5 Dicas práticas de qual profissão seguir

Qual profissão seguir? Essa é uma das dúvidas que mais aterrorizam diversas pessoas quando estas são colocadas na posição de definir seu futuro. E isso não acontece somente com os jovens no momento do vestibular. Muitos profissionais já no mercado de trabalho tem pretensão de redirecionar sua carreira, mudar de área.

Uma pesquisa da consultoria Pactive, especializada em gestão de pessoas, revelou que 58% dos brasileiros já cogitaram “largar tudo” e buscam um caminho profissional completamente novo.

Como realizar uma decisão que irá impactar todo seu futuro de forma assertiva? Como evitar se arrepender dessa decisão? Como saber se você terá sucesso profissional nessa carreira? Esses questionamentos e diversos outros são comuns no momento de definir qual profissão seguir. Calma, respira. Existem meios que podem te ajudar nessa escolha, para que você possa encontrar a carreira certa. Preparamos algumas dicas para te ajudar durante esse processo. Confira a seguir

5 Dicas de qual profissão seguir

 

Primeiro passo: autoconhecimento

 

Para definir qual profissão seguir é muito importante praticar o autoconhecimento. Você sabe o que te motiva? Quais são suas competências de destaque? E os pontos que precisam ser desenvolvidos? Quais assuntos despertam seu interesse?

Nesse momento de decisão profissional, mais do que nunca, é imprescindível ter claro essas questões, pois dessa forma você realizará uma escolha assertiva. Existem alguns testes disponíveis que podem ajudá-lo a encontrar as respostas para esses questionamentos.

 

  • Teste vocacional: O teste vocacional é um conjunto de testes que irá avaliar seus interesses, capacidades intelectuais e características de personalidade.
  • Teste de perfil profissional: O Teste de Carreira está mais relacionado com a carreira e o mercado de trabalho. É realizada uma avaliação de motivação, para descobrir em qual dos cinco possíveis perfis você tem maior aderência: empreendedor, organizacional, setor público, profissional liberal ou acadêmico. A partir deste perfil, é possível identificar quais são as competências comportamentais prioritárias para o mercado de trabalho e realizar uma avaliação para indicar em quais delas será necessária se desenvolver.

 

Saiba mais sobre a importância de se conhecer para ter uma carreira promissora nesse texto.

 

  1. Conheça a fundo as profissões

 

Dentro de um curso existem diversos campos de atuação possíveis. Por exemplo, se você faz Direito, pode optar por trabalhar para uma organização ou então realizar um concurso público, abrir o seu próprio negócio, enfim as opções são diversas. Portanto, certifique-se de fazer uma pesquisa detalhada sobre todas as possibilidades. Com o perfil profissional já traçado será mais fácil realizar essa pesquisa.

Reserve um tempo para conversar com estudantes do curso em questão, descubra quais são as matérias curriculares, quais possibilidades essa área possibilita. Converse também com profissionais que já estejam no mercado de trabalho, conheça como é a rotina de trabalho, quais são os principais desafios que encontram no dia a dia, quais competências são essenciais para realizar um bom trabalho. Quanto mais você se dedicar em conhecer suas opções, melhor serão suas chances de realizar a escolha certa de qual profissão seguir.

 

  1. Busque se capacitar

Aqueles que se mantém atualizado e buscam estar se capacitando a todo momento, com certeza terá vantagem na busca por um espaço no mercado de trabalho. Nunca largue os estudos de lado. Não existe ninguém que já saiba tudo, sempre é possível aprender algo novo. O conhecimento estimula a criatividade, o senso crítico e diversas outras habilidades comportamentais vistas como essenciais para se dar bem em processos seletivos.

Com o seu perfil profissional traçado e após conversar com profissionais da área, você terá algum conhecimento sobre as competências necessárias exigidas no mercado. O próximo passo é encontrar maneiras para desenvolvê-las. Para isso é importante que você estabeleça um objetivo de carreira – o que nos leva ao próximo passo.

 

  1. Estabeleça um objetivo e metas de carreira

Um objetivo de carreira significa estabelecer o que você deseja estar fazendo daqui a 3 a 5 anos. Definir isso é fundamental, pois quando estabelecemos onde queremos chegar fica mais fácil estabelecer planos de ação que irão permitir que o caminho seja mais fácil de ser alcançado.

O objetivo será o seu foco final.  Para chegar até ele você deve estabelecer metas gradativas, um passo a passo mesmo para chegar lá. Dessa forma esse percurso fica mais claro, ao mesmo tempo em que você irá se sentir mais motivado na medida que for cumprindo cada etapa. Você pode contar com a ajuda de profissionais, que é a nossa quinta dica de qual profissão seguir.

 

  1. Ferramentas de carreira

Existem ferramentas especializadas que  auxiliam os jovens a definir suas metas de carreira. Isto é, ajuda a encontrar meios para se capacitar para as exigências do mercado de trabalho. A CMOV é uma das empresas que desenvolvem essas ferramentas que tem o objetivo de disponibilizar num único local todas as soluções para a construção de uma carreira de sucesso.

Através de uma metodologia consagrada, você passa por todas as etapas para preparação para o mercado de trabalho. Desde a ajuda na definição da meta de carreira até o passo a passo para chegar ao seu objetivo de carreira.

 

Você pode gostar também