Capacitação Notícias

Rotina de estudos: dicas de como ser estratégico durante a preparação

dicas de rotina de estudos

Estabelecer uma rotina de estudos é fundamental para alcançar o sucesso almejado. Aqui estamos nos referindo tanto a objetivos mais próximos, como se dar bem numa avaliação, por exemplo, quanto aqueles a longo prazo, como conseguir a vaga de trabalho dos sonhos.

Mas manter uma rotina nunca foi algo fácil, seja você estudante, recém-formado ou já profissional no mercado de trabalho. Por isso, é necessário que você encontre o melhor método que vá ajudá-lo a simplificar seu dia a dia, e a conseguir focar no seu futuro profissional.

Pensando nisso separamos algumas dicas com alguns procedimentos que você pode implementar em sua rotina de estudos. Então vamos lá? Anota aí as dicas e fique mais preparado!

 

Importância de uma rotina de estudos

Qualquer pessoa precisa saber se organizar e otimizar seu tempo da melhor maneira, de modo a aumentar sua produtividade e simplificar sua rotina de trabalho. Isso vai ajudá-lo a alcançar seus objetivos com mais facilidade e também tirar um pouco do estresse do dia a dia.

 

Estudante

Se você é estudante o seu foco deve ser tanto nas matérias da faculdade, quanto na preparação para o mercado de trabalho. Isso mesmo, focar só na parte acadêmica pode ser um grande erro, que você provavelmente se arrependerá quando iniciar a busca por um espaço no mercado de trabalho.

Nossa principal dica para os estudantes, portanto, é voltar sua rotina não só para os estudos acadêmicos, mas também para o desenvolvimento do seu objetivo profissional. Nesse caso você pode se preparar de diversas formas, como por exemplo, buscando experiências em estágios, Empresa Júnior, realizando projetos, participando de palestras, fazendo networking, etc.

otimize sua rotina de estudos

Recém-formado

Você formou recentemente e não sabe por onde começar a organizar sua rotina? Essa fase de indefinição pode ser difícil para os jovens, mas é importante manter o foco no seu objetivo profissional.

Nesse caso temos dois caminhos: primeiro, se você já se sente preparado para ingressar no mercado de trabalho e acredita que tem as competências técnicas e comportamentais necessárias para ir atrás da sua vaga dos sonhos. Então, sua rotina deve ser voltada para esse objetivo final. Busque e aumente sua rede de contatos profissionais, o famoso networking. Garanta que seu currículo esteja realmente campeão.  Um bom caminho para entrar no mercado é através dos programas trainees disponíveis. E continue se capacitando.

Agora, se você não se sente preparado, o caminho deve ser um pouco diferente. Seu foco deve ser na sua preparação. Nossa dica para você, então, é planejar. Estabeleça seu objetivo profissional, a partir disso estabeleça pequenas metas que vão ajudá-lo a atingir esse objetivo.

Por exemplo, digamos que o seu objetivo seja conseguir um emprego numa multinacional. Para alcançá-lo você pode estabelecer metas como investir em uma segunda e até terceira língua, entender quais são as competências técnicas e comportamentais necessárias para a vaga que você gostaria de ocupar e se desenvolver nessa direção. Construir uma rede relacionamento profissional também será muito importante. Participe de eventos, workshops da sua área de atuação e por aí vai.

 

Profissional no mercado de trabalho

Nesse caso sua rotina é voltada, principalmente, para a otimização de tempo e aumento da produtividade. Você pode realizar alguns procedimentos que vão deixar sua rotina mais objetiva.

Porém, é importante ressaltar que, mesmo que você já esteja no mercado de trabalho, você nunca deve deixar de se capacitar. Isso é importante tanto para você melhorar sua performance, quanto para ir atrás de evoluir na carreira. E definir qual é o seu próximo passo de carreira e se planejar para alcançá-lo são fatores de sucesso dentro de uma trajetória profissional.

 

Dicas para simplificar seu dia a dia

As dicas que vamos apresentar têm o objetivo de fazer o trabalho render mais, independente do seu estágio profissional. Estabelecer um foco é fundamental para te ajudar a atingir seu objetivo.

dicas de rotina de estudos

Planejamento é essencial

Algumas pessoas acreditam que planejamento é uma perda de tempo, mas acredite, ele é vital para alcançar sucesso em qualquer área. Portanto, tire um tempo para se planejar efetivamente.

Agora que estamos nos aproximando da reta final do ano pode ser o momento perfeito para isso. Estabeleça qual será o seu principal objetivo para 2019. O que você vai fazer para alcançá-lo? Como? Em quanto tempo?

Se faça esses questionamentos e estabeleça metas para cada etapa. Dessa forma você terá uma visão mais clara do caminho, e também vai se sentir mais motivado conforme vai alcançando resultados.

 

Estabeleça prioridades

Um dos principais erros é não estabelecer prioridades em sua rotina. Quando organizamos as tarefas em níveis de urgência, priorizando aquelas atividades que necessitam de maior atenção, nosso foco passa a ser mais direcionado e assertivo.

Divida as tarefas da seguinte maneira:

  • Atividades urgentes: são aqueles que possuem um prazo menor para serem entregues
  • Atividades importantes: tão importantes quanto as urgentes, porém possui uma flexibilidade maior quanto ao prazo de entrega.
  • Atividades circunstanciais: são as tarefas mais rotineiras.

 

Deixe sua rotina mais visual

Muitas pessoas rendem mais quando deixam sua rotina mais visual. Ou seja, colocam sua rotina no papel mesmo, dessa forma você passa a ter um controle maior dos seus compromissos.

E você pode fazer isso de diversas formas, utilizando agendas, planners, post-its, planilhas online, o ideal é achar o que melhor funciona com você. Com isso, você poderá acompanhar a evolução do seu caminho até seu objetivo final de forma mais clara.

Boa sorte nesse caminho!

Leia também

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Não vá ainda :)

Conheça em primeira mão os nossos artigos sobre carreira, mercado de trabalho e sucesso profissional! 
EU QUERO
Ao continuar, você está concordando com a nossa política de privacidade
close-link