Capacitação Notícias

Plano de carreira para 2019: faça uma autoavaliação e comece o ano focado

plano de carreira para 2019

Com o ano chegando ao fim, ao mesmo tempo em que começamos a fazer planos para o ano novo, esse é um momento para refletirmos sobre o ano que se foi. O que você fez pela sua carreira em 2018? Você alcançou seus objetivos? Qual é o seu plano para 2019?

Esse é o momento ideal para você fazer uma autoavaliação do seu desenvolvimento ao longo do ano e planejar seus próximos passos. A seguir vamos apresentar alguns questionamentos que vão ajudá-lo nessa avaliação.

Vamos ao primeiro passo dessa autoavaliação, leia atentamente os questionamentos abaixo e identifique qual foi o seu nível de preparação ao longo do ano:

  1. Você teve um objetivo traçado para 2018?
  2. Você definiu metas para facilitar o caminho até seu objetivo?
  3. Fez algumas experimentações profissionais na faculdade?
  4. Praticou networking ao longo do ano?
  5. Você desenvolveu alguma competência comportamental?
  6. Conseguiu elaborar um currículo assertivo?
  7. Sabe como estar preparado para uma entrevista de emprego?
  8. Por fim, você investiu na sua carreira?

Se você respondeu negativo para a maioria dessas perguntas, você deve repensar seus passos para mudar o jogo em 2019. Descubra como a seguir, conforme desenvolvemos esses importantes passos até o sucesso profissional:

 

1. Você teve um objetivo traçado para 2018?

 

Definir um objetivo é definir um foco principal em seu plano de carreira. É saber onde você quer chegar, para então identificar quais ferramentas serão necessárias para alcançá-lo.

Não definir esse objetivo faz com que você se sinta perdido e frustrado com a sua carreira. O próximo passo então é a desmotivação, algo muito perigoso durante a trajetória profissional.

O que mudar para em seu plano de carreira para 2019:

Aproveite as férias de final/começo de ano para planejar 2019 com atenção. Defina onde você quer chegar.

Seu objetivo principal pode ser: trabalhar em uma multinacional, abrir seu próprio negócio, passar em um concurso público, dentre outros. Após definir o onde você quer chegar, o próximo passo é identificar como fazer isso.

plano de carreiro estabeleça objetivos

2. Você definiu metas para facilitar o caminho até seu objetivo?

As metas são os meios que você deve realizar para saber como chegar até seu objetivo. Elas irão ajudá-lo a se sentir mais motivado e focado.

Se você não definiu metas durante o ano você provavelmente irá sentir como se não tivesse feito o suficiente para sua carreira, certo? Você se sente estagnado e não consegue definir quais devem ser seus próximos passos, ou nem para onde ir. Vamos mudar isso para o próximo ano então?

O que mudar em 2019:

Após ter definido qual o seu objetivo principal, o próximo passo é definir pequenas metas que vão tornar isso possível.

Por exemplo, digamos que o seu objetivo é passar em um concurso público, você pode definir como metas fazer um curso preparatório durante a semana, estudar x horas em casa, fazer determinado número de provas para ajudar na preparação e por aí vai.

Para te ajudar nesse processo você pode utilizar métodos simples, como colocar suas metas em um quadro com post its para deixar esse processo mais visual. Ou acompanhar sua evolução numa planilha online. O importante é você identificar o que vai te ajudar a se sentir mais motivado, o que funciona ou não para você.

 

3. Fez algumas experimentações profissionais na faculdade?

A graduação é o momento que você tem para fazer experimentações profissionais. É onde você vai identificar qual área da sua profissão você tem maior aderência. E com isso, definir o seu foco após a graduação.

Se você não fez nenhum desses testes ao longo de 2018, você não soube explorar ao máximo esse período. Atualmente só o diploma não é garantia de sucesso profissional, você precisa ir além, buscar um diferencial. 

O que mudar:

Participe de atividades extracurriculares que vão te ajudar a encontrar sua vocação dentro de sua profissão, ou seja, sua carreira. Para isso você pode participar da Empresa Júnior, de bolsas científicas, fazer algum estágio, enfim, experiências onde você vai testar suas possibilidades de carreira.

