Carreira Notícias

Profissões do futuro: como estar preparado para as mudanças

profissões do futuro

Com o passar dos anos podemos perceber algumas mudanças que influenciam as dinâmicas do mercado de trabalho. O profissional hoje, por exemplo, precisa de uma formação muito mais completa que há uns anos atrás. Isso acontece porque a competitividade mercadológica aumentou consideravelmente e é preciso ir além. Inovação e criatividade passaram a ser características cada vez mais intrínsecas ao ambiente de trabalho. Como saber então quais são as profissões do futuro?

O mercado de trabalho está em constante evolução e é preciso estar preparado para tal. Mas como se antecipar a essas mudanças para já chegar preparado no mercado? Nós vamos te ajudar.

A seguir vamos listar algumas das carreiras que foram elencadas como profissões do futuro, além de apresentar algumas dicas de como você pode estar preparado para essas mudanças.

 

As mudanças no mercado de trabalho

As novas tecnologias impactam de diversas maneiras a vida em sociedade, e o mercado de trabalho não ficou de fora. Podemos perceber significativas alterações nos ambientes de trabalho, por exemplo, hoje em dia você dificilmente vai conseguir sucesso profissional sem um bom conhecimento em informática, sem saber gerenciar aplicativos e softwares que são introduzidos na rotina de trabalho para otimizar os processos.

Como já dissemos, a rotina de trabalho atual é muito mais dinâmica, exige-se muito mais do profissional. É preciso ser multidisciplinar, pensar estrategicamente e principalmente, ter controle emocional para lidar com os desafios da profissão.

 

Algumas das profissões do futuro

O blog Hotmart analisou a demanda de mercado e fez previsões de algumas profissões do futuro, aquelas que devem ser requisitadas nos próximos anos. Confira quais são:

 

  • Desenvolvedores de software: responsáveis por criarem sistemas de automatização de processos.
  • Sucesso do Cliente: é um profissional designado para assessorar o cliente durante o tempo de contrato. Ou seja, aquele que buscam atender as necessidades do cliente, almejando uma experiência positiva com o serviço/produto contratado.
  • Profissional de Marketing Digital: a internet e as redes sociais têm invadido o mundo corporativo. As empresas cada vez mais usam esses canais para se aproximarem de seus clientes e o profissional de marketing digital é o responsável por criar as estratégias para atingir os consumidores.
  • Coaching: é o profissional que ajuda as pessoas a focar no desenvolvimento em determinada área, seja ela pessoal ou profissional.
  • Analista de Big Data: responsável por analisar informações de sistemas que circulam na internet e podem influenciar nos negócios.
  • Segurança da informação: sua função é assegurar que as informações digitais do negócio não sejam invadidas.
  • Gestor de inovação: esse profissional deve focar em novas estratégias de otimização de resultados para o negócio.
  • Geneticista: deve identificar as possíveis doenças do futuro e agir na prevenção da mesma.

 

Fonte: Blog Hotmart

 

Como estar preparado para essas mudanças?

A resposta é simples: se capacitando. O profissional para ter sucesso profissional atualmente precisa estar sempre ligado nessas inovações, buscando sempre novas ideias, novas estratégias e soluções de negócio. E você só consegue isso através de muitos estudos. Leia bastante, busque sair da sua zona de conforto, troque ideia com outros profissionais, procure saber o que dá certo ou não em sua rotina de trabalho. Quem sabe disso não surge uma ideia inovadora que pode ser aplicado na sua empresa?

Outro importante fator que os profissionais devem se atentar para se preparar para o novo mercado de trabalho é o desenvolvimento das competências comportamentais. O profissional hoje precisa ter Inteligência Emocional para lidar com os desafios do dia a dia, ele precisa trabalhar bem em equipe, precisa ser resiliente, ter foco em resultado, ter autoliderança, dentre outras habilidades que são essenciais para ajudarem as organizações a se manterem competitivas no mercado.

Leia também

1 Comentário

  • Resposta
    GUA ASSISTENTE VIRTUAL
    12 de julho de 2019 em 10:08

    Interessante o artigo, bem realista e atual! Parabéns

  • Deixe um comentário

    Não vá ainda :)

    Conheça em primeira mão os nossos artigos sobre carreira, mercado de trabalho e sucesso profissional! 
    EU QUERO
    Ao continuar, você está concordando com a nossa política de privacidade
    close-link