Comunicação/Entrevista Notícias

O que os recrutadores procuram nos candidatos?

o que os recrutadores procuram nos candidatos

Uma pergunta que todo estudante sonha em descobrir durante um processo seletivo: o que os recrutadores procuram exatamente nos candidatos? Ter conhecimento dessa resposta com certeza aumentaria consideravelmente suas chances de alcançar aquela tão sonhada vaga estágio ou de emprego, não é mesmo?

Já vamos adiantando, não existe exatamente uma receita a seguir durante os processos seletivos de como se portar. Cada empresa e cada recrutador podem analisar características distintas e procurar perfis específicos. O que vamos apresentar neste artigo são algumas percepções que adquirimos ao longo da nossa experiência profissional em recrutamento.

Se você está procurando uma vaga de emprego ou estágio, continue a leitura e anote essas informações para aumentar suas chances de conseguir a vaga dos sonhos.

 

Ter um objetivo profissional é fundamental

Esse é o primeiro passo para quem está se candidatando para qualquer vaga de estágio ou emprego e uma das principais dicas que vamos trazer neste artigo. Você precisa saber qual é o seu objetivo profissional, o que almeja para a sua carreira. Essa informação não deve ficar nas “mãos” dos recrutadores.

Não estabelecer um objetivo profissional claro é um dos principais erros que os candidatos cometem nas entrevistas de estágio ou emprego, assim como na montagem do currículo. Não sabendo o que preencher no objetivo muitas pessoas acabam colocando no currículo algo mais genérico e isso não é visto com bons olhos pelos recrutadores.

Não sabe como definir uma meta de carreira? Então aqui vai uma dica para você: não deixe de conferir esse texto com algumas dicas de carreira  que pode te ajudar a definir seu objetivo profissional. Confira também alguns meios que podem te ajudar nesse processo de definição.

 

Competências comportamentais

Se você tiver que tirar alguma informação deste artigo aqui vai a mais importante delas: os recrutadores querem candidatos que possuem competências comportamentais desenvolvidas.

Competência comportamental é a combinação de três fatores – conhecimento, habilidade e atitude – que propiciam resultados diferenciados.

Hoje em dia já não basta mais que o profissional tenha um excelente currículo técnico, é preciso ir além. Por isso, o mercado de trabalho têm priorizado profissionais que possuem competências comportamentais desenvolvidas e as colocam, muitas vezes, a frente do próprio conhecimento técnico. Isso acontece pois acredita-se ser mais fácil desenvolver alguém tecnicamente do que mudar hábitos e comportamentos das pessoas.

Listamos algumas das competências mais valorizadas pelas empresas atualmente. Confira quais são:

  • Capacidade de criar relacionamentos interpessoais saudáveis.
  • Resiliência
  • Criatividade e Inovação
  • Liderança
  • Foco em resultado
  • Comunicação assertiva
  • Entre outras.

 

Essas competências são importantes para tornar a rotina de trabalho mais efetiva. Ou seja, ao possuir estas competências os profissionais irão contribuir para as organizações atingirem melhores resultados.

Um dos empresários mais bem sucedidos da atualidade, Jeff Weiner, CEO do Linkedin apontou sua opinião recentemente sobre o tema. Resumidamente ele apontou o que seria um currículo ideal: competências, não diplomas.

Que tal aprender com pessoas bem sucedidas em suas profissões? Acesse esse link e fique ainda mais preparado para o mercado de trabalho!

 

Dicas de como preencher um currículo

É importante que o seu currículo deixe claro qual é o seu objetivo profissional. Ele precisa ser direto, algo resumido mesmo. O ideal é que o seu currículo possua uma página, no máximo duas. Seja claro em relação a sua trajetória profissional. Lembre-se o recrutador não conhece sua história profissional e o primeiro contato que ele terá com você é através do seu currículo. Portanto certifique-se de elaborar um documento objetivo e estratégico para a vaga na qual está se candidatando.

Já pensou ter acesso a um passo a passo completo com diversas dicas de como preencher um currículo matador? Neste material você encontra tudo o que precisa saber para elaborar um currículo para encher os olhos dos recrutadores. Clique aqui e confira!

 

Dicas para mandar bem na entrevista de emprego

A entrevista de emprego é o momento em que o candidato deve saber como “se vender” para os recrutadores, ou seja saber se comunicar estrategicamente. É essa a hora de encantá-los. Para te ajudar a se preparar para mandar bem na entrevista, preparamos esse texto com 10 dicas que vão ajudá-lo durante essa etapa da seleção.

Confira algumas delas:

  • Pesquise sobre a empresa antes da entrevista.
  • Pontue seus defeitos e, principalmente, como você lida com eles.
  • Não fale mal do seu último emprego.
  • Tenha perguntas

 

Conte com ajuda profissional

A CMOV é responsável pelo desenvolvimento de uma ferramenta online que tem o objetivo de ajudar os jovens a definir sua meta de carreira e o passo-a-passo para alcançá-la. Na ferramenta é realizado a definição do seu Perfil Profissional, dentro dos 5 existentes no mercado de trabalho (Empreendedor, Acadêmico, Organizacional, profissional Liberal ou Servidor Público).

Passando por uma avaliação de como está o seu nível de conhecimento nas competências comportamentais prioritárias para no mercado de trabalho. Auxiliando-o em como se desenvolver nelas. Tenha também acesso a um simulador de currículo e aprenda também a criar uma rede de relacionamento profissional realmente efetiva. Por fim, conheça as principais técnicas de seleção disponíveis no mercado. Esses passos serão fundamentais para ajudá-lo a estar melhor preparado para ingressar no mercado de trabalho.

Leia também

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Não vá ainda :)

Conheça em primeira mão os nossos artigos sobre carreira, mercado de trabalho e sucesso profissional! 
EU QUERO
Ao continuar, você está concordando com a nossa política de privacidade
close-link