Carreira Notícias

Mentoria de carreira: suporte profissional para ingressar no mercado de trabalho

mentoria de carreira

Você sabe onde quer chegar profissionalmente? Para ser bem sucedido você precisa ter um objetivo muito bem definido! Mas como fazer isso? Como direcionar sua carreira de acordo com as suas competências? Nós temos uma dica: a resposta pode ser uma mentoria de carreira.

Com a ajuda de um profissional experiente você pode ser orientado assertivamente para alcançar as respostas para as suas principais dúvidas de carreira.  E o melhor, com isso você pode aumentar consideravelmente suas chances de alcançar o sucesso profissional.

Mas você sabe como funciona uma mentoria de carreira? A seguir nós vamos apresentar quais são os principais benefícios dessa prática. E como identificar se você precisa de uma mentoria profissional para alavancar sua carreira.

Você vai conhecer também um pouco mais sobre a carreira das profissionais responsáveis pela mentoria na Cmov. E elas também deram algumas dicas exclusivas para você. Continue a leitura e descubra!

 

Como funciona a mentoria de carreira?

A mentoria de carreira tem o objetivo de auxiliar os jovens a chegarem em soluções de definição de carreira e acesso ao mercado de trabalho. É um suporte profissional prático, que vai auxiliar jovens que estão com dúvidas.

São profissionais que muitas vezes contam com ampla experiência na área de Recursos Humanos e recrutamento de profissionais. Ou seja, pessoas que sabem o que é importante para o candidato ser recrutado. Com isso podem auxiliar esses jovens a desenvolverem o autoconhecimento. Visando a identificação de possibilidades de desenvolvimento de habilidades que podem facilitar o alcance de seus objetivos profissionais.

 

Profissionais da Cmov do programa de mentoria

Sandra Borges mentoria de carreira

Sandra Borges: MBA pela ESPM e cursos de Liderança pelo MIT Sloan School of Management e IMD Business School. Atuou em Recursos Humanos, Inovação, Marketing e Projetos Estratégicos de Transformação. Construiu uma carreira internacional e desempenhou cargos estratégicos e de liderança em empresas como P&G, Bosch, Whirlpool e Vale.

“Minha atuação na Cmov é apoiar os jovens nas dúvidas de carreira. É ajudá-los nas reflexões necessárias para que eles possam fazer a escolha do caminho a seguir, possam fazer a construção da trajetória de carreira. Assim como na definição das metas, e também ajudá-los a pensar em possibilidades de experimentação para então validar essas metas de carreira. Isso tudo com objetivo de ajudá-lo no acesso ao mercado de trabalho.”

carla mentoria de carreira

 

Carla, Formada em Adm. de Empresas com MBA em RH – USP e Columbia University. Com 22 anos de experiência em RH em organizações como Kraft Suchard, Grupo Ultra, Natura, Sodexo e Vale e  Apoena. Coach formada pela ICI e pela USP/Arvoredo. Sócia do NaSala e criadora do Blog CRIAndo uma nova humanidade.

“A mentoria tem como objetivo apoiar os jovens na construção de um plano consiste de carreira, tirando dúvidas sobre como acessar o mercado de trabalho e ajudando a fazerem escolhas conscientes sobre o caminho a seguir e a construção de sua trajetória profissional.”

 

Laura Fuks Mentoria de Carreira

Laura Fuks, com MBA pela University of Chicago, atuou com Recursos Humanos, Inovação, Gestão de Processos e Estratégia. Acumulou experiência em cargos de liderança em grandes empresas, entre as quais a Vale, Booz, Telecom Italia, Embratel, Globopar e na administração pública.

sabina augras mentoria de carreira

Sabina Augras, formada em Psicologia pela PUC-RJ, com MBA em RH e formação SixSigma-Blackbelt, tem mais de 20 anos de liderança na área de Recursos Humanos, Planejamento Estratégico e Sistema de Gestão. Trabalhou em empresas como Vale, Tim, Sony BMG, Whirlpoll e no Governo do Estado do Rio de Janeiro

 

Dúvidas e Gaps mais comuns entre os jovens

Uma pesquisa realizada pela Cmov com mais de 2.000 estudantes apontou um cenários preocupante: 80% dos jovens não sabem o que vão fazer profissionalmente e não se sentem preparados para ingressar no mercado de trabalho.

