Faculdade x Carreira: qual a diferença e como usar a graduação a favor de uma carreira de sucesso

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Se destacar em meio à concorrência é um desafio. É necessário muito estudo e disciplina para alcançar o tão almejado sucesso na carreira profissional. Muitas pessoas têm dificuldade em encontrar o melhor caminho a seguir até seu objetivo profissional e algumas vezes nem definem qual é esse objetivo. Outro desafio é conciliar os caminhos da faculdade e carreira, fazendo que com ambas se complementem.

 

É comum surgirem algumas dúvidas e incertezas durante esse início de caminhada profissional. Por isso vamos apresentar as diferenças entre uma faculdade e a carreira e como você pode usar a graduação a favor de uma carreira de sucesso.

 

Atual cenário do mercado brasileiro

 

Há uns 20 anos, o principal objetivo escolar dos brasileiros era concluir o ensino médio para entrar logo em seguida no mercado de trabalho. O acesso a uma faculdade era um privilégio para poucos. Porém, atualmente o cenário é outro e a graduação está ao alcance de uma parte maior da população.

 

As Universidades preparam seus estudantes nas competências técnicas, porém inúmeras pesquisas demonstram que hoje as competências mais requeridas pelo mercado de trabalho são as comportamentais. Infelizmente, as universidades ainda não estão preparadas para essa realidade.

 

Como se destacar na sua carreira com essa nova exigência do mercado de trabalho? Como e onde desenvolver suas competências comportamentais? Como você pode aproveitar a faculdade a seu favor (mesmo ela não estando preparada), para se desenvolver nas competências comportamentais?

 

Diferenças entre faculdade e carreira

 

Quando você se forma no ensino médio, você deve definir qual curso você deseja seguir, para então durante 3 a 5 anos se especializar naquela determinada área, qualificando-se para tal. Muitos cursos oferecem uma graduação ampla, possibilitando ao aluno diversas opções de profissão a serem seguidas. Ou seja, escolher uma faculdade não significa necessariamente escolher uma carreira, mas um meio de alcançá-la.

 

Como usar a graduação a favor de uma carreira de sucesso

 

A graduação é um meio importante para a construção da sua trajetória profissional, mas você tem que usá-la a seu favor e tirar o máximo proveito para sair dela realmente preparado para o mercado de trabalho. Isso passa por se desenvolver principalmente nas competências comportamentais, por serem elas o diferencial para o mercado de trabalho.

 

O primeiro passo para você se desenvolver nas competências comportamentais é saber quais são as mais requeridas pelo mercado. Em seguida,  ter consciência de quais são os seus gaps, ou seja, no que você ainda não é bom. A partir daí montar seu plano de  desenvolvimento.

 

A melhor forma de se desenvolver nas competências comportamentais é na prática, ou seja, vivenciando situações em que elas são exigidas.

 

Experiências extra-curriculares

 

Garantir experiências extracurriculares é uma maneira de incrementar seu currículo, de se qualificar, se destacar em meio à concorrência e desenvolver suas competências comportamentais. Envolva-se em diferentes projetos da faculdade, como por exemplo as empresas juniores, participe de bolsas de pesquisas, frequente palestras, seminários. Busque aproveitar esses momentos para adquirir conhecimentos que fogem daqueles vistos em sala de aula. Experimentar diferentes possibilidades dentro da sua área, além de ajudar no seu currículo, também é uma maneira de encontrar o que mais lhe agrada profissionalmente e validar sua meta de carreira, ou seja, o que fará após a graduação.

 

Voluntariado

Trabalhar em projetos voluntários também é uma excelente forma de desenvolvimento. Além de ser muito valorizada pelo mercado, é uma ótima oportunidade de se envolver em trabalhos que permitirão colocar na prática algumas das competências mais requeridas pelo mercado. São elas: liderança, comunicação assertiva, relacionamento interpessoal, pensamento crítico entre outras.

 

O que fazer após concluir a graduação?

É comum não saber qual é o próximo passo após a graduação. O mais importante é você tentar responder essa pergunta o quanto antes.  Não deixe para chegar nos últimos anos de faculdade para começar a pensar sobre nisso. O quanto antes souber, melhor se desenvolverá nas competências necessárias ao seu sucesso profissional. Por isso, é muito importante você desenvolver o quanto antes as competências mais valorizadas pelo mercado de trabalho. Tais como: liderança, criatividade, visão sistêmica, dentre outras.

Diversos caminhos se abrem, com muitas oportunidades. Para isso é necessário que você estabeleça qual é o seu objetivo profissional: é seguir carreira acadêmica, ser empreendedor, fazer um concurso público, ingressar em alguma grande empresa ou ser um profissional liberal? Um plano de carreira é essencial para chegar onde você deseja.

 

Como funciona o Plano de carreira

O plano de carreira será um guia para sua vida profissional e irá te ajudar a chegar onde você quer, levando em consideração o momento que você se encontra. O planejamento é importante para que você construa onde você deseja estar daqui a 3 a 5 anos. Ao saber onde quer chegar fica mais fácil alcançar seu objetivo profissional. Profissionais que possuem um plano de carreira ficam mais motivados em desempenhar as etapas necessárias para chegar onde deseja. O plano ajuda a deixar esse caminho mais claro.

Você pode gostar também