Notícias

Como está o relacionamento da sua IES com os egressos?

Egressos

Acompanhar a trajetória de ex-alunos formados em cursos superiores é uma forma de mensurar o quanto o ensino da sua IES está alinhado às exigências do mercado de trabalho. 

Você sabe o que os egressos falam sobre a sua instituição de ensino? E como está o índice de empregabilidade deles? 

Ter a resposta para essas perguntas pode nortear uma política para manutenção de laços com quem já passou pela sala de aula. Os frutos desse acompanhamento refletem diretamente no combate à evasão e na captação de novos alunos. 

Neste post, vamos destacar os motivos pelos quais é preciso apostar na manutenção de um bom relacionamento com egressos.

Relacionamento com egresso: Responsabilidade e função social 

Ter um programa de apoio ao egresso é uma forma de demonstrar interesse no sucesso profissional de quem recebeu o diploma pela IES. 

Muitas vezes, as dúvidas sobre a trajetória de carreira não acabam com a formatura. Logo, um profissional que não encontra o seu lugar no mercado acaba por se sentir frustrado e começa a questionar o caminho escolhido.  Isso também inclui a escolha do curso que acabou de completar. 

A instituição de Ensino Superior deve buscar formas de garantir o sucesso profissional de cada egresso, além de ser sua responsabilidade,  cumpre uma importante função social ao contribuir para a inserção desse ex-aluno no mercado. 

Mensura a qualidade do ensino

É comum que novos alunos procurem por nomes de profissionais em destaque no mercado de trabalho e que tenham conquistado o diploma pela universidade na qual pretendem ingressar. É como um voto de confiança dado a IES. 

Por isso, acompanhar os resultados dos egressos é uma forma de mostrar que a instituição tem um ensino de qualidade. Por outro lado, também serve como um diagnóstico para apoiar possíveis mudanças necessárias nas diretrizes de ensino. 

Fortalece laços 

Egressos podem ser grandes defensores da marca da sua instituição, passando feedbacks genuínos para seus futuros alunos. Dentro de uma estratégia de Marketing Educacional, este é um dos pontos mais importantes. 

Se a IES tem feito um bom trabalho, esses profissionais serão os primeiros a ressaltar pontos positivos do ensino oferecido. 

Além do mais, ao fortalecer laços com ex-alunos, é possível gerar insights para a criação de uma pós-graduação, por exemplo. Você aumenta as chances de ter esses egressos como alunos novamente, porém em cursos sequenciais. 

Estabelece uma rede de apoio

Universidades renomadas, como Harvard, possuem redes de apoio bastante atuantes entre acadêmicos e egressos. 

Nessa relação, os estudantes conseguem ter proximidade com a realidade de mercado e recebem apoio de profissionais que trilharam passos semelhantes na busca por uma carreira de sucesso. 

Como estreitar laços com egressos?

relacionamento com egressos - foto divulgação

Depois de falar sobre a importância e dos benefícios de cuidar do relacionamento da IES com ex-alunos, vamos mostrar 3 dicas para colocar a sua estratégia em prática

1. Aposte em uma comunidade de egressos

Ainda que os seus egressos estejam espalhados por diversos lugares do mundo, graças à internet e às redes sociais, é possível encurtar distâncias. 

Uma comunidade de egressos pode ser virtual e resultar em ações presenciais. O importante é buscar formas de promover networking dentro da IES e conhecer a trajetória de quem passou pela sua instituição. 

Uma das funções desta comunidade também pode ser a de facilitar a troca de informações sobre oportunidades no mercado de trabalho. Para isso, a IES também  deve fazer a sua parte estabelecendo parcerias com empresas. 

 2. Crie conteúdos relevantes para ex-alunos

É normal que ao acessar o site de uma IES as notícias sejam voltadas para quem está na graduação. Mas que tal pensar em um conteúdo relevante para egressos? 

A partir de ações como essa, você consegue gerar valor e manter a IES como referência, mesmo para quem não tem uma matrícula ativa no momento. 

3. Crie formas de agradecer 

Agradecer essa rede de apoio é uma maneira de demonstrar a importância de quem faz parte da história da IES. 

Seja por meio de prêmios, de convites para palestras ou oferecendo descontos em cursos, o importante é encontrar formas de valorizar o trabalho de  quem se formou na instituição. 

Esta é uma forma de agradecer o apoio e a confiança dessa comunidade. 

E já que falamos sobre como é essencial manter um bom relacionamento com egressos, vale destacar que essas dicas podem impactar positivamente no combate à evasão no Ensino Superior.

Para complementar a sua leitura, não deixe de acessar o post sobre os motivos pelos quais a IES deve pensar em carreira e não em profissão. 

Leia também

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Não vá ainda :)

Conheça em primeira mão os nossos artigos sobre carreira, mercado de trabalho e sucesso profissional! 
EU QUERO
Ao continuar, você está concordando com a nossa política de privacidade
close-link