Descubra por que você precisa saber qual é o seu perfil de carreira

Se você está buscando uma maneira de entrar no mercado de trabalho e ainda não conhece o seu perfil de carreira, saiba que está pulando um passo muito importante na sua trajetória profissional.

É o perfil de carreira que vai te ajudar a definir seu objetivo de carreira. E mais: sua meta, suas escolhas e seu desenvolvimento em direção ao que realmente vai te fazer feliz e realizado.

Assim, conhecer o seu perfil não é uma perda de tempo. Muito pelo contrário: faz parte de uma estratégia que vai te economizar muito tempo e energia, além de evitar muitas dores e angústias no futuro.

Acompanhe o artigo e entenda as vantagens de conhecer o seu perfil de carreira!

O perfil de carreira ajuda na definição da meta de carreira

A meta de carreira representa a posição que você deseja estar ocupando daqui a 3 anos. Essa posição pode ser dentro de uma empresa, pode ser empreendendo, ocupando um cargo público. Ou mesmo seguindo uma carreira como acadêmico ou profissional liberal.

Definir uma meta é importante porque quando você tem em mente o que deseja estar fazendo, consegue enxergar uma direção e se desenvolver para conquistar o objetivo final. Consegue prever melhor os desafios e também focar nas competências necessárias para alcançar a posição desejada.

Só que para definir uma meta de carreira efetiva, que vai fazer realmente toda a diferença no seu futuro, você precisa conhecer o seu perfil de carreira. Se você não entendeu, fique tranquilo. Vamos falar sobre isso no próximo tópico.

Conhecendo o seu perfil

Existem cinco perfis de carreira no mercado de trabalho: empreendedor, profissional liberal, servidor público, acadêmico e organizacional.

Quando você descobre qual é o seu perfil, tudo fica muito mais claro. Você consegue pensar na sua meta de carreira e consegue entender, através do autoconhecimento, o que gosta ou não de fazer. Além disso, consegue traçar um plano de desenvolvimento efetivo e consegue, por exemplo, colocar em prática ações que vão te ajudar a validar a meta que foi definida.

Imagine, por exemplo, que o seu perfil seja servidor público , mas você insiste em fazer programas de estágio e trainee. É possível ser aprovado? Difícil, mas é possível. Mas esse caminho pode ser muito longo e doloroso, porque você estaria insistindo numa direção que não representa verdadeiramente o que te motiva e o que deseja fazer.

Descobrir o perfil de carreira é, realmente, uma estratégia aliada de quem deseja entrar e ter sucesso no mercado de trabalho.

Faça o seu teste de perfil de carreira com a Cmov

A primeira etapa da metodologia de carreira da Cmov é, exatamente, o teste de perfil de carreira, seguido de exercícios de autoconhecimento para a definição da meta de carreira. Nesse primeiro passo, realizamos uma avaliação de motivação para descobrir em qual dos cinco perfis você tem maior aderência.

A partir deste perfil e da sua validação é possível conhecer quais são as competências comportamentais prioritárias para o mercado de trabalho. E também realizar uma avaliação para indicar como está o seu nível em cada uma delas e em quais será necessário se desenvolver.

Além disso, também ajudamos você na elaboração de um currículo assertivo, como praticar networking e, ainda, ensinamos as principais técnicas de entrevista.

Quer descobrir qual é o seu perfil de carreira e ficar muito mais preparado para o mercado de trabalho? Conheça a Plataforma de Carreira da Cmov e veja como podemos te ajudar!

Você pode gostar também

Newsletter

Novidades para sua carreira!

Receba novos artigos e fique informado das novidades.

Teste Grátis

Descubra em qual estágio de carreira você está.

Populares