 

4. Praticou networking ao longo do ano?

O networking é uma prática fundamental para aumentar suas chances de ingressar no mercado de trabalho. Se você não realizou nenhuma ação de networking ao longo do ano, anota aí algumas dicas de estratégia para o próximo ano:

plano de carreira pratique networking

O que fazer em 2019:

  • Participe de eventos: Frequente eventos que tem relação com o sua meta de carreira, onde você terá a possibilidade de se conectar com outros profissionais com os mesmos interesses e objetivos.
  • Use a internet a seu favor: praticamente todo mundo está conectado nas redes sociais atualmente e cada vez mais elas têm sido uma fonte de recrutamento para as empresas.
  • Peça ajuda sempre que necessário: as pessoas gostam de serem requisitadas, elas se sentem valorizadas com isso. Mas lembre-se sempre da moderação. 

 

5. Você desenvolveu alguma competência comportamental?

Competência comportamental é a combinação de três fatores – conhecimento, habilidade e atitude – que propiciam resultados diferenciados. Um profissional que possui essas competências desenvolvidas contribuem para deixar a rotina de trabalho mais efetiva e contribui para as organizações atingirem melhores resultados.

Por isso o mercado de trabalho atualmente têm priorizado profissionais que possuem competências comportamentais desenvolvidas e as colocam, muitas vezes, a frente do conhecimento técnico.

Como desenvolver competências comportamentais em 2019?

Você deve fazer uma autoavaliação, entender quais são seus gaps e investir em meios onde você será desafiado a desenvolvê-los. E a melhor maneira de fazer isso é na prática, vivenciando o dia a dia.

Saia da sua zona de conforto realmente, busque projetos onde você terá que ”ser forçado” a encarar algum ponto fraco. Por exemplo, se você tem dificuldade em falar em público, você pode participar de apresentações e afins na sua área para se desenvolver.

 

6. Conseguiu elaborar um currículo assertivo?

 

Uma das dúvidas mais comuns entre os jovens no momento de buscar uma vaga no mercado de trabalho é: como fazer um currículo assertivo?plano de carreira elaboração de currículo

Anota aí as nossas dicas para preencher um currículo matador em 2019:

  • É importante que você deixe claro a área que você quer atuar. Essa informação não pode ficar na “mão” do recrutador para ele descobrir.
  • O currículo tem que contar a história da sua trajetória rumo aquilo que você quer, ou seja, seu objetivo. Suas formações e experiências devem estar nessa direção.
  • Você pode escrever sua experiências em bullet point, utilizando cada um para descrever suas atividades, resultados obtidos em determinado cargo, etc.
  • Quando for preencher sua experiência escreva sempre da última para a mais antiga.

 

7. Sabe como estar preparado para uma entrevista de emprego?

A entrevista de emprego é o momento em que o candidato deve saber como “se vender” para os recrutadores, ou seja saber se comunicar estrategicamente. É essa a hora de encantá-los.

Você deve estar preparado para uma entrevista mesmo durante a graduação, ela é importante para quando você for procurar um estágio ou se candidatar para entrar na Empresa Júnior, por exemplo.

Conhecer sobre as técnicas de seleção existentes hoje no mercado de trabalho, é muito importante.

Como se preparar para 2019?

Separamos algumas dicas para você chegar preparado para uma entrevista de emprego. Olha só:

  • Pesquise sobre a empresa antes da entrevista.
  • Pontue seus defeitos e, principalmente, como você lida com eles.
  • Não fale mal do seu último emprego.
  • Tenha perguntas.

 

8. Por fim, você investiu na sua carreira?

Após passar por todos esses questionamentos já dá para chegar a uma conclusão: você acha que investiu efetivamente na sua carreira em 2018? Fez tudo o que podia para aumentar suas chances de alcançar seu objetivo profissional?

Se você acha que não, temos uma dica para você retomar o protagonismo da sua carreira em 2019.

O que fazer?

Nossa dica para você é investir em uma ferramenta que vai te ajudar a responder todas as suas dúvidas de carreira. E o melhor: sem precisar sair de casa.

A Cmov oferece uma dessas ferramentas, onde a partir de uma metodologia consagrada terá acesso a testes, vídeos, exercícios, acompanhamento personalizado e muito mais. Nela você será terá apoio para responder todos os questionamentos de carreira listados acima.

Ficou interessado? Clique aqui e conheça nossos planos!

Leia também

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Não vá ainda :)

Conheça em primeira mão os nossos artigos sobre carreira, mercado de trabalho e sucesso profissional! 
EU QUERO
Ao continuar, você está concordando com a nossa política de privacidade
close-link