Notícias Outros

Trainee é pra você? Dicas de como conseguir sua vaga

como conseguir vaga de trainee

Todo jovem universitário ou profissional recém formado provavelmente já se fez a seguinte pergunta: “Trainee é para mim?” Atualmente, os trainees têm sido uma das práticas mais adotadas pelas grandes empresas para a seleção de novos funcionários. Algumas das melhores oportunidades de trabalho tem essa modalidade como porta de entrada.

E claro, ninguém quer ficar de fora dessa. E nós podemos ajudá-lo a aumentar suas chances de iniciar sua carreira profissional naquela vaga dos sonhos. Continue a leitura e confira algumas dicas que preparamos de como conseguir uma vaga de trainee e se dar bem durante o processo.

 

O que é trainee?

Resumidamente, um trainee é um processo que vai mesclar treinamento e atuação dentro da empresa. Ele é muito confundido com um estágio, e chega a ser parecido, porém, se diferencia pelo treinamento mais intenso e uma experimentação de atuação mais ampla.

Ele tem objetivo de ser uma preparação para profissionais que provavelmente serão efetivados na empresa. Por isso os profissionais passam por um longo processo de capacitação, onde muitas vezes, chegam a serem testados em diferentes áreas da organização.

Os trainees aparecem como uma das melhores oportunidades para ingresso no mercado de trabalho, uma vez que oferecem cargos importantes e com remuneração acima da média do mercado.

 

Pré-requisitos

É mais direcionado para estudantes universitários e para recém-formados. Mas também para profissionais que buscam se reposicionar em suas carreiras ou até mesmo para aqueles que almejam melhores oportunidades.

Alguns pré-requisitos mais comuns: algumas empresas chegam a exigir cursos específicos; ano de formação: o mais comum é a busca por estudantes que estão no penúltimo e último ano da graduação e recém-formados há até 2 anos.

 

Como é o procedimento do processo trainee?

Os programas trainee tem fama de ser um processo seletivo altamente competitivo e com etapas com alto grau de dificuldade. É importante ressaltar que o procedimento deve variar de acordo com a empresa, portanto, existem diferentes formatos, práticas, assim como tempo de duração variados.

Vamos apresentar a seguir o mais comum nos processos para ajudá-lo a se orientar e aumentar suas chances de conseguir sua vaga de trainee.

 

Inscrição e envio de currículo

A primeira etapa é o momento onde o maior número de candidatos são descartados, portanto, atenção a ela. Geralmente as inscrições são feitas online, onde as empresas preparam um longo questionário para testar as habilidades e conhecimentos do candidato.

Costuma aparecer nos testes perguntas de raciocínio lógico, inglês, atualidades e algumas perguntas que tem objetivo de analisar qual o seu perfil comportamental.

Algumas empresas pedem também o envio de currículo nessa etapa inicial. Nossa dica para jovens universitários e profissionais recém-formados é se dedicar na elaboração de um currículo estratégico e matador para aumentar suas chances de se selecionado para a próxima fase.

Não sabe como elaborar um bom currículo? Acesse esse texto e confira o segredo por trás de um currículo ideal.

 

Dinâmica de grupo

As dinâmicas de grupo costumam ser a fase mais temida pelos candidatos. Essa etapa geralmente tem objetivo de analisar o seu perfil comportamental e também saber como você se comporta em determinada situações. São analisadas, portanto, competências como: relacionamento interpessoal, pensamento estratégico, resiliência, liderança, dentre outras.

Separamos algumas dicas para você se dar bem na dinâmica de grupo. Anota aí:

  • Se destaque, leve ideias inovadoras.
  • Não corte a fala de outros candidatos, nem tente falar mais do que os outros.
  • Seja natural, saiba o momento certo de se posicionar e seja assertivo na sua fala.
  • Seja flexível com as ideias das outras pessoas. Saber ouvir é uma característica muito importante em  grandes líderes.

 

Fase final: entrevista

A entrevista com os gestores da empresa costuma ser a última etapa da seleção para se tornar trainee da organização. Esse é o momento de você “vender seu peixe”. Seja estratégico em suas colocações e apresente quais são suas maiores qualidades que podem ser úteis para a empresa. Lembre-se, o recrutador vai buscar referências para saber se você se enquadra na cultura organizacional da empresa.

Uma importante dica para você se dar bem na entrevista: pesquisa antes sobre a empresa. Isso demonstra interesse e dessa forma você estará mais preparado para perguntas como “por que você quer trabalhar aqui?”, por exemplo.

Uma boa estratégia é realizar o famoso networking. Converse com profissionais que trabalham na empresa e busque entender um pouco sobre a cultura da empresa, quais são seus valores e como funciona os processos da mesma.

Confira também 10 dicas para mandar bem na próxima entrevista de emprego!

 

Início do processo trainee

Após todo esse processo de seleção é que terá início efetivamente o trainee para o candidato. Em média, os trainees costumam ter duração de 6 meses até 2 anos. Nesse período o profissional irá passar por uma série de treinamentos, podendo inclusive ser testado em diferentes áreas da empresa.

O objetivo é que o trainee tenha uma visão mais global da empresa e de seus processos.

 

Vantagens de participar de um trainee

São diversas as experiências adquiridas durante o processo trainee, como por exemplo: possibilidade de passar por diferentes áreas de atuação da empresa; alta capacitação, uma vez que o profissional passa por um longo treinamento; visão estratégica desenvolvida, já que ele pode ser testado em diferentes áreas.

Além disso, o trainee terá contato com lideranças experientes no mercado que podem contribuir consideravelmente para sua formação.

Todas essas etapas são de extremo valor para a formação profissional do jovem, além disso, todas essas fases ajudam a desenvolver importantes habilidades. É uma bagagem que com certeza vai enriquecer consideravelmente o currículo do profissional. Além, claro de ajudar no desenvolvimento de competências como visão sistêmica e estratégica, trabalho em equipe, resiliência, dentre outras.

 

Trainee com inscrições abertas

As grandes organizações abrem vagas para trainees para diferentes áreas da empresa anualmente e em algumas vezes semestralmente. O final do ano é um período onde diversas vagas estão abertas. Pensando nisso, o site  EstágioTrainee.com, que tem como objetivo ajudar graduandos e recém-formados no encontro de processos seletivos de Estágio e Trainee preparou no blog da Cmov uma lista com os principais trainees abertos em todo país.

Clique aqui e confira! Siga nossas dicas e esteja preparado para se dar bem durante o processo trainee. Quer se preparar ainda mais? A Cmov pode te ajudar com diversas orientações de carreira através da nossa plataforma que oferece aos jovens todas as soluções para as principais dúvidas de carreira. Veja aqui mais informações sobre a nossa metodologia.

Leia também

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Não vá ainda :)

Conheça em primeira mão os nossos artigos sobre carreira, mercado de trabalho e sucesso profissional! 
EU QUERO
Ao continuar, você está concordando com a nossa política de privacidade
close-link