Carreira Notícias

Teste vocacional funciona? Por que essa metodologia ficou no passado?

teste vocacional funciona

Quando temos que tomar alguma decisão importante sempre rola aquela insegurança, não é mesmo? E é exatamente o que acontece quando o assunto é a profissão. “O que devo fazer?” “Como saber se fiz a escolha certa?” E então para muitos, o teste vocacional aparecia como a grande solução. Mas será que o teste vocacional funciona?

Mas não é bem assim, o teste vocacional está longe de ser uma fórmula mágica. E talvez nem seja a melhor maneira de se basear para uma das decisões mais importantes da sua vida, que é a escolha da profissão.

Você deve estar se perguntando, “Mas então, o que eu posso fazer para encontrar as respostas que eu preciso sobre o meu futuro profissional?” Nós vamos te ajudar! Continue a leitura e descubra como fazer uma escolha mais assertiva.

 

Como o teste vocacional funciona?

Na maioria dos casos os testes vocacionais consistem em uma série de perguntas, onde a partir das respostas, o jovem receberá as opções de curso que mais se encaixe com a sua personalidade.

Porém, esses testes podem ser muito superficiais e não oferecem o direcionamento correto que o jovem precisa. Ele vai sim, realizar uma avaliação das suas características e preferências. Entretanto, ele deve ser utilizado apenas como uma orientação, você deve buscar outros meios para se certificar de escolher a profissão correta. Afinal, uma escolha tão importante quanto essa não deve ser baseada apenas num simples teste.

 

Profissão x Carreira

Primeiramente é importante que você entenda a diferença da escolha da profissão e da carreira. Ambas são cruciais na sua trajetória profissional. Funciona da seguinte maneira, a profissão é aquela que você define no momento que escolhe um curso na faculdade. Por exemplo, se você faz Psicologia, sua profissão é a de psicólogo(a).

Quando falamos de carreira estamos nos referindo ao direcionamento profissional que você escolhe após a graduação. Você pode seguir uma carreira acadêmica, optar por trabalhar em alguma empresa, até fazer um concurso e seguir a carreira de servidor público. Ou pode também abrir seu próprio negócio e empreender e por último optar pela carreira de profissional liberal.

Você sabe mesmo qual a diferença entre profissão e carreira? Então confirme seu conhecimento nesse teste que preparamos, clique aqui e confira!

como escolher o caminho profissional

Como fazer a escolha certa?

O teste vocacional tem objetivo de ajudar principalmente na decisão da sua profissão. Ele vai te mostrar quais cursos tem mais “a sua cara”. Porém, em muitos casos você até já sabe que cursos são esses, quais as áreas você tem mais interesse. Por isso,  você deve ir além e pesquisar dentro dessa(s) profissão(es) quais são os caminhos de carreira possíveis, o que você poderia fazer dentro dessa profissão. E como descobrir isso?

Converse com profissionais da área e também com estudantes dos cursos que você mais se interessou. Assista algumas aulas como ouvinte numa faculdade que tenha o curso do seu interesse.  Pesquise a grade do curso e tente se imaginar estudando aquilo durante os próximos anos. Se informe também sobre a situação do mercado e as possibilidades de carreira que aquela profissão irá te oferecer.

 

Autoconhecimento é essencial

Para se certificar de realizar uma escolha profissional assertiva é fundamental que você trabalhe o autoconhecimento. É preciso que você entenda quais são suas principais habilidades, quais são os seus pontos fracos. Para então realizar uma escolha que vá de acordo com as suas motivações.

Ao realizar um exercício de autorreflexão você passará a ver as coisas de forma mais clara. E com certeza irá se sentir muito mais seguro para tomar uma decisão tão importante quanto essa.

 

Teste de Perfil Profissional

Como já dissemos, o teste vocacional funciona mais relacionado à escolha da sua profissão, já o teste de perfil profissional tem mais relação com a carreira e o mercado de trabalho. Neste teste é  realizada uma avaliação de motivação, para descobrir em qual dos cinco possíveis perfis você tem maior aderência: Empreendedor, Organizacional, Setor Público, Profissional Liberal ou Acadêmico.

Com o resultado do teste de Perfil Profissional, você irá perceber que independente do curso que escolheu, o mais importante é identificar qual caminho de carreira você deve seguir.

tipos de perfis profissionais

Por exemplo, se decidiu fazer Direito, qual a trajetória de carreira que você será mais feliz e terá maior sucesso? Empreendendo, trabalhando numa empresa, sendo um professor, fazendo um concurso público ou tendo um escritório. E isto independe se você cursa medicina, engenharia, comunicação, entre outros.

O importante é entender que a faculdade é somente uma parte da sua trajetória de carreira. Por isso, é importante que você gaste mais tempo entendendo quais são suas motivações, pesquisando e vivenciado suas possibilidades de carreira do que só focar em qual curso ou faculdade irá fazer.

A partir daí, identificar quais são as competências comportamentais prioritárias ao seu Perfil Profissional, fará total diferença na sua trajetória. Ou seja,  descobrir quais são as competências que você precisa desenvolver para aumentar suas chances de sucesso profissional.

Desta forma, você fará uma escolha muito mais assertiva e ainda irá se sentir mais preparado para buscar uma vaga no mercado de trabalho.

 

Conte com um suporte profissional

Você também pode contar com profissionais capacitados para oferecer um suporte  de carreira. Uma dessas possibilidades é através da mentoria de carreira, onde o jovem tem acesso a um acompanhamento personalizado que tem objetivo de ajudá-lo nas suas principais dúvidas de carreira.

A Cmov tem uma plataforma de carreira que oferece ferramentas para os jovens tomarem essa importante decisão de forma mais assertiva possível. Nela você pode ter acesso a um teste de Perfil Profissional, à mentoria de carreira e uma série de conteúdos sobre carreira.  Como técnicas para entrevista de emprego, um simulador de currículo e muito mais!

Clique aqui e veja mais informações sobre os nossos planos!

Leia também

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Não vá ainda :)

Conheça em primeira mão os nossos artigos sobre carreira, mercado de trabalho e sucesso profissional! 
EU QUERO
Ao continuar, você está concordando com a nossa política de privacidade
close-link