carreira profissional

5 lições do dia a dia sobre carreira profissional

Quando ingressamos no mercado de trabalho nos deparamos com uma realidade muito diferente daquela que vivenciamos em sala de aula. A rotina de uma profissão pode ser muito desgastante e muitos jovens chegam despreparados para os desafios que terão pela frente. É somente na prática que você irá aprender determinadas especificidades do dia a dia da sua carreira profissional.

 

Para ajudá-lo a chegar mais preparado no mercado de trabalho, nós separamos 5 lições do dia a dia sobre carreira que farão toda diferença na sua trajetória profissional rumo a uma carreira profissional de sucesso. Confira quais são:

 

  1. Contatos são essenciais

 

networking carreira profissional

Estamos falando aqui de networking. Criar uma rede de contatos sólida pode ser decisivo para uma carreira de sucesso, por isso é tão importante construir e consolidar seus relacionamentos profissionais. Essa prática pode ser muito importante para ingressar no mercado de trabalho, mas não somente durante essa etapa da jornada profissional, ela pode vir a ser essencial também em determinadas situações do dia a dia de carreira. Seja para trocar uma idéia sobre determinado assunto, pedir sugestões para um problema ou facilitar seu acesso a um contato importante, o networking será essencial para construir uma carreira profissional de sucesso.

Exerça o benchmarking, troque experiências com profissionais de outras empresas, observe práticas que dão certo em outros lugares e veja se é aplicável à sua área. Dessa forma você ampliará sua visão e ainda estará consolidando o seu networking.

 

Quer saber mais sobre networking? Então confira nosso texto com 5 dicas de como fazer uma rede de contatos eficaz

 

  1. Desenvolva Competências comportamentais

competências comportamentais carreira profissional

As competências comportamentais serão fundamentais não só para a sua rotina profissional, como também para o acesso o mercado de trabalho. Isso porque o dia a dia de numa trajetória de carreira pode ser muito desgastante, por isso saber lidar com as próprias emoções, se relacionar bem com os outros, ter foco em resultado, entre outros, é essencial para desempenhar um bom papel profissional. É importante que o jovem ingresse no mercado de trabalho sabendo que apenas competências técnicas não serão suficientes para obter uma carreira de sucesso. É preciso ir além. É preciso saber trabalhar em grupo, ter um bom relacionamento interpessoal, ser resiliente, ter foco em resultado, autoliderança e dentre tantas outras competências comportamentais que são indispensáveis no dia a dia de uma carreira.

 

  1. Invista na sua formação

formação carreira profissional

Não espere que a organização invista em você, não se acomode com aquilo que você já sabe. Conhecimento nunca é demais, sempre é possível aprender coisas novas que podem ser aplicáveis na sua rotina de trabalho e te ajudar a encontrar soluções para determinados problemas. Portanto, participe de palestras, seminários, leia livros, faça cursos online, se mantenha atualizado e esteja sempre preparado para enfrentar qualquer desafio que possa aparecer. Investir em si mesmo será sempre o seu melhor investimento. Dessa maneira você estará exercitando seu quociente intelectual, e estará mais propício a ideias inovadoras.

 

  1. Planeje sua carreira profissional

planejar carreira profissional

Não é porque você já está no mercado de trabalho que você deve deixar de estabelecer novos objetivos profissionais. É importante não estagnar e traçar novas perspectivas. Portanto, não chegue no mercado com o pensamento de que seu objetivo é apenas chegar lá. Certifique-se de estabelecer novas metas, novos desafios de carreira. Por exemplo, digamos que daqui a 3 anos você deseje alcançar uma nova posição ou vaga, portanto estabeleça metas, um passo a passo mesmo para chegar lá. Dessa maneira você assume a responsabilidade pela sua carreira e aumenta suas chances de obter sucesso profissional.

 

  1. Assuma desafios

desafios carreira profissional

É importante sair da sua zona de conforto. Como dissemos anteriormente, estagnar na carreira é um dos principais erros que se pode cometer na sua carreira profissional. O mercado hoje é muito exigente e muito dinâmico também, é essencial que o profissional seja capaz de acompanhar esse ritmo, para estar sempre evoluindo e trazendo novas perspectivas para a sua função. E você conquista isso ao se desafiar, ao buscar novas propostas, novas possibilidades  que podem fazer toda diferença na sua rotina profissional.

Você pode gostar também