Capacitação Notícias

Mercado de trabalho: dicas para manter-se atualizado

mercado_de_trabalho_dicas_de_qualificação_profissional

Vivemos uma época em que as mudanças são frequentes e atingem, praticamente, todos os setores do mercado de trabalho. Assim, somos, diariamente, indicados a caminhar num movimento em direção à plena transformação digital.

Nessa linha, se há algum tempo – não muito tempo – era difícil encontrar formas de se desenvolver e atualizar capacidades já existentes, hoje, a tecnologia nos proporciona uma enxurrada de alternativas com soluções digitais para essas demandas. Dessa forma, ser um profissional – ou mesmo estudante – atualizado tornou-se, na verdade, um quesito desejável para que sejamos considerados bons aos olhos do mercado.

No entanto, uma coisa é certa: por mais que cursos e ferramentas que visam o crescimento profissional sejam investimentos (ou seja, você gasta uma graninha mas com a expectativa de colher benefícios futuros), nem sempre temos os recursos financeiros para buscar formas de atualização. Seja porque estamos desempregados, precisamos pagar a faculdade, temos que ajudar com as despesas da casa ou por qualquer outro motivo pelo qual o orçamento esteja apertado.

O que fazer diante da necessidade de atualização para acompanhar as transformações da era digital quando não se tem recursos financeiros suficientes para investir nesse movimento?

Como ficar parado no tempo não é a opção mais adequada, aqui seguem algumas ideias do que pode ser feito para buscar atualização profissional sem precisar gastar muito dinheiro – ou, na verdade, dinheiro algum.

Acompanhe referências

Se você ainda não usa as redes sociais, saiba que já passou da hora de iniciar sua trajetória nessas mídias. As redes sociais se tornaram talvez o maior meio de propagação de notícias e informações dos tipos mais variados. Você precisa entender que é necessário estar presente em, pelo menos, uma delas. E não estamos indicando que você crie um login pra postar sobre a sua vida. Estamos falando sobre ter um acesso e acompanhar o que acontece por esses canais – fazer isso pode te ajudar muito no mercado de trabalho.

Uma vez criada a sua conta, procure profissionais que você admira e que se tornaram referência na sua área de atuação. A ideia é acompanhar os materiais que eles estão produzindo – e, olha, você vai se surpreender com a quantidade de conteúdo produzido por lá!

Comece a pesquisa em seus canais de divulgação na internet. Siga esses profissionais em redes sociais como LinkedIn, Instagram, Facebook e Twitter. Nesse caso, é tudo 0800 mesmo!

Busque eventos importantes na sua área

Mesmo que a grana esteja curta para participar, vale acompanhar as tendências apresentadas nos eventos voltados a sua área de atuação. Veja, por exemplo, quais são os assuntos das palestras. Quem são esses profissionais que estão lá para passar conhecimento?

Utilize esses tópicos como um guia para buscar informações sobre os assuntos em destaque. Além dos palestrantes, muitos profissionais que participam desses eventos também costumam compartilhar insights em redes sociais sobre as ideias discutidas – olha as redes sociais mais uma vez aí!

Ah, e nesse momento de pandemia por conta do covid-19 estão acontecendo muitos eventos online gratuitos. Muitos mesmo! Vale a pena pesquisar e se inscrever! Você pode acompanhar diversas referências ao vivo, sem sair de casa – e ainda dá pra fazer aquela pipoquinha!

Aprenda com Ted Talks

É grande a chance de você já ter recebido um vídeo produzido pelo Ted Talks. Isso porque este é um dos maiores projetos mundiais com o propósito de propagar conhecimentos.

As palestras do TED trazem assuntos que são, muitas vezes, complexos, porém, explicados em forma de conversa e de maneira simples. A plataforma é em inglês mas, para quem não domina o idioma, eles disponibilizam milhares de palestras traduzidas para o idioma português. Você pode começar a assistir aqui – de graça!

Aproveite Lives e Webinars

Outra forma de adquirir conhecimentos é assistindo um Webinar — um tipo de seminário online. Quando realizado ao vivo, esse formato permite interação por meio do envio de perguntas.

O LinkedIn — maior rede social social voltada para carreira — também liberou uma funcionalidade para alguns usuários com o objetivo de testar a produção de lives. O formato possibilita entrevistas ao vivo com a participação de usuários da rede por meio de mensagens instantâneas.

Esses são recursos utilizados por profissionais para divulgar conhecimentos, negócios e debater temas importantes. Por isso, são uma excelente fonte gratuita de adquirir conhecimento.

Escute podcasts

mercado de trabalho - podcast

Os conteúdos de áudio estão conquistando muita gente pela praticidade. O podcast funciona como um programa de rádio, porém, é possível escutá-lo quando quiser, além de escolher os temas que mais lhe interessam.

Você pode encontrar podcasts que ensinam idiomas, que debatem assuntos da atualidade, do mercado de trabalho e até mesmo aqueles relacionados a uma carreira específica.

Vale dar uma olhada no que tem sido produzido dentro da sua área neste formato. Você consegue ouvir pelo spotify, pelo youtube, entre outras plataformas.

Construa o seu networking

Estar em contato com profissionais que atuam na sua área de interesse é importante para troca de conhecimentos.

Além de contatos presenciais, busque novas relações no LinkedIn. Uma boa forma de decidir quem seguir na rede, é fazendo uma análise de artigos e publicações feitas pelo profissional. Se você se identificar, comece a acompanhar o conteúdo produzido.

Esteja atento a cursos e eventos gratuitos

Plataformas como a Udemy e a Coursera oferecem cursos gratuitos de qualificação ou com preços mais acessíveis em relação aos tradicionais. Da mesma forma, as universidades ofertam cursos de extensão (inclusive online) que podem ser proveitados até mesmo por quem não é aluno.  

Assim, além de adquirir conhecimentos, você constrói um currículo atualizado em sintonia com o mercado de trabalho.

Como a plataforma da CMOV pode ajudar 

A plataforma de carreira da CMOV também oferece uma série de dicas personalizadas para crescimento profissional, baseada nas necessidades de cada perfil.  

É uma maneira de ter auxílio quando você estiver procurando as melhores formas de desenvolver a sua carreira.  Além de conteúdos gratuitos, você ainda pode escolher o plano que melhor se encaixa no seu bolso.

Aproveite e conheça aqui o trabalho da Cmov.

Leia também

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Não vá ainda :)

Conheça em primeira mão os nossos artigos sobre carreira, mercado de trabalho e sucesso profissional! 
EU QUERO
Ao continuar, você está concordando com a nossa política de privacidade
close-link