Conexão/Networking Notícias

Guia prático de redes sociais para conseguir emprego

Midias sociais

Muito mais do que um local para postar fotos e acompanhar a rotina de amigos e celebridades, as redes sociais têm ocupado um papel importante nos processos de recrutamento e seleção.  

Além de uma fonte de informações sobre candidatos, é também uma maneira eficaz de fazer networking.  

Enxergar o seu perfil na internet como algo estratégico para a carreira pode aproximá-lo daquela oportunidade de trabalho dos sonhos. 

Não sabe ao certo como fazer isso? Não tem problema! 

Este post vai mostrar o que você deve colocar em prática agora mesmo. 

Como usar as redes sociais para conseguir emprego 

Aquilo que você posta nas redes sociais poderia ser exposto em um outdoor para qualquer pessoa ver? Pensar sobre isso é o primeiro passo para identificar o que deve ser adicionado ao seu perfil. Afinal de contas, umas das coisas que precisamos lidar é com a memória infinita do nosso histórico que pode ser acessado a qualquer momento graças à internet.  

Quando falamos em redes sociais e mercado de trabalho isso fica bem delicado. Experimente fazer uma rápida busca no Google pelo seu nome e veja o que aparece. Tente pensar se um recrutador também gostaria das informações que estão por ali.  

É claro que nem sempre é possível agradar a todos, mas é importante pensar nesses perfis de forma estratégica para otimizar e garantir bons resultados quando falamos em busca de emprego. 

Você não precisa informar todas as suas redes no currículo, mas se fizer, garanta que elas estejam com informações completas e alinhadas com a imagem que você deseja passar. Logo, também vale utilizar as opções de configurações de privacidade para deixar alguns itens privados ou com acesso apenas a amigos mais próximos. 

É importante achar um equilíbrio para mostrar a sua personalidade cuidando da sua imagem pessoal. 

Além disso, vamos falar sobre outros passos importantes. 

Entenda as características de cada rede social 

Tik Tok, Facebook, Instagram e LinkedIn. Cada uma dessas redes sociais apresenta características diferentes que conquistam os usuários. Assim, conhecer essas peculiaridades faz com que possamos utilizá-las da maneira mais adequada e assim, potencializar os resultados.  

Aquela postagem sobre o seu final de semana, por exemplo, provavelmente não faça sentido no LinkedIn que é voltado para assuntos profissionais. 

Escolha a sua foto de perfil com cuidado 

A foto do perfil é responsável pela primeira impressão de quem olha as suas redes sociais. Enquanto plataformas como Instagram e Facebook permitem que você seja um pouco mais ousado, no LinkedIn, é aconselhável que você tenha uma foto que passe uma imagem profissional. 

Quando falamos nisso, não quer dizer que você precise usar terno e gravata. Se você busca oportunidade em áreas mais despojadas como uma agência de publicidade, talvez até uma camiseta fique bem.

No LinkedIn, procure um fundo neutro e que não apareçam outras pessoas. Nos outros sites de redes sociais, evite fotos de perfil e capa com bebidas alcoólicas ou com apologia à algo discutível para a realidade da sua área profissional. 

Produza conteúdos de qualidade

Uma excelente forma de mostrar o seu trabalho nas redes sociais é produzindo conteúdos que demonstrem a sua expertise. Isso pode ser feito através da produção de artigos, fotos, vídeos e dicas para quem chega até o seu perfil. 

Se você trabalha com contabilidade, pode dar dicas sobre Imposto de Renda, por exemplo. Se trabalhar com Arquitetura, pode mostrar através de fotos ideias de transformação de ambientes. 

O melhor de tudo é que você pode começar a trabalhar o seu perfil com aquilo que tem aprendido na faculdade. Não pense que é preciso já estar formado, afinal, todos nós temos algo a ensinar. 

Saiba como fazer networking  

Foto iStock

Através de redes sociais podemos nos conectar com pessoas independentemente da localização geográfica.

Contudo, é fundamental entender que para construir uma base sólida de contatos é preciso entender que networking é baseado na troca. Logo, adicionar pessoas para pedir favores ou enviar currículo já no primeiro contato não é a melhor forma de fazer isso. 

Uma pesquisa do LinkedIn mostrou que 80% das vagas de emprego são fechadas por indicação. Este já é um excelente motivo para começar a pensar no seu networking. Você pode começar a construí-lo demonstrando um interesse genuíno pela trajetória de carreira de outros profissionais, fazendo comentários pertinentes nas postagens e trocando ideias que agreguem valor a ambas as partes. 

Mantenha seus dados atualizados 

Um perfil desatualizado passa a sensação de abandono. Talvez seja melhor nem colocar o seu perfil no currículo caso ele não esteja com as informações necessárias. 

Por muito tempo, as pessoas utilizavam o LinkedIn como uma forma de manter um currículo online. Contudo, a rede é muito mais que isso. Todos os dias, milhares de usuários trocam ideias por alí e essa interação é o que move a ferramenta.

Mostrar que mantém uma atividade é um passo importante para utilizar essa e outras redes sociais para conseguir emprego. 

Tenha cuidado com o discurso

Quantas vezes você já viu discussões acaloradas nas redes sociais? Trocar ideias e defender pontos de vista é saudável, desde que o discurso de ódio passe longe. 

Ofender outros usuários, utilizar palavrões e fazer comentários e postagens preconceituosas pode trazer consequencias. Aliás, já existem diversos casos de funcionários que perderam o emprego por comprometer a imagem da empresa em postagens ofensivas. 

O respeito ao próximo precisa ser uma premissa, seja no ambiente virtual ou não. 

Seguindo esses passos, você potencializa resultados positivos na utilização de redes sociais para conseguir emprego. Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários para que possamos te ajudar. 

Leia também

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Não vá ainda :)

Conheça em primeira mão os nossos artigos sobre carreira, mercado de trabalho e sucesso profissional! 
EU QUERO
Ao continuar, você está concordando com a nossa política de privacidade
close-link