mercado de trabalho

O quanto você, universitário, está preparado para o mercado de trabalho?

Você, universitário, se considera preparado entrar no mercado de trabalho? Como você tem buscado se capacitar para essa etapa? Já sabe qual caminho seguir dentro da sua área?

Esses são alguns questionamentos importantes a serem feitos durante a faculdade, pois somente assim será possível você fazer algo a respeito, agir de alguma forma e encontrar meios para se capacitar e consequentemente sentir-se mais preparado para terminar os estudos e enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

 

A seguir, vamos apresentar algumas dicas e ajudá-lo com alguns direcionamentos para quem está se sentindo perdido.

 

Situação dos universitários brasileiros

 

Você sabia que 8 em cada 10 universitários não sabem o que vão fazer profissionalmente? Pois é, e tem uma explicação para esse cenário.

Isso acontece porque durante a graduação foca-se muito na formação acadêmica, na teoria e pouco na prática, ou seja, em preparar os alunos para os desafios que serão encontrados no mercado. O que presenciamos, portanto, são jovens iniciando suas trajetórias profissionais inseguros de suas capacidades, sem estarem preparados e o pior, não sabendo ainda como se capacitar para o mercado.

Durante a pesquisa realizada pela Cmov foram ouvidos mais de 2.000 estudantes que nos apresentaram um cenário preocupante para a formação profissional desses jovens. Saiba mais sobre os resultados da pesquisa no e-book Os jovens não estão preparados para o mercado. Mas há solução!

Dicas para quem quer se preparar para o mercado de trabalho

 

  • Trabalhe o autoconhecimento: Somente assim você descobrirá seu propósito, ou seja, acreditar em que caminho seguir tendo a certeza que fez a escolha certa.
  • Faça um Teste de Perfil Profissional: Ele te ajudará a identificar, através de da avaliação da suas motivações, qual é seu perfil profissional dentre os 5 existentes no mercado de trabalho: Empreendedor, Organizacional, Setor Público, Profissional Liberal ou Acadêmico.
  • Use o tempo na faculdade a seu favor: aproveite as atividades extracurriculares que vão além da sala de aula, como uma maneira de se qualificar ainda mais e de incrementar seu currículo. Se envolva em projetos que permitem a vivência do mercado de trabalho, como as empresas juniores, projetos voluntários, participe de bolsas de pesquisa, seminários, entre outros.
  • Procure ajuda de profissionais e defina sua meta de carreira: Existem ferramentas especializadas que vão te ajudar a definir suas metas de carreira. A CMOV é uma das empresas que desenvolvem essas ferramentas que tem o objetivo de disponibilizar num único local todas as soluções para facilitar seu acesso ao mercado de trabalho.

 

Você pode gostar também