Você, universitário, se considera preparado entrar no mercado de trabalho? Como você tem buscado se capacitar para essa etapa? Já sabe qual caminho seguir dentro da sua área?
Esses são alguns questionamentos importantes a serem feitos durante a faculdade, pois somente assim será possível você fazer algo a respeito, agir de alguma forma e encontrar meios para se capacitar e consequentemente sentir-se mais preparado para terminar os estudos e enfrentar os desafios do mercado de trabalho.
A seguir, vamos apresentar algumas dicas e ajudá-lo com alguns direcionamentos para quem está se sentindo perdido.
Situação dos universitários brasileiros
Você sabia que 8 em cada 10 universitários não sabem o que vão fazer profissionalmente? Pois é, e tem uma explicação para esse cenário.
Isso acontece porque durante a graduação foca-se muito na formação acadêmica, na teoria e pouco na prática, ou seja, em preparar os alunos para os desafios que serão encontrados no mercado. O que presenciamos, portanto, são jovens iniciando suas trajetórias profissionais inseguros de suas capacidades, sem estarem preparados e o pior, não sabendo ainda como se capacitar para o mercado.
Durante a pesquisa realizada pela Cmov foram ouvidos mais de 2.000 estudantes que nos apresentaram um cenário preocupante para a formação profissional desses jovens. Saiba mais sobre os resultados da pesquisa no e-book Os jovens não estão preparados para o mercado. Mas há solução!
Dicas para quem quer se preparar para o mercado de trabalho
- Trabalhe o autoconhecimento: Somente assim você descobrirá seu propósito, ou seja, acreditar em que caminho seguir tendo a certeza que fez a escolha certa.
- Faça um Teste de Perfil Profissional: Ele te ajudará a identificar, através de da avaliação da suas motivações, qual é seu perfil profissional dentre os 5 existentes no mercado de trabalho: Empreendedor, Organizacional, Setor Público, Profissional Liberal ou Acadêmico.
- Use o tempo na faculdade a seu favor: aproveite as atividades extracurriculares que vão além da sala de aula, como uma maneira de se qualificar ainda mais e de incrementar seu currículo. Se envolva em projetos que permitem a vivência do mercado de trabalho, como as empresas juniores, projetos voluntários, participe de bolsas de pesquisa, seminários, entre outros.
- Procure ajuda de profissionais e defina sua meta de carreira: Existem ferramentas especializadas que vão te ajudar a definir suas metas de carreira. A CMOV é uma das empresas que desenvolvem essas ferramentas que tem o objetivo de disponibilizar num único local todas as soluções para facilitar seu acesso ao mercado de trabalho.