Steve Jobs

Lições de carreira que podemos aprender com Steve Jobs

Podemos tirar diversos ensinamentos com as experiências de profissionais que construíram uma carreira de sucesso. Um dos mais bem sucedidos empresários da nossa era, sinônimo de genialidade e inovação é Steve Jobs. O fundador da Apple, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, deixou um legado para a tecnologia além de diversas lições que podem ser replicadas por profissionais que buscam também o sucesso profissional.

 

Vamos apresentar a seguir quais são as principais lições de carreira que podemos aprender com a trajetória profissional de Steve Jobs. Confira

 

A trajetória profissional de Steve Jobs

 

Steve se matriculou em uma faculdade particular, porém teve que trancar a faculdade por causa de dificuldades financeiras da família. Mas isso não o fez desistir de continuar perseguindo sua formação. Ele dormia de favor com colegas no campus da Universidade e frequentava algumas aulas de seu interesse.

Em 1976, na garagem de sua casa, Jobs fundou a Apple em parceria com Steve Wosniack e juntos criaram o primeiro computador pessoal, revolucionando a mercado da informática. O sucesso veio e em 10 anos a companhia se tornou uma grande influência dentro do mercado de tecnologia.

Mas nem tudo foi um mar de rosas. Em 1984, após uma série de divergências com os acionistas da Apple, Steve Jobs foi demitido da própria empresa. Mas Steve não se abalou, nesse período ele fundou a Pixar, um pequeno estúdio de animação na época e produziu Toy Story, o primeiro longa metragem de animação feito inteiramente num computador.

Steve reassumiu a presidência da Apple em 1997, após ficar 12 anos fora da empresa. Para exemplificar sua força e genialidade, com seu retorno as ações da empresa saltaram de 5 para mais de 370 dólares. Seu valor do mercado chegou à impressionante marca de 350 bilhões de dólares.

 

Lições de carreira que podemos aprender com Steve Jobs

 

Não se abale com os erros

 

Erros são comuns, a maneira como você irá lidar com eles é que será decisiva para você se destacar, ir além. Em seu discurso aos alunos de Stanford, Steve avalia como ele transformou a sua demissão, que poderia ser vista como um fracasso na sua carreira, em oportunidade de negócio:

“Eu não havia percebido naquela época, mas minha demissão foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido. A sensação pesada do sucesso foi substituída pela leveza de ser um principiante outra vez, menos seguro das coisas. Me libertou para entrar num dos períodos mais criativos da minha vida”

 

Saia da sua zona de conforto, assuma riscos.

 

Jobs era um constante questionador, perfeccionista ele estava sempre buscando a melhoria em seus produtos. Ele nunca temeu sair da sua zona de conforto, muito pelo contrário ele estava sempre se desafiando e desafiando sua equipe para ir além, fazer aquilo que a concorrência não tinha “coragem” de fazer por medo de se arriscar.

 

Ame o que faz

 

A paixão pelo que fazia sempre foi uma das principais características do fundador da Apple. Esse sentimento é um importante elemento motivador e foi usado por Jobs como principal combustível durante o período mais difícil da sua carreira, quando foi demitido da própria empresa. Ele não se abalou e usou a paixão pela tecnologia e computadores para criar novamente, explorar novas possibilidades. “É preciso ter a coragem de seguir o seu coração e sua intuição. Eles, de alguma maneira, já sabem o que você realmente deseja se tornar. Todo o resto é secundário”. Jobs analisa.

 

A importância do networking

 

Quando a Apple ainda era uma pequena empresa na garagem de sua casa, Steve já entrava em contato com profissionais influentes do setor para tentar vender sua marca. Mesmo durante sua fase de sucesso, ele prezava por manter os contatos necessários para manter o sucesso da Apple.

 

Foco sempre

 

Concentrar os esforços e ter um objetivo sempre foram marcas registradas de Steve Jobs. A Apple sempre concentrou seus esforços num pequeno número de projetos, mas sempre executando-os com extrema excelência.

Quer saber como definir um objetivo de carreira? Confira nosso post com algumas dicas para definir o seu objetivo profissional.

Você pode gostar também

Newsletter

Novidades para sua carreira!

Receba novos artigos e fique informado das novidades.

Teste Grátis

Descubra em qual estágio de carreira você está.

Populares