Mercado de trabalho: descubra quais são as soft skills mais importantes para 2021

Entramos em 2021! E para começar com o pé direito, que tal conhecer as soft skills mais importantes para o mercado de trabalho neste ano que se inicia?

O Fórum Econômico Mundial divulgou, no final do ano passado, um de seus relatórios mais incríveis “O Futuro do Trabalho” e ele veio, como sempre, recheado de informações importantes.

Escolhemos falar aqui sobre um dos tópicos mais interessantes para sua carreira: as competências comportamentais. Você sabe do que estamos falando? Sabe quais são as soft skills mais importantes para 2021?

Fique ligado e acompanhe este artigo com papel e caneta!

O que são soft skills?

Quando falamos de soft skills – ou competências comportamentais – estamos nos referindo a um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que você desenvolve na prática e aperfeiçoa com o tempo.

Normalmente, essas competências não são adquiridas somente dentro de uma sala de aula ou por meio de livros. Elas necessitam de prática. Ou seja, de vivências, que podem ocorrer através da participação em projetos, estágios e voluntariado. Além de outras atividades que te permitem o desenvolvimento efetivo dessas competências. Comunicação, liderança, resolução de problemas, inteligência emocional e trabalho em equipe são alguns exemplos delas.

Por que eu preciso conhecer as competências mais importantes e desenvolvê-las?

É importante que você conheça as soft skills mais valorizadas. Profissionais que possuem competências comportamentais desenvolvidas têm maior facilidade de se adaptar a diferentes ambientes e obter melhores resultados. Assim como lidar com situações adversas, bem como outras características vistas como fundamentais pelas organizações. É por isso que os recrutadores têm priorizado profissionais que demonstrem competências comportamentais desenvolvidas.

Muitas vezes, as soft skills são até mais determinantes para a seleção do que o próprio conhecimento técnico – aquele que você adquire com um diploma. Isso acontece pois acredita-se ser mais fácil desenvolver alguém tecnicamente do que mudar hábitos e comportamentos das pessoas.

Quais são as soft skills mais importantes para 2021?

O Fórum Econômico Mundial divulgou o relatório “O Futuro do Trabalho”. O documento analisa o mercado de trabalho, contemplando as mudanças que podem ocorrer até 2022. Ele elenca, no documento, as 10 competências mais valiosas até essa data.

Essas competências estão mais do que valendo para 2021 e você precisa conhecê-las. Portanto, atenção para a lista a seguir: (Agora é a hora que você pega o papel e a caneta pra anotar!)

  1. Pensamento inovador e analítico
  2. Aprendizado ativo e estratégias de aprendizado
  3. Criatividade, originalidade e iniciativa
  4. Tecnologia, design e programação
  5. Pensamento crítico e analítico
  6. Resolução de problemas complexos
  7. Liderança e influência social
  8. Inteligência emocional
  9. Racionalidade, resolução de problemas e ideação
  10. Análise e avaliação de sistemas

Já descobri quais são as soft skills mais importantes. E agora?

Agora é a hora de começar a desenvolvê-las! E aí estamos falando de colocar a mão na massa e se desenvolver. Nesse sentido, procure o quanto antes um trabalho voluntário, atividades extracurriculares, estágios, projetos da faculdade, empresa júnior, intercâmbio… Todas essas opções são altamente indicadas para quem deseja adquirir e aperfeiçoar competências comportamentais.

Ainda preciso de ajuda!

Aqui na Cmov nós trabalhamos com ferramentas que te permitem identificar o seu nível de conhecimento nas competências comportamentais mais exigidas pelo mercado. Além disso, também mostramos em quais você precisa priorizar e se desenvolver – chamamos isso de gaps de competência. Em seguida, com o resultado em mãos, fazemos indicações de ações de desenvolvimento específicas para você.

Quer descobrir como podemos te ajudar? Acesse o nosso site e conheça a Plataforma de Carreira da Cmov.

Você pode gostar também