Veja a pesquisa completa aqui: Os jovens não estão preparados para o mercado. Mas há solução!

A Sandra, mentora da Cmov acredita que os principais motivos dessas dúvidas é devido às inúmeras possibilidades e a dificuldade em alinhar a escolha profissional com os interesses pessoais.

“Os jovens apresentam então dificuldade em encontrar a melhor forma de acessar o mercado de trabalho, em como preparar seu currículo para se apresentar e como se portar em uma entrevista. Notamos que o maior gap que encontramos está nas competências comportamentais que não são trabalhadas de forma consciente nas universidades. E também no quanto esse jovem de fato se conhece para fazer suas escolhas de forma mais consciente e planejada.”

As competências comportamentais também foram apontadas pela Carla como o principal gap que ela observa entre os jovens atualmente. “Não são desenvolvidas nas Universidades competências importantes como a de liderança, flexibilidade, comunicação efetiva, pensamento crítico e por aí vai. Pontos que são muitos exigidos atualmente entre os recrutamentos e que muitas vezes os jovens nem sabem dessa demanda do mercado.”

como funciona a mentoria de carreira

Os benefícios da mentoria de carreira

Com sua experiência em mentoria de carreira, Carla acredita que “esse processo oferece mais segurança ao jovem. Ajuda a organizar informações importantes. Orienta sobre quais as etapas concretas que devem ser seguidas para um plano de carreira consistente. E tudo isso contando com a experiência de outras pessoas que já estão no mercado para auxiliar nesse processo.”

Para Sandra a mentoria ajuda os jovens na medida em eles podem contar com um profissional qualificado para ajudá-los a fazer validações de suas aptidões.

“Ajuda a fazer as provocações necessárias para que ele possa sentir-se confiante de que a decisão de carreira que ele tomou é a decisão mais acertada, de acordo com todos os elementos que foram considerados.”

Como funciona a mentoria de carreira na Cmov

A Cmov desenvolveu uma plataforma onde os jovens podem encontrar de forma prática todas as respostas para suas dúvidas de carreira. Nela os jovens têm acesso a uma metodologia que auxilia na definição de um objetivo de carreira e de um passo a passo para acessar o mercado de trabalho.

E no Plano Premium além de contar com um teste de Perfil Profissional, com  a identificação dos gaps de competência (onde precisa se desenvolver), indicações de ações personalizadas de desenvolvimento, simulador de currículo, Mini curso de networking, técnicas de entrevista, os jovens ainda contam com uma mentoria especializada de carreira.

São realizados então 3 encontros online, um de 20 minutos e dois de 30 minutos. Os jovens podem usar esse tempo da forma como preferir e podem tirar todas as dúvidas com as profissionais da Cmov.  

Ficou interessado? Clique aqui e saiba mais sobre o funcionamento da plataforma e dos planos disponíveis para você alavancar sua carreira agora mesmo!

Dicas das mentoras!

  • Faça uma avaliação e um planejamento da carreira o quanto antes e não deixar isso para última hora.
  • Pense a carreira de forma mais estratégica, e pragmática. Defina objetivos e metas claras.
  • Avalie suas motivações, assim como em que você se destaca e veja se isso  está alinhado com o seu perfil profissional.
  • Faça validações o quanto antes. Dessa forma você conseguirá desenvolver as competências comportamentais necessárias para aumentar suas chances de se dar bem no mercado de trabalho.
  • Conte com a ajuda de uma metodologia estruturada.

Leia também

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Não vá ainda :)

Conheça em primeira mão os nossos artigos sobre carreira, mercado de trabalho e sucesso profissional! 
EU QUERO
Ao continuar, você está concordando com a nossa política de privacidade
close-link