Comunicação/Entrevista Notícias

Recrutamento online: como funciona e dicas práticas para se destacar

dicas para se dar bem em recrutamento online

O recrutamento online tem sido cada vez mais usado pelas grandes organizações como ferramenta para auxiliar na identificação de profissionais ideais para a empresa. Por isso, é muito importante que os jovens estejam atentos a essa nova modalidade de recrutamento, para aumentar suas chances de alcançar aquela vaga dos sonhos.

Você sabe como funciona essa seleção online? O que exatamente é visto como essencial que os candidatos precisam ter para serem selecionados para as etapas seguintes?

Nós vamos ajudar apresentando um pouco mais sobre a metodologia do recrutamento digital. Além disso vamos dar algumas dicas de como os jovens podem se destacar em meio a concorrência durante a seleção. Continue a leitura e confira.

 

Como funciona o recrutamento online?

O recrutamento online é uma maneira que as empresas encontraram de serem mais assertivas e ágeis na seleção de candidatos.

Imagine o quanto de currículos que uma empresa de grande porte não recebe quando divulga o processo seletivo para determinada vaga. Era preciso encontrar uma maneira de filtrar esses candidatos. E é aí que o recrutamento online aparece como solução.

A tecnologia surge, portanto, para deixar os processos e seleção mais dinâmicos e inovadores. Geralmente, as empresas utilizam algum tipo de inteligência artificial para realizar a filtragem de candidatos e encontrar aqueles que são mais compatíveis com a vaga e com a empresa.

Os algoritmos são utilizados em uma série de testes que são aplicados para os candidatos. Estes por sua vez devem responder questões várias, que vão desde testes técnicos, de raciocínio lógico e também testes comportamentais. De acordo com as respostas os candidatos vão adquirindo pontos variados que servem para ranquear os perfis mais alinhados com a empresa.

É importante ressaltar que a seleção online é apenas a primeira etapa do processo seletivo das empresas. Sua estrutura varia de acordo com a metodologia da organização. O mais comum é que após essa etapa seja realizada uma dinâmica de grupo com os selecionados. Após essa nova filtragem são selecionados os profissionais que devem realizar a entrevista de emprego com os gestores.

 

As vantagens do recrutamento digital

A principal vantagem da utilização da tecnologia online como forma de recrutamento de profissionais é na agilidade e objetividade do processo como um todo. Mas como assim? Simples. Ao realizar essa série de testes o candidato chega para a empresa já com um nível alto de compatibilidade. O que reduz o tempo do processo e claro, elimina também custos desnecessários.

Uma das grandes dificuldades para as empresas é encontrar profissionais qualificados que estejam realmente alinhados com a sua cultura e valores. E a seleção online aparece, portanto, como uma ótima opção de otimizar o processo de recrutamento, trazendo resultados muito mais assertivos.

 

Foco: competências comportamentais

O foco das seleções mudou também, agora as empresas valorizam mais as competências comportamentais dos candidatos, às vezes até mais que as habilidades técnicas. Busca-se profissionais criativos, capazes de oferecer novas perspectivas para o negócio, que sejam comprometidos e resilientes, dentre outras competências.

E os testes que são realizadas durante o recrutamento digital auxiliam na identificação dessas características muito mais fácil que com uma simples análise do currículo.

Busca-se avaliar a habilidade dos candidatos em lidar com desafios. O destaque principal são essas habilidades e não somente com o foco em determinada faculdade que o profissional tenha se formado ou os lugares onde tenha trabalhado. Essas informações ainda são analisadas, porém elas deixaram de ser o foco principal dos recrutadores.

 

Dicas para se dar durante o recrutamento digital

 

Pesquisa sobre a empresa antes

Procure saber como é sua atuação. Tente entender qual é sua cultura e valores, isso pode ser muito útil para identificar o perfil que eles procura. Mas lembre-se não minta nas respostas, pois elas podem ser testadas durante a entrevista, o que não passa uma boa impressão.

 

Seja criativo

Mostre originalidade em suas respostas. Os recrutadores procuram profissionais capazes de oferecer novas soluções.

 

Redes sociais

Se mantenha ativo em plataformas como o Linkedin, por exemplo, onde você pode cadastrar seu currículo sempre atualizadas e se mantenha ativo nas redes sociais. Essa é uma excelente maneira de ser notado e também aumentar sua presença na rede de buscas.

 

Use palavras-chaves

É muito comum que os recrutadores e os próprios softwares façam uma busca por palavras especificar nas respostas do recrutamento online. Como por exemplo, nomes de cargos ou então alguns termos técnicos que tenham relação com a vaga e com o perfil da empresa.

 

Concentração

A concentração é essencial durante o recrutamento online. Afinal você terá que responder longos questionários, que vão desde conhecimentos gerais até raciocínio lógico. Certifique-se que você tenha tempo para responder tudo com calma, relaxado, para que você possa realmente se concentrar nas questões.

 

Faça um currículo assertivo

Se inscreva em vagas que estejam alinhadas com o seu perfil profissional, seus valores e objetivos profissionais. Certifique-se então de elaborar um currículo que passe essas características de forma clara e objetiva.

Quer saber mais dicas para as demais etapas do processo? Então não deixe de conferir esses conteúdos.

 

Leia também

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Não vá ainda :)

Conheça em primeira mão os nossos artigos sobre carreira, mercado de trabalho e sucesso profissional! 
EU QUERO
Ao continuar, você está concordando com a nossa política de privacidade
close-link