Como aumentar o percentual de liderança negra nas organizações?

Por que empresas como Magazine Luiza e Bayer anunciaram programas de trainee exclusivos para pessoas negras? É possível aumentar o percentual de liderança negra com essas ações?

Segundo a Bayer, o programa faz parte de uma série de medidas que estão realizando para reforçar o compromisso da empresa com diversidade e inclusão. Para a Magazine Luiza, o programa de trainee exclusivo para negros surgiu como uma necessidade de realizar uma ação afirmativa para mudar o quadro da empresa: dos últimos 250 trainees contratados, apenas 10 eram negros.

Assim, a abertura de vagas de trainee exclusivas para pessoas negras faz parte de uma ação afirmativa que tem a intenção de aumentar o número de candidatos negros selecionados. Outro passo, também fundamental, é elevar o percentual de liderança negra nas organizações.

Nesse sentido, um ponto importante que devemos trazer também para essa questão é: como fazer para que esses jovens se sintam preparados e passem nesses processos seletivos?  Como fazer para se manterem nessas empresas e ainda aumentar as suas chances de conquistar destaques e crescer nessas instituições?

A importância de ações de desenvolvimento e capacitação, principalmente das competências comportamentais, para facilitar o acesso ao mercado de trabalho dos negros nas organizações

Primeiramente, competências comportamentais – ou soft skills – são um conjunto de habilidades e atitudes de uma pessoa que possibilita que ela tenha um maior controle sobre determinadas situações e obter melhores resultados. Essa compreensão é alcançada através do autoconhecimento e do desenvolvimento prático de ferramentas.

Elas são importantes na medida que pessoas que possuem competências comportamentais desenvolvidas têm maior facilidade de se adaptar a diferentes ambientes. Bem como lidar com situações adversas, dentre outras características vistas como fundamentais pelas organizações.

Muitas pessoas pensam que as competências comportamentais são inatas e que desenvolvê-las é uma missão impossível – o que não é verdade! As competências comportamentais podem, sim, serem aprendidas e desenvolvidas. E existem muitas opções para isso: treinamentos, programas de voluntariados, intercâmbios, projetos, atividades extracurriculares… Em todas essas atividades você se depara com situações que te tiram da zona de conforto – e são elas as que têm maior potencial de ensinamento!

Nessa linha, para aumentar o percentual de liderança negra nas organizações, é preciso aumentar, primeiramente, o número de contratações de jovens negros nas empresas. Dessa forma, as chances desses jovens aumentará muito se possuírem também oportunidades de se capacitar e desenvolver nas competências comportamentais.

E quais são as competências comportamentais mais importantes?

O Fórum Econômico Mundial revelou, em um dos seus relatórios mais recentes, as 10 competências comportamentais mais valiosas do momento. De acordo com ele, são as favoritas do mercado de trabalho até 2022. Anota aí:

  1. Pensamento inovador e analítico
  2. Aprendizado ativo e estratégias de aprendizado
  3. Criatividade, originalidade e iniciativa
  4. Tecnologia, design e programação
  5. Pensamento crítico e analítico
  6. Resolução de problemas complexos
  7. Liderança e influência social
  8. Inteligência emocional
  9. Racionalidade, resolução de problemas e ideação
  10.  Análise e avaliação de sistemas

Conclusão

Em síntese, reservar vagas exclusivas para negros em processos seletivos pode ser uma das saídas para participar do movimento para a diminuição da desigualdade e para o aumento do percentual de negros dentro das organizações.

No entanto, é fundamental que o processo de inclusão se dê o quanto antes. Nesse sentido, se não foi possível dentro do período de formação educacional, que pelo menos sejam vistas e oferecidas também pelas empresas, oportunidades de desenvolvimento e capacitação.

E aí estamos falando, sobretudo, de ações que permitam o acesso e aprovação desses jovens negros a essas vagas. E também na sua trilha de carreira dentro das organizações, aumentando, no futuro, o percentual de liderança negra nos espaços de trabalho.

Você pode gostar também

Newsletter

Novidades para sua carreira!

Receba novos artigos e fique informado das novidades.

Teste Grátis

Descubra em qual estágio de carreira você está.

Populares