aquela onde você mais se destaque e que mais brilha os seus olhos.

 

Os 5 perfis profissionais

Dentro de qualquer profissão existem 5 principais perfis profissionais. São eles: Perfil Acadêmico, Empreendedor, Profissional Liberal, Organizacional e Servidor Público.

Independe da faculdade que decidiu cursar, você pode direcionar sua carreira para qualquer um desses caminhos. Veja alguns exemplos de como você pode explorar cada um desses perfis ainda na faculdade.

  • Perfil Acadêmico: na graduação existem inúmeros projetos que permitem a vivência acadêmica enquanto carreira. Você pode optar por realizar monitoria ou algum projeto de iniciação científica.
  • Perfil Empreendedor: o movimento empresa júnior é uma das maiores organizações estudantis do mundo, e que que já está presente em muitas instituições de ensino superior. Esta experiência permite ao estudante a prática do dia a dia de uma pequena empresa. Conhecer seu funcionamento e se descobrir um empreendedor.
  • Perfil Organizacional: o estágio é a oportunidade ideal para testar essas possibilidades de carreira. Você pode, inclusive, buscar estagiar em diferentes tipos de empresas, com culturas distintas, aumentando ainda mais sua experiência durante a faculdade e consequentemente suas opções de carreira.
  • Perfil Profissional Liberal: É uma carreira com autonomia e liberdade para exercer a profissão escolhida. De acordo com a formação, o estudante poderá vivenciar esta prática através do estágio em consultorias, escritórios, consultórios, relacionados a sua formação. Desta forma, poderá conhecer melhor o dia-a-dia, vantagens e riscos que envolvem a escolha dessa carreira.
  • Perfil Servidor Público: para testar se você se encaixa na carreira pública você pode também buscar um estágio em algum órgão público dentro da sua área. Nas Universidades Federais também os jovens podem ter contato direto com a profissão e conseguir bolsas estudantis que irão lhe permitir a vivência de servidor público.

Benefícios dessas experiências

A experiência nas mais diversas áreas de atuação trazem inúmeros benefícios para a formação profissional dos jovens. Como já dissemos anteriormente, ao testar essas possibilidades o jovem pode fazer uma escolha de carreira após a graduação muito mais assertiva.

Essas experiências, claro, também são ótimas para o seu currículo. Além disso, é essa vivência o que mais permite o desenvolvimento das competências comportamentais.

É na prática que os jovens irão desenvolver competências vistas como essenciais para se dar bem no mercado de trabalho. Liderança, comunicação assertiva, relacionamento interpessoal, resiliência, inovação, são algumas das competências que podem e devem ser desenvolvidas durante a graduação.

O atual cenário do mercado de trabalho privilegia profissionais qualificados que possuem competências técnicas, somadas às competências comportamentais. Só o diploma não é mais garantia de sucesso profissional.

Acredite, buscar experiências durante a faculdade fará toda a diferença para facilitar seu acesso ao mercado de trabalho. Não adianta se preocupar em concluir sua faculdade o mais rápido, se você não adquiriu vivências suficientes para favorecer o seu acesso ao mercado de trabalho. Por isso, busque o quanto antes o seu desenvolvimento!

Leia também

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Não vá ainda :)

Conheça em primeira mão os nossos artigos sobre carreira, mercado de trabalho e sucesso profissional! 
EU QUERO
Ao continuar, você está concordando com a nossa política de privacidade
close-link