Conexão/Networking Notícias

Networking: como preencher vagas de emprego com a estratégia certa

como preencher vagas pouco divulgadas

Sabe aquelas oportunidades de emprego muito boas, mas que não são muito divulgadas e você só fica sabendo muito tempo depois? Acredite, essa é uma prática que tem sido cada vez mais comum no mercado de trabalho. Mas, por quê? Você deve estar se perguntando: “então como preencher vagas que não muito divulgadas?”

Nós vamos te ajudar! Continue a leitura e descubra o por que dessa ser uma prática cada vez mais comum entre as grandes organizações. Vamos apresentar também dicas importantes de como você pode se beneficiar deste cenário e preencher vagas pouco divulgadas.

 

Por que existem vagas que são pouco divulgadas?

A resposta para essa pergunta está numa pesquisa realizada pelo Linkedin que apontou que 80% das vagas de emprego são fechadas por indicação.

Uma outra  pesquisa realizada por uma empresa de recrutamento, a global SilkRoad analisou o histórico de retenção dos funcionários nas empresas. E adivinha? As contratações por indicação ficou em primeiro lugar no índice de retenção. Mas qual o motivo desse cenário?

Simples. Hoje em dia, a indicação está relacionada à confiança. Isso porque as empresas atualmente prezam muito pela cultura organizacional e procuram candidatos que estejam alinhados com os seus valores e objetivos. E quem melhor que sua própria equipe, que têm a vivência do ambiente, para indicarem candidatos para compor o quadro de funcionários.

Ou seja, uma indicação implica confiança. Pois ao indicar determinada pessoa para vaga, existe um embasamento de uma experiência prévia. Uma confiança no trabalho daquela pessoa, de que ela vai atender às necessidades da empresa e possui competências comportamentais alinhadas com a cultura da organização.

Logo, a seleção de candidatos passa a ser mais objetiva. Uma vez que não há a necessidade de selecionar um profissional em meio a inúmeros candidatos. Onde os recrutadores devem realizar um longo processo para filtrar aqueles que estejam mais alinhados com os valores da empresa.

 

Dicas de como preencher vagas pouco divulgadas

dicas para preencher vagas de emprego

Imagina só o quão frustrante pode ser você perceber que perdeu uma grande oportunidade por simplesmente não ter conhecimento da vaga! Por isso é importante estar preparado para todas oportunidades para não deixar nenhuma chance passar sem pelo menos ter tentado.

E a melhor forma de preencher vagas pouco divulgadas é através de um networking eficaz.

Este cenário que apresentamos que aponta a indicação como uma das principais fontes de seleção de candidatos aumentam a importância dos jovens investirem na construção de uma rede de contato estratégica.

Acesse esse texto e veja como criar um networking que seja realmente efetivo.

Veja também 3 motivos pelos quais sua estratégia de networking não está funcionando.

 

Importância de mostrar o seu potencial

Ter “crédito” no mercado de trabalho deve ser a prioridade de profissional. Afinal, é assim que você terá sua experiência e qualificações reconhecidas. Assim como também irá aumentar suas chances de preencher vagas que são pouco divulgadas.

Para isso, você deve utilizar algumas estratégias para se inserir em círculos que tenham relação com sua área profissional de interesse.

 

Mantenha-se conectado

como preencher vagas pouco divulgadas

O ditado “quem não é visto não é lembrado” faz muito sentido quando nos referimos a prática de networking e às oportunidades profissionais do mercado de trabalho.

Todo profissional deve saber “vender seu peixe”, valorizar suas qualificações e competências. Uma das forma de fazer isso hoje em dia é através das redes sociais.

Use-as de forma estratégica. Busque se conectar com profissionais da sua área e troque experiências. Você pode, por exemplo, entrar em grupos de áreas que sejam do seu interesse profissional.

Frequente palestras, workshops e demais cursos. Definitivamente, essa é uma ótima forma de você ampliar sua lista de contatos.

O Linkedin é uma rede social indispensável para quem almeja crescer profissional. Lá você pode listar suas competências, assim como suas qualificações. Por isso, inúmeras empresas já usam essa rede social como fonte de pesquisa de candidatos para determinada vaga.

 

Conte com apoio profissional

A CMOV é responsável pelo desenvolvimento de uma ferramenta online que tem o objetivo de ajudar os jovens a definir sua meta de carreira e o passo-a-passo para alcançá-la. Na ferramenta é realizado a definição do seu Perfil Profissional, dentro dos 5 existentes no mercado de trabalho (Empreendedor, Acadêmico, Organizacional, profissional Liberal ou Servidor Público).

Além de muitas outras funcionalidades, a plataforma de carreira da Cmov possui também um mini curso online. Dessa forma, você vai aprender de maneira prática como construir uma rede de relacionamento realmente efetiva, o famoso networking. Logo, aumentar suas chances de preencher vagas pouco divulgadas.

Leia também

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Não vá ainda :)

Conheça em primeira mão os nossos artigos sobre carreira, mercado de trabalho e sucesso profissional! 
EU QUERO
Ao continuar, você está concordando com a nossa política de privacidade
close-link